Novo estudo: Deficiência de vitamina D vinculada à depressão

Muitos estudos sugerem haver uma relação entre a deficiência de vitamina D e depressãodepressão. Uma nova meta-análise de pesquisadores canadenses confirma esta hipótese.

A depressão é um dos transtornos mentais mais comuns no mundo ocidental. A vitamina D está envolvida em muitos processos do cérebro, incluindo um papel regulador do sistema nervoso e que influenciam o desenvolvimento do cérebro em geral. Estas funções conhecidas levantaram uma questão muito debatida: A deficiência de vitamina D pode estar associada com depressão?

Alguns estudos mostram que sim, outros que não. Agora, um grupo de pesquisadores da renomada Universidade McMaster, publicou uma nova revisão sistemática e meta-análise, na edição recente do  periódico British Journal of Psychiatry, confirmando que possa haver relação entre a depressão e baixos níveis de vitamina D.

Os autores pesquisaram seis bases de dados e encontraram 5.485 estudos que poderiam ser relevantes. A lista inclui os últimos 13 estudos, com um total de 31.424 participantes.

Os pesquisadores descobriram níveis consistentemente mais baixos de vitamina D em pessoas que sofrem de depressão, em comparação com os controles.

“Dada a alta prevalência de ambos deficiência de vitamina D e depressão, uma associação entre essas duas condições teria implicações de saúde pública, especialmente no que a suplementação com vitamina D é custo-efetiva e sem efeitos adversos significativos. Os estudos observacionais até agora fornecem algumas evidências de uma relação entre ambos, mas estudos controlados randomizados são urgentemente necessários para determinar se a vitamina D pode prevenir e tratar a depressão”.

Referências

New systematic review suggests a relationship between vitamin D and depression

Vitamin D deficiency and depression in adults: systematic review and meta-analysis

Anúncios

6 comentários sobre “Novo estudo: Deficiência de vitamina D vinculada à depressão

  1. Pingback: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia solicita a inclusão da vitamina D na lista de medicamentos gratuitos fornecidos pelo SUS | Vitamina D – Brasil

  2. Pingback: Pesquisa: Níveis baixos de vitamina D encontrados em pessoas cronicamente deprimidas | Vitamina D – Brasil

  3. Pingback: O efeito de altas doses de vitamina D em pacientes deprimidos com deficiência de vitamina D: um ensaio clínico randomizado | Vitamina D – Brasil

  4. Acredito que a deficiência de vitamina d pode sim estar associada com a depressão . Sempre fui uma pessoa cheia de vida mas ressentimento tive depressão e ao realizar um exame de sangue , coincidiu de estar com deficiência de vitamina d . estou tomando a vitamina e indo a psicologia . estou muito melhor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s