Níveis de vitamina D durante a gravidez e o desenvolvimento cerebral infantil

Em um estudo de referência, a Dra. Eva Morales, do Centro de Investigação em 536849_351227344973316_1062811334_nEpidemiologia Ambiental na Espanha e numerosos colegas queriam saber se deficiência maternal de vitamina D tem um efeito sobre o desenvolvimento do cérebro humano. Como você deve saber, um estudo recente em Pediatria encontrou uma forte associação entre a deficiência de vitamina D materna e alterações no desenvolvimento da linguagem na criança.

Whitehouse AJ, Holt BJ, Serralha M, Holt PG, Kusel MM, Hart PH. Maternal serum vitamin D levels during pregnancy and offspring neurocognitive development. Pediatrics. 2012 Mar;129(3):485-93.

Dr. Morales e seus colegas mediram os níveis de vitamina D em 1820 mulheres grávidas . Quando a criança atingiu 14 meses de idade, testes neurocognitivos e psicomotores revelaram que mães com níveis acima de 40 ng / ml tinham bebês com os cérebros melhores. A curva de benefício parece melhorar ligeiramente com um nível maternal de 50 ng / ml, mas a diferença não parece ser importante, dado que a curva se achata em torno desses dois níveis.

Morales E, Guxens M, Llop S, Rodríguez-Bernal CL, Tardón A, Riaño I, Ibarluzea J, Lertxundi N, Espada M, Rodriguez A, Sunyer J; on behalf of the INMA Project. Circulating 25-Hydroxyvitamin D3 in Pregnancy and Infant Neuropsychological Development. Pediatrics. 2012 Sep 17.

Cada vez mais parece que baixos níveis maternos de vitamina D tem efeitos nocivos e duradouros sobre a função do cérebro da criança.

Fonte: Vitamin D Council

Anúncios

2 comentários sobre “Níveis de vitamina D durante a gravidez e o desenvolvimento cerebral infantil

  1. Pingback: Insuficiência de vitamina D na gravidez associada a uma série de resultados adversos de saúde, de acordo com uma revisão sistemática e meta-análise | Vitamina D – Brasil

  2. Pingback: Níveis maternos de vitamina D e resultados adversos da gestação: uma revisão sistemática e meta-análise | Vitamina D – Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s