Quinze fatos que você provavelmente nunca soube sobre vitamina D e exposição solar

(Compilado por Mike Adams, com base em uma entrevista com o Dr. Michael Holick, drholickautor do livro “Vitamina D – Como um tratamento tão simples pode reverter doenças tão importantes”)

A vitamina D evita a depressão, osteoporose, câncer da próstata, câncer da mama e até mesmo os efeitos do diabetes e da obesidade. A vitamina D talvez seja o nutriente mais subestimado no mundo da nutrição. Isso provavelmente por ela ser “gratuita”: seu corpo a produz quando a luz solar atinge a sua pele. As empresas farmacêuticas não podem lhe vender a luz solar, por isso não há promoção dos seus benefícios à saúde.
A maioria das pessoas não sabe destes fatos verdadeiros sobre a vitamina D:

  1. A vitamina D é produzida pela pele em resposta à exposição e radiação ultravioleta da luz solar natural.
  2. Os saudáveis raios de luz solar natural que geram a vitamina D em sua pele não atravessam o vidro e, por isto, seu organismo não produz vitamina D quando você esta no carro, escritório ou em sua casa.
  3. É quase impossível conseguir quantidades adequadas de vitamina D a partir da dieta. A exposição à luz solar é a única maneira confiável para seu corpo dispor de vitamina D.
  4. Seria necessária a ingestão diária de dez copos grandes de leite enriquecido com vitamina D para obter os níveis mínimos necessários de vitamina D.
  5. Quanto maior a distância da linha do equador e o lugar onde você vive, maior será a exposição ao sol necessária para gerar vitamina D, pois depende do ângulo de incidência dos raios solares. Canadá, Reino Unido, a maior parte dos EUA estão longe do equador e maior parte do Brasil está perto do equador.
  6. Pessoas com a pigmentação escura da pele podem precisar de 20 a 30 vezes mais exposição à luz solar do que pessoas de pele clara para gerar a mesma quantidade de vitamina D. Por isto, também, o câncer de próstata é muito frequente entre homens negros – é a simples deficiência generalizada de luz solar.
  7. Níveis suficientes de vitamina D são essenciais para a absorção de cálcio nos intestinos. Sem vitamina D suficiente, seu corpo não pode absorver o cálcio, tornando os suplementos de cálcio inúteis.
  8. A deficiência crônica de vitamina D não pode ser revertida rapidamente. São necessários meses de suplementação de vitamina D e de exposição à luz solar para “reconstruir” os ossos e o sistema nervoso.
  9. Mesmo filtros solares fracos (FPS = 8) bloqueiam em 95% a capacidade do seu corpo de gerar vitamina D. É por isto que o uso constante de protetores solares provoca deficiência crítica de vitamina D.
  10.  A exposição à luz solar não gera a produção excessiva de vitamina D em seu corpo, porque ele se auto-regula e produz apenas a quantidade que necessita.
  11. Se a pressão firme do seu osso esterno dói, você pode estar sofrendo de deficiência crônica de vitamina D.
  12. A vitamina D é “ativada” pelos rins e fígado, antes de ser usada pelo organismo e, por isto, doenças renais ou hepáticas podem prejudicar muito a ativação da vitamina D circulante.
  13.  A indústria de protetores solares não quer que você saiba da necessidade de exposição ao sol, porque esta revelação significaria a queda nas vendas de seus produtos.
  14.  A vitamina D é um poderoso “remédio” que o seu próprio corpo produz inteiramente de graça e sem necessidade de prescrição médica!
  15. Algumas substâncias denominadas “antioxidantes” aceleram muito a capacidade do organismo para lidar com luz solar, sem que ela nos provoque danos, também permitem que você fique exposto ao sol duas vezes mais tempo sem danos. Um exemplo de tais antioxidantes é a astaxantina, poderoso “filtro solar interno”. Outras fontes de antioxidantes similares são algumas frutas (açaí, romã, mirtilo, etc.), algumas algas e alguns crustáceos do mar (camarão, “krill”, etc.)

