Sete incríveis benefícios de saúde da luz solar

Um artigo no blog Huffington Post, dois anos atrás alertou os leitores para evitarem toda a luz beneficios solsolar todo o tempo. A co-fundadora do Melanoma Research Alliance e a produtora Broadway formaram esta aliança depois de sua própria experiência com um melanoma na sola de seu pé.

Talvez ela costumasse ir no Central Park ou no telhado de seu prédio plantar bananeira durante várias horas diariamente, ou ela tenha passado muito tempo em salões de bronzeamento. Não há nenhuma outra maneira de um cidadão de Manhattan obter um melanoma na sola de seu pé se o sol é o único culpado pelos cânceres de pele.

Apesar da improbabilidade de pegar muito sol na parte inferior dos pés dela enquanto chamava táxis e pegava elevadores em Manhattan, a autora terminou seu artigo com este Conselho: “A prevenção é simples: Pegue o chapéu e o protetor solar quando você se dirigir para o ar livre, mesmo no inverno.”

Em vez de perceber que poderia ter havido outra causa para o câncer de pele, ela promoveu cremes bloqueadores cancerígenos e contribuiu para a fobia do sol que priva muitos dos benefícios de saúde da luz solar.

Benefícios da luz solar

(1) Vamos começar com o óbvio. A luz solar é a precursora da criação de vitamina D3  em nossos corpos. Os raios UVB  da luz do sol interagem com o colesterol em nossa pele que inicia um processo para produção da vitamina D a partir de nossos rins e fígado. Isto não ocorre sem a luz solar.

Expondo mais pele nua à luz solar são necessários de 20 a 30 minutos, pelo menos três ou quatro vezes por semana. Janelas de vidro e pára-brisas bloqueiam o UVB, enquanto permitem os raios UVA que podem ser prejudiciais.

Uma ironia é que a maioria dos protetores solares bloqueiam apenas os raios UVB, inibindo assim a produção de vitamina D3. Como um pré-hormônio a vitamina D3 tem muitas funções internas de saúde.

A produção da vitamina D3 da luz solar tem o seu mecanismo de desligamento próprio, protegendo-o de uma sobredose de vitamina D. Mas se você lavar a pele exposta com sabonete antes do tempo, você pode lavar os óleos da pele que apenas iniciaram o processo da vitamina D.

Dica: Use sabonete apenas onde o sol não irradia. Opções para D3 sem a luz solar incluem os suplementos, do qual o excesso é remotamente possível e camas de bronzeamento UVB.

(2) Dra. Johanna Budwig promoveu exposição solar diária em conjunto com a famosa dieta Budwig para cura do câncer. Ela tomou ciência da contribuição eletromagnética de luz solar para os elementos dietéticos de suas curas de câncer bem sucedidas.

(3) Durante longos períodos sem sol, muitos ficam deprimidos. É o chamado transtorno afetivo sazonal (TAS). Além de se sentirem tristes, as pessoas experimentam baixa energia.

O SAD resulta de um longo período sem sol, mas pode ser amenizado durante esses períodos com luzes brilhantes de espectro total ou luz azul para imitar os raios do sol.

(4) Uma substância no nosso corpo chamado melatin pode ser capaz de converter a luz solar em energia metabólica. Existem estudos focados nisso.

(5) A exposição solar foi descoberta ser redutora da necessidade de medicação para a dor, estresse e ansiedade entre os pacientes pós-operatório em um hospital que realizou um estudo em 2005.

(6) Um estudo de neurociência de 2012 determinou que os que tiveram seis horas de exposição à luz solar durante o dia estiveram mais alertas à noite.

(7) Um estudo dermatológico de 2011 observou que a exposição à luz solar ajuda a queimar a gordura subcutânea, que não é atraente mas não necessariamente afeta negativamente a saúde cardiovascular.

Entretanto luz solar, também ajuda a reduzir a gordura visceral indiretamente. Deficiência de vitamina D tem sido associada a uma maior produção de gordura visceral, que leva à obesidade e consequentemente as doenças que ameaçam a saúde, incluindo diabetes e problemas cardiovasculares.

Ressalva: Por isso é aconselhável, para evitar queimaduras solares durante o desenvolvimento de um bronzeamento, tempos graduais de exposição ao sol. Uma coloração protegerá sua pele melhor do que um bloqueador solar.

Tradução Vitamina D – Brasil

Fonte NaturalNews.com

Leia também:

Anúncios

11 comentários sobre “Sete incríveis benefícios de saúde da luz solar

  1. Pingback: Novo estudo controlado randomizado mostra, o ômega-3 pode proteger contra câncer de pele | Vitamina D – Brasil

  2. Pingback: Potenciais benefícios imunes de níveis pronunciados de vitamina D, mostra estudo controlado randomizado | Vitamina D – Brasil

  3. Pingback: Turbine seu cérebro com a luz do sol | Vitamina D – Brasil

  4. Pingback: A exposição ao sol: Pouca quantidade é suficiente? | Vitamina D – Brasil

  5. Pingback: Escuridão ao meio-dia: protetores solares e vitamina D | Vitamina D – Brasil

  6. Pingback: Crianças devem ter ao menos dez horas de exposição solar por semana para evitar a miopia | Vitamina D – Brasil

  7. Olá, finalmente um artigo decente. Por ser uma fonte gratuita de saúde, não existe um esforço para essas divulgações neste sentido. Tem um médico neurologista que afirmou que independente do horário, o único cuidado que temos que ter é verificar a sua sombra, ou seja, o comprimento da sua sombra projetada não pode ser maior que a sua altura. Isto quer dizer que no inverno pode-se tomar banhos de sol ao meio dia. Eu constatei isso hoje (05/07/2013)às 11:30h. A minha sombra projetada foi superior a minha altura, portanto não há problema algum. O contrário é que deve ser evitado. Isso tem relação com a inclinação do eixo da terra. Esse médico também falou que a vitamina D, é precursora de mais de 200 funcionalidades do nosso corpo e a falta resulta na Esclerose múltipla. Pesquisem na internet. Fujam dos portais de grande acessos. A saúde tem um preço, e este preço pode ser muito barato. Raios de sol para todos.

  8. Pingback: Prossiga por sua conta e risco | Vitamina D – Brasil

  9. Pingback: Um olhar mais atento: A relação entre UV, câncer de pele, ataques cardíacos e o risco de morte | Vitamina D – Brasil

  10. No meu exame de sangue foi constado que a vitamina D3 é 28,5ng/mL, o normal é de 30 a 100ng/mL, o meu médico recomendou 15 minutos diários ao sol nos horários entre 11 e 15 horas, somente de short para compensar a perda da vitamina D pois estou tendo muita dor nos músculos e juntas,esta carência pode provocar isto mesmo? Obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s