Quinze fatos que você provavelmente nunca soube sobre vitamina D e exposição solar

(Compilado por Mike Adams, com base em uma entrevista com o Dr. Michael Holick, drholickautor do livro “Vitamina D – Como um tratamento tão simples pode reverter doenças tão importantes”)

A vitamina D evita a depressão, osteoporose, câncer da próstata, câncer da mama e até mesmo os efeitos do diabetes e da obesidade. A vitamina D talvez seja o nutriente mais subestimado no mundo da nutrição. Isso provavelmente por ela ser “gratuita”: seu corpo a produz quando a luz solar atinge a sua pele. As empresas farmacêuticas não podem lhe vender a luz solar, por isso não há promoção dos seus benefícios à saúde.
A maioria das pessoas não sabe destes fatos verdadeiros sobre a vitamina D:

  1. A vitamina D é produzida pela pele em resposta à exposição e radiação ultravioleta da luz solar natural.
  2. Os saudáveis raios de luz solar natural que geram a vitamina D em sua pele não atravessam o vidro e, por isto, seu organismo não produz vitamina D quando você esta no carro, escritório ou em sua casa.
  3. É quase impossível conseguir quantidades adequadas de vitamina D a partir da dieta. A exposição à luz solar é a única maneira confiável para seu corpo dispor de vitamina D.
  4. Seria necessária a ingestão diária de dez copos grandes de leite enriquecido com vitamina D para obter os níveis mínimos necessários de vitamina D.
  5. Quanto maior a distância da linha do equador e o lugar onde você vive, maior será a exposição ao sol necessária para gerar vitamina D, pois depende do ângulo de incidência dos raios solares. Canadá, Reino Unido, a maior parte dos EUA estão longe do equador e maior parte do Brasil está perto do equador.
  6. Pessoas com a pigmentação escura da pele podem precisar de 20 a 30 vezes mais exposição à luz solar do que pessoas de pele clara para gerar a mesma quantidade de vitamina D. Por isto, também, o câncer de próstata é muito frequente entre homens negros – é a simples deficiência generalizada de luz solar.
  7. Níveis suficientes de vitamina D são essenciais para a absorção de cálcio nos intestinos. Sem vitamina D suficiente, seu corpo não pode absorver o cálcio, tornando os suplementos de cálcio inúteis.
  8. A deficiência crônica de vitamina D não pode ser revertida rapidamente. São necessários meses de suplementação de vitamina D e de exposição à luz solar para “reconstruir” os ossos e o sistema nervoso.
  9. Mesmo filtros solares fracos (FPS = 8) bloqueiam em 95% a capacidade do seu corpo de gerar vitamina D. É por isto que o uso constante de protetores solares provoca deficiência crítica de vitamina D.
  10.  A exposição à luz solar não gera a produção excessiva de vitamina D em seu corpo, porque ele se auto-regula e produz apenas a quantidade que necessita.
  11. Se a pressão firme do seu osso esterno dói, você pode estar sofrendo de deficiência crônica de vitamina D.
  12. A vitamina D é “ativada” pelos rins e fígado, antes de ser usada pelo organismo e, por isto, doenças renais ou hepáticas podem prejudicar muito a ativação da vitamina D circulante.
  13.  A indústria de protetores solares não quer que você saiba da necessidade de exposição ao sol, porque esta revelação significaria a queda nas vendas de seus produtos.
  14.  A vitamina D é um poderoso “remédio” que o seu próprio corpo produz inteiramente de graça e sem necessidade de prescrição médica!
  15. Algumas substâncias denominadas “antioxidantes” aceleram muito a capacidade do organismo para lidar com luz solar, sem que ela nos provoque danos, também permitem que você fique exposto ao sol duas vezes mais tempo sem danos. Um exemplo de tais antioxidantes é a astaxantina, poderoso “filtro solar interno”. Outras fontes de antioxidantes similares são algumas frutas (açaí, romã, mirtilo, etc.), algumas algas e alguns crustáceos do mar (camarão, “krill”, etc.)

