A vitamina D pode ajudar a prevenir a periodontite

Um novo estudo liga a vitamina com uma redução da incidência de doença periodontal.374502_353952644700786_742725611_n

Periodontite, ou inflamação e infecção do tecido que envolve os dentes, é a principal causa da perda dentaria em adultos. Uma vez ocorrendo isso, o dano é irreversível, mas um novo estudo descobriu que a vitamina D pode ajudar a prevenir a periodontite, particularmente em pacientes com diabetes mellitus.

A periodontite é uma doença extremamente comum, perdendo apenas para o resfriado comum em sua frequência. Ele é encontrado em mais de um terço dos americanos com mais de 30 anos de idade e é particularmente comum em pessoas com diabetes. (Os diabéticos são mais propensos a infecções).

A doença é provocada quando a placa permanece nos dentes por um número de dias e endurece formando o tártaro, que, em seguida, atrai bactérias e leva ao inchaço, infecção ou gengivite. Inicialmente, estes sintomas causariam apenas pequenos desconfortos e podem ser aliviados com uma limpeza dental para remover o tártaro. Mas a inflamação contínua pode formar bolsas entre os dentes e gengivas, que, em seguida, atrair mais bactérias podendo levar à perda de tecido e do osso. Este dano é chamada periodontite e não pode ser revertido com a limpeza. Eventualmente, o dano pode resultar na perda denatária.

Em um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Chengdu, na China, os pesquisadores descobriram que a vitamina D pode ajudar a proteger contra a periodontite em pessoas com diabetes mellitus. O estudo, publicado na Steroids, descobriu que ratos diabéticos que foram dadas doses suplementares de vitamina D demonstraram menor perda óssea e inflamação relacionada à periodontite do que aqueles que receberam placebo.

Referências

“25-hydroxyvitamin D3 ameliorates periodontitis by modulating the expression of inflammation-associated factors in diabetic mice”. Autores: Hao Li, Honghui Xie, Min Fu, Wei Li, Bin Guo, Yi Ding, Qi Wang.

Tradução Vitamina D – Brasil

Fonte: Mother Nature Network

Leia também:

Anúncios

2 comentários sobre “A vitamina D pode ajudar a prevenir a periodontite

  1. Pingback: Baixos níveis de vitamina D durante a gravidez associados às cáries infantis | Vitamina D – Brasil

  2. Pingback: Vitamina D inibe o crescimento do câncer bucal | Vitamina D – Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s