10 sintomas de deficiência de vitamina D que você precisa reconhecer

Tomar vitamina D ainda jovem pode ser bom para o corpo a longo prazo. Resultados de umvitamin capsule estudo conduzido pela Universidade de Zurique confirmaram que quantidades suficientes de vitamina D tomadas consistentemente são necessárias para manter a saúde dos ossos.

Muitas pessoas acreditam que manter hábitos alimentares saudáveis seja o suficiente, mas apenas alguns alimentos contêm naturalmente níveis significativos de vitamina D. De acordo com Dr. Heike R. Bischoff-Ferrari, da Universidade de Zurique, a fim de obter níveis adequados de vitamina D somente através da dieta, teria-se duas porções de peixes gordos como o salmão e a cavala serem consumidas todos os dias. Assim, é necessário aumentar os níveis de vitamina D no corpo através de suficiente exposição ao sol e suplementação a fim de utilizar todo o potencial da vitamina do sol para manter o funcionamento apropriado do corpo.

Este equívoco sobre a manutenção de níveis D através da dieta têm um grau de fundamento, já que a vitamina D não é uma vitamina autônoma. Para executar muitas funções, a vitamina D funciona em cooperação com outras vitaminas, como o magnésio, que pode ser encontrado em vegetais verdes folhosos como espinafre. Esta característica única de vitamina D tem contribuído para o gerenciamento de muitas doenças crônicas.

As muitas faces da vitamina D

Há décadas, profissionais de saúde pensavam que vitamina D somente seria boa para manutenção de dentes e ossos saudáveis. Recentes avanços na ciência, no entanto, tem colocado essa vitamina no centro das atenções ao revelar seu papel multifacetado para o bom funcionamento do corpo humano e de sua capacidade de reduzir o risco de doenças não anteriormente associadas à ela.

Apesar das recentes revelações sobre o potencial da vitamina D, parece que nem todo mundo aprecia destas descobertas. O estilo de vida atual de trabalhar em ambientes fechados tem contribuído para o crescente número de casos de deficiência de vitamina D em todo o mundo. Isto é agravado pelo fato de que nem todo mundo está consciente de que ele ou ela pode ser deficiente de vitamina D.

Eu sou deficiente de vitamina D?

A melhor maneira de descobrir a deficiência de vitamina D é fazer um teste de sangue que irá medir o nível da vitamina. Você pode pedir para o seu médico realizar o teste ou comprar um kit de teste caseiro para fazer você mesmo. No entanto, você certamente está deficiente de vitamina D se você tiver alguma das seguintes doenças e precisa consultar com seu médico a respeito da prevenção, bem como das opções curativas, logo que possível.

1.) Gripe – em um estudo publicado no Jornal de Cambridge, descobriu-se que a deficiência de vitamina D predispõe as crianças a doenças respiratórias. Um estudo de intervenção realizado mostrou que vitamina D reduz a incidência de infecções respiratórias em crianças.

2.) Fraqueza muscular – de acordo com Michael F. Holick, um especialista em vitamina D, a fraqueza muscular geralmente é causada por deficiência de vitamina D porque para os músculos esqueléticos funcionarem adequadamente, seus receptores de vitamina D devem ser suportados  pela vitamina D.

3.) Psoríase – em um estudo publicado pelo UK PubMed central, descobriu-se que os análogos sintéticos de vitamina D são úteis no tratamento da psoríase.

4.) Doença renal crônica – de acordo com Holick, pacientes com doenças renais crônica avançadas (especialmente aqueles que requerem diálise) são incapazes de produzir a forma ativa da vitamina D. Esses indivíduos precisam tomar 1,25-dihidroxivitamina D3 ou um dos seus análogos para apoiar o metabolismo do cálcio, diminuir os riscos de doenças ósseas ou renais e regular os níveis de paratormônio.