Doenças e condições causadas pela deficiência de vitamina D:

  • A osteoporose é geralmente causada pela falta de vitamina D que provoca deficiência na absorção de cálcio.
  • A deficiência de vitamina D na infância causa o raquitismo, falta de calcificação dos ossos.
  • A deficiência de vitamina D pode agravar o diabetes tipo 2 e prejudicar a produção de insulina pelo pâncreas.
  • Bebês que recebem suplementação de vitamina D (2.000 unidades por dia) tiveram um risco 80% menor de desenvolver diabetes tipo 1 durante os próximos vinte anos.
  • A obesidade prejudica a utilização da vitamina D no organismo e obesos precisam de duas vezes mais vitamina D.
  • A depressão, a esquizofrenia e os cânceres de próstata, de mama ovário e de cólon são frequentes em pessoas com deficiência de vitamina D. Portanto, níveis normais de vitamina D previnem estas doenças.
  • O risco de desenvolver doenças graves como diabetes e câncer é reduzido de 50% a 80% através da exposição simples, à luz solar natural 2 a 3 vezes por semana.
  • A depressão sazonal de inverno, muito comum nos países de clima temperado, é causada por um desequilíbrio da melatonina, devido à menor exposição ao sol.
  •  A vitamina D é utilizada no tratamento da psoríase, doença inflamatória crônica da pele.
  • Deficiência crônica de vitamina D é muitas vezes diagnosticada erradamente como fibromialgia, porque seus sintomas são muito semelhantes: fraqueza muscular e dores.

Estatísticas chocantes da deficiência de vitamina D:

40% da população dos EUA,
32% dos médicos e estudantes de medicina,
42% das mulheres afro-americanas em idade fértil,
48% das meninas de 9 a 11 anos,
até 60% dos pacientes de hospitais,
até 80% dos pacientes do lar de idosos,
76% das mulheres grávidas e
81% das crianças delas nascidas, as quais terão, mais tarde na vida, maior predisposição ao diabete tipo 1, à artrite, à esclerose múltipla e à esquizofrenia.

O que você pode fazer:

A exposição sensata à luz solar natural é a estratégia mais simples, mais fácil e ainda uma das mais importantes para melhorar a saúde. Se mais pessoas lessem estas informações, poderíamos reduzir drasticamente as taxas de várias doenças crônicas. Incito-os que leiam o livro, “Vitamina D – Como um tratamento tão simples pode reverter doenças tão importantes“, pelo Dr. Michael Holick, para obter a história completa sobre a luz solar natural. Você pode encontrar este livro na maioria das livrarias locais ou através da BN.com, Amazon.com, etc. Nota: Este não é um endosso pago ou um link de afiliado. Eu recomendo por causa de sua grande importância na prevenção de doenças crônicas e melhoria da saúde, sem medicamentos ou cirurgias. Este pode ser o livro mais importante sobre saúde que você já leu. Se mais pessoas compreendessem estas informações poderia-se reduzir drasticamente as taxas de doenças crônicas no país e no mundo. A exposição à luz solar é realmente uma das terapias de cura mais poderosas do mundo, superando de longe os melhores esforços de hoje, a chamada “medicina avançada”. Não há nenhuma droga, nenhum procedimento cirúrgico e nenhum procedimento de alta tecnologia que chegou sequer perto do surpreendente poder de cura da luz natural.

E você pode obtê-la gratuitamente. É por isso que ninguém está a promovê-la, é claro.

Fonte original com texto completo: http://www.naturalnews.com/specialreports/sunlight.pdf (autor da tradução desconhecido).

** Se você gostou deste post, por favor considere “curtir” a página Vitamina D – Brasil no Facebook. Participe também do nosso grupo no Facebook.

Leia também

213 comentários sobre “Quinze fatos que você provavelmente nunca soube sobre vitamina D e exposição solar

  1. Acontece que aqui onde moro no Canadá não tem sol e muito frio pra ficar tomando sol no dia de inverno. Com temperqturas abaixo de 10, 20c como posso tomar sol??????😦 somente no verão mesmo que dura 2 meses e meio aqui em minha província isso quando não chove e não estou trabalhando em ambiente fechado por longas horas. Não tem praia como no Brasil e nem sol assim direto como lá. Fazer o que então????
    Tomar pílula de vitamina D todos os dias. Tomo mil unidades por dia e os médicos aqui chamam de raionde sol e dizem que e’ a mesma coisa que tomar sol. Em quem acreditar e como fazer pra tomar sol no inverno? Impossible!!!!!!