Doenças e condições causadas pela deficiência de vitamina D:

  • A osteoporose é geralmente causada pela falta de vitamina D que provoca deficiência na absorção de cálcio.
  • A deficiência de vitamina D na infância causa o raquitismo, falta de calcificação dos ossos.
  • A deficiência de vitamina D pode agravar o diabetes tipo 2 e prejudicar a produção de insulina pelo pâncreas.
  • Bebês que recebem suplementação de vitamina D (2.000 unidades por dia) tiveram um risco 80% menor de desenvolver diabetes tipo 1 durante os próximos vinte anos.
  • A obesidade prejudica a utilização da vitamina D no organismo e obesos precisam de duas vezes mais vitamina D.
  • A depressão, a esquizofrenia e os cânceres de próstata, de mama ovário e de cólon são frequentes em pessoas com deficiência de vitamina D. Portanto, níveis normais de vitamina D previnem estas doenças.
  • O risco de desenvolver doenças graves como diabetes e câncer é reduzido de 50% a 80% através da exposição simples, à luz solar natural 2 a 3 vezes por semana.
  • A depressão sazonal de inverno, muito comum nos países de clima temperado, é causada por um desequilíbrio da melatonina, devido à menor exposição ao sol.
  •  A vitamina D é utilizada no tratamento da psoríase, doença inflamatória crônica da pele.
  • Deficiência crônica de vitamina D é muitas vezes diagnosticada erradamente como fibromialgia, porque seus sintomas são muito semelhantes: fraqueza muscular e dores.

Estatísticas chocantes da deficiência de vitamina D:

40% da população dos EUA,
32% dos médicos e estudantes de medicina,
42% das mulheres afro-americanas em idade fértil,
48% das meninas de 9 a 11 anos,
até 60% dos pacientes de hospitais,
até 80% dos pacientes do lar de idosos,
76% das mulheres grávidas e
81% das crianças delas nascidas, as quais terão, mais tarde na vida, maior predisposição ao diabete tipo 1, à artrite, à esclerose múltipla e à esquizofrenia.

O que você pode fazer:

A exposição sensata à luz solar natural é a estratégia mais simples, mais fácil e ainda uma das mais importantes para melhorar a saúde. Se mais pessoas lessem estas informações, poderíamos reduzir drasticamente as taxas de várias doenças crônicas. Incito-os que leiam o livro, “Vitamina D – Como um tratamento tão simples pode reverter doenças tão importantes“, pelo Dr. Michael Holick, para obter a história completa sobre a luz solar natural. Você pode encontrar este livro na maioria das livrarias locais ou através da BN.com, Amazon.com, etc. Nota: Este não é um endosso pago ou um link de afiliado. Eu recomendo por causa de sua grande importância na prevenção de doenças crônicas e melhoria da saúde, sem medicamentos ou cirurgias. Este pode ser o livro mais importante sobre saúde que você já leu. Se mais pessoas compreendessem estas informações poderia-se reduzir drasticamente as taxas de doenças crônicas no país e no mundo. A exposição à luz solar é realmente uma das terapias de cura mais poderosas do mundo, superando de longe os melhores esforços de hoje, a chamada “medicina avançada”. Não há nenhuma droga, nenhum procedimento cirúrgico e nenhum procedimento de alta tecnologia que chegou sequer perto do surpreendente poder de cura da luz natural.

E você pode obtê-la gratuitamente. É por isso que ninguém está a promovê-la, é claro.

Fonte original com texto completo: http://www.naturalnews.com/specialreports/sunlight.pdf (autor da tradução desconhecido).

** Se você gostou deste post, por favor considere “curtir” a página Vitamina D – Brasil no Facebook. Participe também do nosso grupo no Facebook.