5.) Diabetes – um estudo realizado na Finlândia foi destaque no Lancet.com em que 10.366 crianças receberam 2.000 unidades internacionais (UI)/dia de vitamina D3 por dia durante o primeiro ano de vida. As crianças foram monitoradas por 31 anos e em todos eles, o risco de diabetes do tipo 1 foi reduzido em 80%.

6.) Asma – vitamina D pode reduzir a gravidade dos ataques de asma. Pesquisas realizadas no Japão revelaram que os ataques de asma em crianças em idade escolar foram significativamente reduzidos naqueles indivíduos que tomaram suplemento diário de vitamina D de 1.200 UI por dia.

7.) Doença periodontal – aqueles que sofrem desta doença crônica da gengiva que provoca inchaço e sangramento devem considerar aumentar seus níveis de vitamina D para a produção de defensinas e catelicidinas, compostos que contêm propriedades antimicrobiais e diminuem o número de bactérias na boca.

8.) Doenças cardiovasculares – insuficiência cardíaca congestiva está associada com deficiência de vitamina D. Pesquisa realizada na Universidade de Harvard entre enfermeiros encontrou que mulheres com níveis baixos de vitamina D (17 ng/m [42 nmol/L]) tiveram um aumento de 67% no risco de desenvolverem hipertensão.

9.) Esquizofrenia e depressão – estas doenças têm sido associadas a deficiência de vitamina D. Em um estudo, descobriu-se que manter suficiente vitamina D entre mulheres grávidas e durante a infância era necessária para satisfazer o receptor de vitamina D em todo o cérebro para o  seu desenvolvimento e manutenção da função mental na vida adulta.

10.) Câncer – pesquisadores da Georgetown University Medical Center , em Washington DC descobriram uma ligação entre a ingestão elevada de vitamina D e risco reduzido de câncer de mama. Esses resultados, apresentados na Associação americana para pesquisa do câncer, revelaram que o aumento de doses de vitamina do sol estava associado a uma redução de 75 por cento do surgimento geral de câncer e 50 por cento de total de câncer em casos de tumores entre aqueles que já possuíram a doença. Interessante foi a capacidade da suplementação de vitamina a ajudar a controlar o desenvolvimento e crescimento do câncer de mama, especialmente o câncer estrogênio-sensível.

A prevenção é proativa

Essas diferentes condições de saúde associadas com a deficiência de vitamina D não precisam ser algo a temer. Uma abordagem proativa de prevenção pode ajudar a evitar as doenças crônicas muito associadas com deficiência de vitamina D. Por um lado, milhares de dólares podem ser economizados, sem mencionar a paz de espírito, simplesmente, à custa de uma caminhada sob o sol. Guarde os guarda-chuvas para os dias chuvosos.

Tradução Vitamina D – Brasil

Fonte NaturalNews.com

** Se você gostou deste post, por favor considere “curtir” a página Vitamina D – Brasil no Facebook. Participe também do nosso grupo no Facebook.

Leia também:

Última atualização de página: 10 de junho de 2013

210 comentários sobre “10 sintomas de deficiência de vitamina D que você precisa reconhecer

  1. Estou vendo nos comentários que muitos estão preocupados em ingerir quantidades diárias corretas de vitamina D ou ainda com medo de super dosagem.
    Muito bem, os níveis de vitamina D para:
    Normal: 50-100 ng/mL
    Suficiência: 30-50 ng/mL
    Insuficiência: 30-20 ng/mL
    Deficiência: < 20 ng/mL
    Deficiência grave: < 5 n
    Por tanto a grande maioria das pessoas tem ingerido quantidades de vitamina D para se manter dentro dos níveis suficientes, sendo que os níveis normais estão dentro dos (50-100 ng/ml), além do que, é muito difícil se ter uma hipervitaminose por vitamina D, pois o "excesso ingerido" fica armazenado no tecido adiposo, ou seja, transforma se em gordura sendo assim uma fonte reserva de vitamina D onde o organismo lança mão dessa reserva quando necessário para se manter os níveis normais da mesma. Prova disso, é que podemos ingerir doses diárias, semanais ou até mensais, ou seja, muitas vezes ingerimos doses acima da necessidade diária e podemos ficar dias ou semanas sem ingerir vitamina D e a mesma se mantera em níveis adequados.

