Vitamina D pode aumentar a capacidade de mulheres em combater o HIV

Uma pesquisa publicada online sobre AIDS relata que mulheres que iniciam o tratamento de Foto: Vitamina D pode aumentar a capacidade de mulheres em combater o HIVUma pesquisa publicada online sobre AIDS relata que mulheres que iniciam o tratamento de HIV tardiamente no decorrer de sua infecção obtém significativamente menos células CD4  do sistema imunológico se tiverem com níveis insuficientes de vitamina D.As células CD4 são um tipo de glóbulo branco que combate a infecção. A contagem de células CD4 indica o estágio em que o vírus HIV ou AIDS está no paciente. Consideram-se pessoas com  a a contagem de CD4 abaixo de 200 como tendo desenvolvido AIDS.Os pesquisadores avaliaram 204 mulheres HIV-positivas que começaram o tratamento com anti-retrovirais mais tarde do que o habitual no decorrer de sua infecção. Oitenta e nove por cento das mulheres no estudo estavam deficientes de vitamina D. Os pesquisadores descobriram que, após 2 anos de terapia do HIV, as mulheres com níveis insuficientes de vitamina D obtiveram uma média de 134 CD4s, enquanto aqueles que foram consideradas suficientes em vitamina D obtiveram 188 células de CD4.Os autores concluem, "Podem haver mecanismos biológicos que explicam o efeito da insuficiência de vitamina D na recuperação de células CD4 final após a iniciação do HAART [terapia antiretroviral altamente ativa]."http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23095316http://www.webmd.com/hiv-aids/cd4-count-what-does-it-meanFonte: Vitamin D CouncilHIV tardiamente no decorrer de sua infecção obtém significativamente menos células CD4 do sistema imunológico se tiverem com níveis insuficientes de vitamina D.

As células CD4 são um tipo de glóbulo branco que combate a infecção. A contagem de células CD4 indica o estágio em que o vírus HIV ou AIDS está no paciente. Consideram-se pessoas com a a contagem de CD4 abaixo de 200 como tendo desenvolvido AIDS.

Os pesquisadores avaliaram 204 mulheres HIV-positivas que começaram o tratamento com anti-retrovirais mais tarde do que o habitual no decorrer de sua infecção. Oitenta e nove por cento das mulheres no estudo estavam deficientes de vitamina D. Os pesquisadores descobriram que, após 2 anos de terapia do HIV, as mulheres com níveis insuficientes de vitamina D obtiveram uma média de 134 CD4s, enquanto aqueles que foram consideradas suficientes em vitamina D obtiveram 188 células de CD4.

Os autores concluem, “Podem haver mecanismos biológicos que explicam o efeito da insuficiência de vitamina D na recuperação de células CD4 final após a iniciação do HAART [terapia antiretroviral altamente ativa].”

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23095316
http://www.webmd.com/hiv-aids/cd4-count-what-does-it-mean

Tradução Vitamina D – Brasil

Fonte: Vitamin D Council

Anúncios

2 comentários sobre “Vitamina D pode aumentar a capacidade de mulheres em combater o HIV

  1. Pingback: Novo estudo revela status de vitamina D um preditor da mortalidade em pessoas com HIV | Vitamina D – Brasil

  2. Pingback: Vitamina D: um agente anti-infeccioso universal | Vitamina D – Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s