Luz do sol pode reduzir o risco de artrite

A artrite é uma inflamação das articulações e são um tipo de reumatismo, portanto sol-luz-exercicio-20111004-size-598estudada pela reumatologia. É causada pelo próprio sistema imunitário do corpo ataca as articulações e que pode ser intensamente dolorosa. Raramente tem uma origem conhecida mas todas envolvem fatores genéticos, orgânicos, ocupacionais e ambientais. São mais comuns em adultos idosos e mulheres.

Viver num clima ensolarado pode reduzir o risco de desenvolvimento de artrite reumatóide, de acordo uma pesquisa publicada este mês no periódico Annals of the Rheumatic Diseases. Os pesquisadores da Harvard Medical School, nos Estados Unidos descobriram que a exposição solar pode ser um método eficaz para prevenção da doença.

O estudo com mais de 100 mil mulheres divididas em dois grupos, sendo um deles monitorado a partir de 1976 e o outro a partir de 1989. A saúde das participantes foi comparada aos níveis de radiação UVB a que elas estavam expostas com base no local onde viviam. No grupo de 1976, aquelas que moravam em regiões mais ensolaradas dos Estados Unidos – recebendo portanto os níveis mais elevados de raios solares – eram 21% menos propensas a desenvolver artrite reumatóide do que as demais. Entretanto, os raios UV parece não tiveram nenhum efeito sobre o grupo de 1989.

Os autores disseram,

Nosso estudo adiciona às evidências crescentes de que a exposição à luz UVB está associada com diminuição do risco de artrite reumatóide.

Eles sugeriram que,

Uma teoria é que a diferença entre os níveis de vitamina D, que é produzida quando a radiação UVB atinge a pele, podem afetar as possibilidades de desenvolver a doença. Os baixos níveis de vitamina D já foram implicados à outros distúrbios do sistema imunitário, tais como a esclerose múltipla.

Dr. Chris Deighton, presidente da Sociedade Britânica de Reumatologia, disse se tratar de um “estudo interessante”, que “nos dá mais pistas” sobre como o ambiente pode afetar as possibilidades de desenvolvimento da artrite reumatóide.

Referências incluem

BBC News -Sunshine may ‘reduce arthritis risk’

Exposure to ultraviolet-B and risk of developing rheumatoid arthritis among women in the Nurses’ Health Study

Anúncios

Um comentário sobre “Luz do sol pode reduzir o risco de artrite

  1. Pingback: Deficiência de vitamina D associada à artrite reumatoide | Vitamina D – Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s