      • Inicie a complementação da vitammina com orientação médica. Faça o mais rápido. Eu tb estou com insuficiência . Resultado : 15… Vou começar a ingestão amanhã. Trabalho o dia inteiro. Só consigo tomar sol aos domingos. Um amigo de minha irmã está falando com todas as amigas dela para realizar o exame. Hoje é muito comum esta insuficiência.

    • Corre, Ci, urgente suplementar, pois já se sabe que a deficiência de vitamina D é pré-condição para inúmeras doenças neurodegenerativas e autoimunes, para as quais a medicina tradicional diz que não tem cura e que você, simplesmente, precisará se acostumar com ela para o resto da vida. Santa ignorância ou outros interesses inconfessáveis.

    • Corre logo, Celina! Tomar sol é a maneira mais barata de elevar o nível da 25OH D3, reforçando com a suplementação. O ideal é atingir pelo menos 50ng/ml. Lembre-se de que deficiência em vitamina D é condição básica para instalação de grande número de doenças autoimunes ou degenerativas, que a medicina tradicional afirma não haver cura. Santa ignorância ou cooptação pela Big Pharma.

    • Nem sempre Edileuza, a vitamina D já serve de `´depósito de cálcio`´. No caso de falta de cálcio, ou começo de menopausa(que consequentemente traz Osteoporose), a maioria dos médicos já recomendam a vitamina D, ou exposição ao sol por 15 min ao dia. Essa junção de Cálcio+vit D já seria o caso de reposição de cálcio.

  2. O meu não sei mas, devido a não tomar muito Sol já estou adiantando e 3 vzs por semana estou de 20 a 23 min no Sol de 1hr da tarde. Não é fácil, depois vou fazer exame e ver como repor via oral que é bem mais cômodo, rsrsrs…Não sei se foi coincidência mas minha pressão que tava pouco alta, normalizou pós ficar ao Sol.

  3. Meu nível de vitamina D ficou em 6 nos últimos exames, no entanto fiz reposição injetável e agora consegui regular.. O valor de cada aplicação fica na média de R$ 150,00. A cada 1 ou 2 meses. Muita praia e sol o ano todo!! Boa sorte galera!

  4. Tenho nível insuficiente de vitamina D , tomo diariamente comprimidos dessa vitamina chamado Adera50000 mas não estou tendo melhoras nos resultados dos exames, gostaria de saber se existe algum medicamento melhor.

  5. Nossa o meu está 19 …nossa sinto muito dor no corpo ,Nossa não pego sol …agora vou começar a tomar né .fiquei muito preocupada achei que fosse algo muito grave , cheguei a perder o sono.
    Aff…passou o susto
    Bjs pessoal

  6. Meu deu 28 tomei o adera 50000, fiz o exame novamente continuo na mesma com muitas dores , gostaria de saber se o pão a farinha não deixa absorver as vitaminas que preciso

  7. O meu em maio deu 89,e agora em setembro baixou pra 54. Isso é normal? Pq baixou tanto assim se tomei sol aqui na Itália, embora qd vi q meu nível era 89 não tomei mais a vitamina D, só fiquei exposta ao sol. Obrigada!

    • Tem médicos que afirmam ter em conta o horário de exposição solar, é o mais importante. Por incrível que seja, o que a industria de protetores sempre divulgou “sol apenas antes das 10 hs, ou após as 16 hs” não é o mais indicado. Os defensores da vitamina D falam exatamente o oposto. SOL ENTRE AS 10 hs E 15 hs (ou 16hs aqui no Brasil durante o horário de verão), é o mais eficaz.