  2. Maravilhoso. mtas pessoas sofrem ignorando a falta dela no organismo. Deveria ser mais divulgado p despertar o interesse sobre a vitamina D e seus benefícios. A POPULAÇÃO PRECISA CONHECER!

  3. Onde consigo Vitamina D, Meu filho tem uma doença cujo esta perdendo toda a cordenação motora, já não faz nada sozinho . fiquei sabendo atraves de uma reportagem que casos como o dele esta sendo tratada com super doses de vitamina D ( Esclerose múltipla ) , se alguem souber por-favor ajude-me.

    Obrigado

    Att,

    Alexandre Marcos

    • Qualquer farmacia vende vitamina d, se ele esta muito deficiente de vitamina D pode tomas 2000iu ja logo de cara, A que eu tomo fala D-3, mas e a mesma coisa. Dependendo de onde vc mora, tomar Sol pela manha junto com a administracao da Vitamina em capsula. Se vc mora no Brasil eem cidade grande acho q vc pode emcontrar no Walmart, mas toda farmacia deve oferecer, e uma vitamina como outra qualquer,se vendem vitamina b12 e C tb devem vender a D. Boa sorte.

    • Complexo de Vitaminas Centrum tem 100% da recomendação diária, é possível também mandar manipular. E Claro, Tomar sol todos os dias se possível conforme a matéria vai ajudar muito.

      • 100% da dose diária recomendada que está no Centrum não serve para nada. Essa dose diária está errada. No mínimo um multivitaminico deveria ter uma dose diária de 4000ui diárias, menos que isso não faz nada nem a curto nem a longo prazo.

    • Alexandre, você pode procurar uma farmácia de manipulação. Mas pelo que eu entendi, na reportagem fala que o melhor é se expor ao sol mesmo. Sem filtro solar. tem que começar aos poucos, de manhã bem cedinho. Não esquecendo que, de 10 às 14 o sól é péssimo!!

      • Errado querida o horário ideal é correto e das 11 às 12 hrs e tomar apenas 15 minutos sempre com os braços e pernas abaixo do joelho expostas Fica a dica ok?

    • Alexandre, é fácil de achar. Tenho 62 anos e minha sobrinha é médica geriatra e há dois anos me receitou DePURA (suplemento de vitamina D) fabricado por SANOFI AVENTIS. Encontro em qualquer farmácia e em casas de produtos naturais. Tomo 4 gotas por dia e 20 minutos de sol pela manhã e minhas dores musculares sumiram.Talvez para o caso do seu filho seja necessário uma dosagem maior.

    • Existem tratamentos que vão alem do tradicional que por questões de interesse político e financeiro não são explorados da maneira como deveriam, enfim aqui está uma alternativa de tratamento séria !

    • Akexandre, Dra Haládia P. C. Simião é da equipe do Dr Cicero Coimbra e atende tbm em seu consultorio, talvez seja mai facil conseguir consulta com ela. Nao tenho o telefone aqui, mas creio que vc consegue na internet. Os resultados que eles têm conseguido com esclerose múltipla são excelentes. Boa sorte!

    • Faça uso do cloreto de maguinésio, qualquer pessoa pode usar, no caso dele vai ajuda-lo a recuperar os movimentos. O Maguinésio entra na extrutura das células organizando e recuprando cada interior das células e assim em toda parte do corpo, com certeza ele terá recuperação das funções do seu corpo. Você consegue o MAGNÉSIO na farmácia de manipulação, é baratinho cerca de 4,00 reais o pacotinho que deve ser dissolvido em 1 litro de água em recipiente de vidro (não pode ser de plástico) e ser consumido 2 a 3 vezes por dia uma colher de sopa pelo tempo que quizer. Veja na internet os benefícios do Maguinésio e você comprovará os benefícios que ira ajudar o seu filho recuperar. Sem mais desejo tudo de bom que Deus abençõe.

