Será que importa como você toma vitamina D?

Por John Cannell, MD (Vitamin D Council) – Recebo muitas cartas sobre a absorção da vitaminashutterstock_71005507-620x465 D. “Devo tomá-la com comida?” “É uma vitamina solúvel em gordura, por isso não devo tomá-la com gordura?” “Devo tomá-la com uma refeição?” “É absorvida se eu tomá-la com o estômago vazio? ”

A resposta a estas perguntas é que geralmente não importa. A vitamina D é passivamente absorvida na parte inferior do intestino delgado (jejuno e íleo), pelo menos em ratos. Surpreendentemente, um estudo mostrou que a absorção com uma dieta muito rica em gordura diminuiu a absorção da vitamina D em ratos em 30%.

Um estudo humano de 25.000 UI como dose única descobriu que a absorção foi a mesma, em que os cientistas a forneceram com óleo de milho, leite integral, ou leite sem gordura. Um outro estudo revelou que a absorção da versão em pó foi a mesma que a vitamina D em óleo. Outro estudo descobriu que a vitamina D em óleo foi melhor que a em pó, mas a diferença entre as taxas de absorção foram minúsculas.

A mais recente contribuição para estudos de absorção saiu da Universidade de Tufts, em Boston. Os autores, liderados pelo Dr. Sathit Niramitmahapanya, descobriram que as gorduras monoinsaturadas, como as encontradas na carne bovina e alguns óleos, especialmente o azeite, foram associados a uma melhor (isso mesmo melhor) absorção que a vitamina D dada com óleo de peixe, mas mais uma vez as diferenças não foram surpreendentes.

Niramitmahapanya S, Harris SS, Dawson-Hughes B. Type of dietary fat is associated with the 25-hydroxyvitamin d3 increment in response to vitamin d supplementation. J Clin Endocrinol Metab. 2011 Oct;96(10):3170-4.

O fato é que os estudos são muito conflitantes e as técnicas de medição de 25(OH)D são muito variáveis, que simplesmente não importa se você toma vitamina D em óleo ou como um pó, não importa se você ingere alimentos com sua vitamina D ou com o estômago vazio. O que importa é que você tome o suficiente para que você obtenha os níveis de vitamina D de 50 a 60 ng/ml. Isso significa que você não está mais sofrendo de inanição do substrato (o seu sistema de vitamina D tem toda a vitamina D que necessita para todos os seus muitos usos e está começando a armazenar alguma vitamina D para o futuro).

Lembre-se, se você tiver problemas para obter um pedido de exame do seu médico, ou se o seu seguro não pagar por ele, ou se as sua co-participação e franquia são muito altos, ou se seu médico continua dizendo que 600 UI/dia sejam suficientes, ou se ele diz que os níveis de 30 ng/ml sejam bons, o Vitamin D Council tem um serviço de exame doméstico de vitamina D. Você pode medir seus níveis de vitamina D em casa através do exame de picada no dedo do ZRT, que requer um pouco de sangue em um papel mata-borrão. Veja nossa página “Teste de vitamina D” para saber mais sobre o exame caseiro de vitamina D.

Tradução Vitamina D – Brasil

Fonte Vitamin D Council

Veja também:

Gráfico informativo da GrassrootsHealth comparando diferentes formas de suplementos de vitamina D em diferentes doses (clique para ampliar).

sp

Especialistas opinam sobre a melhor forma de suplementar vitamina D (Dr. Cícero Coimbra e Dr. Michael Holick).

3 comentários sobre “Será que importa como você toma vitamina D?

  1. Gostei muito desta materia sob vitamina D , realmente existe muita duvida em relação a absorção como tambem na dosagem a ser tomada. Esta materia foi muito esclarecedora, parabens.

  2. Algo acontece de estranho. Tenho deficiência de vitamina d há mais de 6 anos. Tomo suplemento todos os dias. Já mudei de marca. Tomo 1500 ui por dia, já tomei mais. E os níveis sobem um pouco e descem. Sempre deficiente ou insuficiente. Hoje estou com 18ng/ml. Sempre faço exame no Fleury(já fiz em outro laboratório para testar). Há 3 meses comecei a tomar sol pelo menos 4 dias por semana por 20 a 30 minutos. Não sei o que acontece. Só consegui níveis insuficientes, que foi o melhor dos casos quando tomei doses bem acima das recomendadas. Quando isso aconteceu senti uma melhora impressionante em minha saúde e disposição. O que faz meu corpo não responder bem ao suplemento?

  3. 0bs. Minha família toda tem deficiência de vitamina d (país, irmãos e filhos, de 2 anos, de 4 anos e de 6 anos). Uns tem deficiencia severa outros menos. Descobri meu hiperparatireoidismo por falta da vitamina com 32 anos . Aos 37 com uma dosagem que precisou ser monitorada com exames, consegui reverter o hiperparatireoidismo. Foi quando os níveis ficaram insuficientes, deixando de ser deficiente. Foi quando descobri uma alegria e energia que desconhecia em mim. Assim que diminui a dose, voltou tudo. Gostaria muito de conseguir manter a dose no sangue, no mínimo dentro do padrões insuficiente, mas a dose muito elevada do suplemento não pode ser tomada por muito tempo. Creio que tenha algo desconhecido pelos médicos e cientistas no processo de absorção da vitamina em algumas pessoas. A minha médica é tão credula nos estudos existentes que acha que eu não estou tomando a vitamina. Fiz exame para uma série de outras vitaminas e minerais.Tudo normal. Vitamina b, ferro, etc… se algum dia entenderem melhor o que acontece com pessoas que apesar de tomar sol, ter pele bem branca, não ser idosa e nem estar na menopausa e tomar suplemento, ser magra, se alumentsr bem, praticar atividade fisica e ainda assim ter deficiência da vitamina, por favor, gostaria de ser informada. Muito grata.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s