A vitamina D melhora o tempo de recuperação após lesão

Lesões músculo-esqueléticas ocorrem durante esportes de contato, exercícios prolongados shutterstock_61301581-300x200ou acidentes de carro. A sequência básica de eventos celulares durante a regeneração após lesão grave é a fase preliminar de inflamação, seguida pela proliferação celular e de morte celular (apoptose) e, em seguida, pela formação de tecido cicatricial. Abordagens terapêuticas para melhorar a recuperação de lesão muscular focam em estratégias para limitar a necrose, reduzir a fibrose e suprimir a inflamação excessiva do tecido lesionado. No entanto, a magnitude do efeito de tais tratamentos é mínima.

Recentemente, Dr. Ioannis Stratos e colegas da Universidade de Rostock, na Alemanha propositadamente feriram ratos e em seguida, deram-lhes doses realmente maciças de vitamina D, exatamente 332.000 UI/kg em dose única oral em seu alimento, que é de cerca de 32.000 UI para um rato de 100 gramas.

Stratos I, Li Z, Herlyn P, Rotter R, Behrendt AK, Mittlmeier T, Vollmar B. Vitamin D Increases Cellular Turnover and Functionally Restores the Skeletal Muscle after Crush Injury in Rats. Am J Pathol. 2012 Dec 19.

Eles descobriram que a vitamina D nos ratos tratados causou-lhes um aumento significativo na proliferação de células e uma inibição significativa de apoptose no quarto dia após a lesão, em comparação com os animais de controle. Houve um aumento de uma enzima que indica um aumento das proteínas da matriz extracelular. Após 42 dias, esta renovação celular resultou numa recuperação mais rápida no grupo da vitamina D em comparação aos ratos que receberam placebo.

Os autores concluíram,

    “A atual investigação sobre os efeitos biológicos da vitamina D abre novas alternativas terapêuticas, em adição à terapia da osteoporose ou para a prevenção do câncer. Estas alternativas incluem a restauração e cura mais rápida de tecidos musculares lesionados. A vitamina D poderia representar uma terapia adjuvante atraente que poderia otimizar a recuperação do tecido muscular esquelético lesionado no futuro.”

Tradução Vitamina D – Brasil

Fonte: Vitamin D Council

Anúncios

3 comentários sobre “A vitamina D melhora o tempo de recuperação após lesão

  1. Pingback: Novo estudo: Suplementação com vitamina D por 10 semanas melhora eficiência muscular | Vitamina D - Brasil

  2. Pingback: Estudo da Universidade de Newcastle associa vitamina D e energia | Vitamina D – Brasil

  3. Pingback: Tomar vitamina D2 é uma má escolha para atletas, mostra pesquisa | Vitamina D – Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s