  4. Pingback: 10 sintomas de deficiência de vitamina D que você precisa reconhecer | Vitamina D – Brasil

  5. Alexandre, algumas dicas lhes foram dadas, o artigo ajudou, as pessoas se mostraram solidarias, a mim so resta orar a Deus para que Ele lhe dê forças e ajude seu filhinho.
    Abraços

  6. Não conheço e nunca ouvi falar de alguém que tenha morrido de câncer de pele por tomar sol. Agora a industria farmacêutica juntamente com meia duzia de babacas,ficam amedrontando as pessoas e forçando o uso de protetor solar(dizem que é para usar ate nos dias de chuva),Isso é mais uma jogada do capitalismo selvagem,Joguem fora sim, seus protetores solares e falem para as pessoas fazerem o mesmo,Deus nos deu o sol,porque ele é vida. Elisabeth G Mourao

  7. Incrivelmente esta já é a terceira matéria que leio a respeito. E o que foi passado é que por semana devemos tomar 30 minutos de sol. Quer dizer aproximadamente 5 minutos por dia,, SEM NENHUM PROTETOR SOLAR. E em especial que braços e pernas estejam descobertos. E acreditem, que depois de levar a sério isso, senti uma disposição muito melhor e uma dor que tinha no braço desapareceu.

  8. Olá Alexandre,
    A Vit D costuma ser muito eficiente no tratamento da Esclerose Múltipla, mas convém ter um acompanhamento médico para que sejam feitos exames periódicos para medir o nível da
    Vitamina no sangue, pois o excesso dela pode também fazer muito mal. O Dr Cícero Coimbra, neurologista radicado em São Paulo é um pesquisador que indica esse tratamento para pessoas com doenças autoimunes como a de seu filho.
    (11) 5908 5969
    R. Dr. Diogo de Faria, 775 -cj 94/Vila Mariana‎. 04037-003 São Paulo, São Paulo SP

  9. meu é tadeu minha esposa fez resonancea e o diagnostico dis o medico que é EM e já quer entrar com avonex e depois de seis meses outra RM perguntei para ele se era EM e ele falou que tem que esperar a outra RM para avaliar.eu perguntei para ele sobre vitaminas D e me parace que nao gostou que perguntei,eu e minha esposa gostamos dos depoimentos sobre as vitaminas D e marcamos um medico que adota o procedimento do dr cicero em balneariu camboriu sc. quem ler essa mensagen poder nos ajudar se estamos no caminho certo nos ajude,a a minha esposa esta tomando por conta propria 10000ui manipulada faz mal.

  10. Tenho uma doença que graças a Deus está controlada, Lúpus eritematoso sistêmico, como faço, o sol é um vilão, então tenho q tomar constantemente vitamina D via oral certo?

  11. Pingback: Quinze Fatos que Você Provavelmente Nunca Soube sobre Vitamina D e Exposição Solar | Notícias Naturais

  12. Tomo vitamina D por conta própria, porque trabalho e não tenho tempo de tomar nos horarios recomendados. Adore esses esclarecimentos. Obrigada.

  13. Virou um pouco de modismo, agora todos os médicos dizem que precisa tomar vitamina D! Conheço pessoas que vivem no Nordeste e já estão com falta de vitamina D, imagine os que vivem no sul então???? Isto é uma guerra contra os filtros solares. Mas afinal o que é melhor???? Ter câncer de pele ou ter depressão?????

    • Ismar, eu confesso que às vezes também duvido do resultado destes exames.Como pessoas que vivem no Nordeste, ou que se expõem muito ao sol, podem apresentar deficiência de vit D? Somente se tiverem alguma deficiência enzimática, que é muito raro.
      Eu acho que o ideal é tomar sol nos horários adequados e com filtro solar, pelo menos na face.Há estudos que comprovam que o uso do filtro diminui, mas não impede a produção de vit D pela pele.

  14. Ressalvas ao número 11: pressão firme no osso externo é um estímulo doloroso per. si, usado inclusive para medir nível de consciência! Ou seja, se dói é porque vc está vivo e alerta! Nenhuma relação com níveis de vitamina D! Tem q aferir no sangue a forma 25-OH,,

  15. Gostei muito da matéria. Vou procurar o livro. Moro na praia e tenho o sol disponível durante muito tempo ao longo do ano. Gostaria de saber mais sobre a orientação sobre os horários mais adequados realmente para exposição ao sol principalmente para crianças e idosos.