  8. O meu médico orientou-me a não parar mais de ingerir vitamina D, apenas, reduzir a dose quando a taxa se estabilizar. Tenho muitas dores no corpo, quadris, tornozelos…

  9. Descobri recentemente que tinha deficiencia em vitamina D … como estava para me submeter a uma cirurgia bariatrica , minha nutricionista me receitou uma dosagem necessaria pré -cirugica ,assim o fiz .Ontem dia 12 de outubro completou 30 dias de minha cirurgia e já providenciei os exames para ver como estão minhas vitaminas . A vitamina D com resultado de 29,5 já é preocupante por ser insuficiente para mim . Desde que fiz a reposicão da vitamina D … meus cabelos pararam d cair , minhas unhas estavam se quebrando à toa … já não acontece mais . Não quero passar por tudo aquilo novamente … sem falar na sensação de fraqueza e indisposição . Quem tem carência desta vitamina deve ir o mais rápido possível ao médico pra fazer a reposição …os benefícios são muito grandes .

  10. Achei essas orientassões muito esclarecedoras, pois eu não sabia que estava com falta de vit D, e faze ndo uns exames contatou falta da vit. D, estava com deficencia 17 e sentia muitas dores musculares, insonia e perdia muito cabelo.Estou repondo, e já estou sentindo efeito, meu cabelo já parou de cai e já durmo melhor.Fico tb esposta ao sol 20 mto por ia entre 1 hora da tarde.Muito obrigada pelo esclarecimento , me ajudou muito e trei muitas dúvidas.Fiquem com Deus e mto obrigada

  11. Oi a todos
    Comecei tomar vitamina D
    Estou assustada .
    Se tanta gente têm esse problema vamos nos cuidar afinal saúde é tudo
    Mas estou tomando com orientação médica
    Boa sorte para todos
    Deus abençoe

  12. Tenho dores terríveis nos pez sinto os nervos puxarem é parecido como,se estivesse amarrado depois de muitos médicos um disse que estou com diabetes e tenho Neuropatia Diabetica já tomei muitos medicamentos 19 injecoes vtD.agora vou passar a tomar em comprimidos! Acredita não durmo as noites são difíceis! E os dias tb! Só sinto leve melhora colocando os pés em água gelada tenho 82 anos sempre fui dinamica mas essas dores estao tirando qualidade de vida !!!! Diga por favor se estou no caminho certo! Deuslhe pague. Aguardo

    • ola, bom dia. Faca o exame para ver o nivel de vitamina D no sangue da senhora, pois esta baixo, com certeza. Aproveita pede pra ver o nivel de calcio tambem. Assim q sair o resultado leve de novo ao medico e pede pra ele passar a quantidade certa de vitamina D. compre na farmacia de manipulacao cloreto de magnesio P.A, prepare em casa, e tome 50 ml todos os dias. Boa saude pra todos nos!!

  13. Tenho muitas dores nas pernas, tornozelos e no corpo todo. Descobri que tenho sacroileíte bilateral, não consigo ficar muito tempo sentada, dói demais as pernas e quadril. Sinto muita fraqueza, me sinto muito cansada. Vou ao ortopedista, Angiologista, Reumatologista e endocrinologista, a qual me pediu exames do hormônio vitamina D . O resultado foi 20 e já comecei a tomar vitamina D, por orientação médica. Será essa insuficiência a causa de todos os meus problemas?

    • ola, sim acredito q sim. mas vc pode tomar tambem cloreto de magnesio P.A. compra em farmacia de manipulacao. tem varios videos no youtube ensinado a preparar a receita. Boa saude a todos nos.!!

  14. O meu resultado de vitamina D esta 4.Estou tomando doses cavalares com orientação médica, mas ja faz 01 mês que estou tomando, ainda não percebi grande diferença….mas a médica que me acompanha me orientou tomar no prazo de dois meses e retornar em consulta.
    Sinceramente eu não tinha noção do quanto esta deficiencia pode ser ruim….o menor dos problemas esta presente nos cabelos e unhas mas quando começa comprometer sua vida,seu trabalho, é muito pior e pode acreditar que a grande maioria das pessoas não estão conscientes disto e muitas vezes acham que vc esta de frescurinha….Enfim, gente vamos nis cuidar mesmo …isso é sério!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s