Deficiência de vitamina D comum em crianças obesas

Uma pesquisa recente publicada na revista Pediatrics relata que a deficiência de vitamina D é extremamente prevalente em crianças com sobrepeso e obesidade.
https://i0.wp.com/www.vitamindcouncil.org/mod_product/FileUpload/Uploads/1922_boy_on_bench.jpg
Pesquisadores liderados por Christy Turner, MD, MHS, e seus colegas da Universidade do Texas Southwestern Medical Center, em Dallas, analisaram os dados de mais de 12.000 crianças americanas e adolescentes de 6 a 18 anos no National Health and Nutrition Examination Survey.

A altura, o peso corporal, e os níveis de vitamina D das crianças foram medidos. Os participantes foram classificados como peso saudável, sobrepeso, obesidade ou obesidade grave. Após o ajuste para fatores de confusão, os pesquisadores examinaram a associação entre IMC e deficiência de vitamina D. Eles descobriram que 21% dos jovens com peso saudável estavam deficientes em vitamina D, 29% das crianças com sobrepeso, 34% das obesas, e 49% das crianças gravemente obesas estavam deficientes em vitamina D.

Após a contabilização de suplementação de vitamina D e ingestão de leite fortificado, a deficiência de vitamina D foi mais prevalente entre os latinos severamente obesos (53%) e afro-americanos (87%), em comparação com 27% de crianças caucasianas.

A autora principal Christy, MD, MHS, afirmou que ela e seus colegas rotineiramente verificam os níveis de vitamina D em crianças em clínicas de controle de peso. Para as crianças deficientes são prescritas doses elevadas de suplementos de vitamina D tomadas semanalmente. Após 8 semanas, os níveis são reavaliados e, se normais, as crianças são colocadas em uma dose de manutenção mensal. As doses não foram especificadas.

Os autores concluem,

“Mais estudos são necessários para determinar a relevância clínica de baixos níveis de vitamina D em crianças com excesso de peso / obesidade, incluindo se há uma relação causal entre a deficiência de vitamina D e obesidade associadas condições cardio-metabólicas, bem como as condições esqueléticas … A prevalência particularmente alta em crianças gravemente obesas e de minoria sugere que a triagem orientada e direcionamento terapêutico sejam necessários. “

Referências

Turer CB, Lin H, Flores G. Prevalence of vitamin D deficiency among overweight and obese US children. Pediatrics. December 24, 2012.

Rubin R. Children’s Health. Low vitamin D more common in overweight kids. WebMD. Dec 2012.

Tradução Vitamina D – Brasil

Fonte: Vitamin D Council

Anúncios

4 comentários sobre “Deficiência de vitamina D comum em crianças obesas

  1. Pingback: Seus filhos estão acima do peso ou obesos? Eles podem estar deficientes em vitamina D | Vitamina D – Brasil

  2. Pingback: Você sabe a importância da vitamina D para o seu filho? | Vitamina D – Brasil

  3. Pingback: Deficiência de vitamina D: aumentando o risco de obesidade anos mais tarde? | Vitamina D – Brasil

  4. Pingback: Novo estudo revela deficiência de vitamina D associada a diarreia, vómitos, dores de ouvido e febre | Vitamina D – Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s