  16. Embora tenha visto esta matéria muito depois tenho certeza que vc, Alexandre, achou o caminho correto pro seu filho.
    Também tenho esclerose múltipla e sigo o tratamento do Dr Cícero. .
    Tadeu e demais: acho q perceberam o quanto a indústria da medicina fecham os olhos para enxergar como o tratamento natural da vitamina D é essencial para todos.
    E pra maior detalhar a qm perguntou a depressão é causa do câncer. . Então bora tomar sol sem protetor. . Um pouquinho por dia ja é suficiente.!

  17. Será que atrapalharia muito se passar filtro solar somente no rosto?
    E a partir de que horas da manhã o sol já seria suficiente? 6 hs da manhã é muito cedo?

  18. Li seu artigo, achei interessante e util, a única ressalva é quando você menciona “níveis de melatonina” , que é o hormônio indutor do sono.
    Talvez você intencionava citar melanina, esta sim proteína responsável pela pigmentação da pele, cabelos, unhas e cerdas de pêlos.

  19. Estou com deficiência de vitamina D meu médico me receitou D PREV eu tenho gordura no figado grau 3 tomar esse remédio nao vai prejudicar meu fígado z??? Grata por responder.

  20. O grande problema que não ajuda na divulgação da importância da vitamina D, são os médicos convencionais que não aceitam de bom agrado quando nós os pacientes lhes abordamos com esse tema, eles são arrogantes e soberbos, e reconhecem-nos como loucos ou ridículos. Eu posso dizer que uma vez perguntei ao médico de família para que se medissem os níveis de vitamina d nos meus filhos e minha mulher e ela não gostou, respondendo que o problema do raquitismo estava afastado, neste caso ela revelou ignorância, mas em muitos dos casos estou convencido que eles até sabem da importância desta vitamina mas não lhes interessa porque se a população estiver bem prevenida a probabilidade de aumentar a venda dos fármacos é nula e eles vivem todos do mesmo.
    A solução seria medir em toda a população, depois suplementar uma vez que apanhar sol 20 min por dia em muitas vidas seria impossível, voltar a medir periodicamente , 6 em 6 meses nos 50 nanogramas por ml de sangue, esta medição seria do calcidiol ( 25 hidrox d3 ) só em alguns casos é que se mediria o calcitriol ( 1,25 hidrox d3 ), nestas situações para indivíduos que tenham a inabilidade de converter a o calcidiol em calcitriol nos rins e células periféricas por algum polimorfismo ou por insuficiencia de alguns coofactores que participam nessa conversão, porque é a forma activa da vitamina d que se liga nas células.
    Esta vitamina d que foi mal baptizada ( deveria ser uma hormona ) ela participa em mais de 2300 funções do sistema imunitário e não apenas na prevenção do raquitismo como entendem a generalidade dos médicos convencionais.
    Todas as vitaminas e minerais são importantes para o bom funcionamento das nossa células, mas na hierarquia da importância a VITAMINA D está no TOPO.
    Vitamina d para todos ou seja Saúde para todos.

  21. não gaste seu tempo e dinheiro tomando comprimidos de vitamina D pois é mesmo que tomar nada…dois médicos que me atendem me ensinaram que a injeção de vitamina D é a melhor escolha…depois é só tomar sol…proteção solar passar apenas no rosto por algum tempo até
    a vitamina D sumir pra mais de 30.

  22. Tomo Cálcio 500 +D3 para fixação do Cálcio, 1 vez ao dia, em jejum. Adianta alguma coisa?
    Não tomo sol há quase 7anos, desde que tirei um sinal, no rosto já com alteração.
    O que preciso? Tomar sol sem protetor? Sou muito branca. Mas tenho sentido dores nos dedos das mãos, ou aumentar a dose de D+3 ?
    Tomar sol por 15 minutos ou 30 minutos, três vezes por semana? Ou todos os dias?
    Obrigada, desde já.
    Nanza Fortes

  23. É verdade. Por conta de poder fazer mais caminhadas durante o dia nesta fase que estou sem trabalho, meus níveis de vitamina D estão acima do ideal (segundo meu médico estou vendendo vitanina D) e meu nivel de glicemia baixou bastante, coisa difícil de conseguir !

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s