Baixos níveis de vitamina D aumentam o risco de câncer de bexiga

Uma pesquisa publicada na semana passada no Journal of National Cancer Institute 533706_348930038536380_411631553_ndescobriu que pessoas que são deficientes em vitamina D apresentaram um risco significativamente maior de desenvolver câncer de bexiga.

Segundo a Sociedade Americana do Câncer, há cerca de 73.500 novos casos de câncer de bexiga diagnosticados e 15.000 mortes por ano nos Estados Unidos. Nove em cada dez pessoas diagnosticadas com câncer de bexiga têm mais de 55 anos de idade.

Dr. André Amaral e colegas coletaram amostras de sangue de 1.125 pacientes com câncer de bexiga em 18 diferentes hospitais espanhóis, bem como amostras de soro de 1.028 controles.

Os pesquisadores descobriram que aqueles com menores níveis de vitamina D tiveram 1,83 vezes mais chances de desenvolver câncer de bexiga, quando comparados com aqueles com os níveis mais altos (p = 0,006). Eles também analisaram as diferentes formas de câncer de bexiga e descobriram que os pacientes com menores níveis de vitamina D tiveram 5,94 vezes mais chances de desenvolver a forma mais agressiva de câncer de bexiga, câncer de bexiga urotelial (p = 0,005).

Dra. Nuria Malats, co-autora do estudo, disse ao LA Times:

“Estes resultados indicam que os níveis elevados da vitamina estão associados com proteção contra a doença e, de igual modo, que os níveis baixos estão associados com um maior risco de sofrer com ela.”

Tradução Vitamina D – Brasil

Fonte: Vitamin D Council

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s