Leia também

Anúncios

220 comentários sobre “Quinze fatos que você provavelmente nunca soube sobre vitamina D e exposição solar

  1. Achei muito interessante e importantissimo para se ler e saber tudo sobre este assunto. So tenho uma pergunta, o que fazemos entao nos pobres seres humanos que moramos aqui na europa?!!! To arrazada sem saber o que fazer ja que é so a luz natural que resolve. E a dos bancos de bronzeamento? Entao nao é verdade, elas nao serevem de nada?!!

  2. Esclarecimento muito oportuno, tendo em vista que o uso de bloqueadores solares e o trabalho em ambiente fechado, veem aumentando a deficiência de vitamina D – até em pessoas em muito jovens –

  3. Esclarecendo para quem mora na Europa e muitas vezes o frio é tanto que não dá mesmo para sair, ainda mais em época de chuva: a vitamina D como suplemento é totalmente confiável e pode ser tomada sem riscos. é só se informar em uma boa farmácia. as européias são de excelente qualidade. Os europeus são muito longevos, não se preocupe, você não vai ter problemas, além disto muitos alimentos na Europa e aqui nos EUA têm vit D acrescentada!

  4. 2- Passa pelo vidro sim
    http://cancerdepele.net.br/radiacao-ultravioleta
    9 e 13- Não é significante, pois temos várias regiões que ficam expostas que não se passa ou não se podem passar protetor
    http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1008310-5603,00-FILTRO+SOLAR+IMPEDE+A+PRODUCAO+DE+VITAMINA+D+MAS+NAO+PREOCUPA.html
    15- Muito perigoso pensar assim. Os carcinomas de pele não são evitados com o uso desses medicamentos. O recomendado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia é o filtro solar, sempre o adequado à sua pele e à sua necessidade.

  5. tô ligada nessa informação, fico feliz que outras pessoas se interessem por um tema importante, desde que o mundo é mundo, o sol é fonte de energia, e o homem como parte do mundo precisa dele para ter saúde, cuide´se

  6. “A indústria de protetores solares não quer que você saiba da necessidade de exposição ao sol, porque esta revelação significaria a queda nas vendas de seus produtos.”

    Meu Deus, que idiotice esse item. Tem muita gente que SÓ pega sol se for usar protetor. Menos conspiração e mais ciência, ok?

  7. é eu fui ficando na sombra, usando protetores solar para evitar o cancer de pele e um, belo dia em um exame rotineiro foi pedido também a vitamina D: resultado estava com nível tão baixo que estou tomando 30 gotas de vitamina D Pura por dia…..e procuro tomar um pouco de sol quando tem aqui em São Paulo….

  8. Pingback: Quinze fatos que você provavelmente nunca soube sobre vitamina D e exposição solar | Esclerose Múltipla

  9. Com a idade voce vai ver o preço de todo esse excesso de sol.. e uso protetor solar quando necessário pois não sou ignorante: médicos estudam anos para saber o que receitar aos pacientes, mas tomo um pouco de sol sim….mas não é suficiente, preciso da vitamina D….

    • Há essa questão de necessidade de sol e riscos que esse pode causar, cabe a cada um a escolha rosco x beneficio. E me desculpa mas se acreditarmos tão cegamente em todos os médicos os adeusando, os erros graves que provocam morte vão continuar acontecendo.

  10. Sou Assistente Social e trabalho na área de Saúde há 33 anos. Considero de ALTA RELEVÂNCIA, informar e socializar ao máximo o que pode INFLUENCIAR POSITIVAMENTE os hábitos que PODEM NOS MANTER MAIS SAUDÁVEIS. Li todo o Artigo e estou compartilhando.

  11. Pingback: Um olhar mais atento: A relação entre UV, câncer de pele, ataques cardíacos e o risco de morte | Vitamina D – Brasil

  12. Isto tem que ser mais divulgado,pois,as pessoas que não tem acesso a Internet também tem que saber desta maravilha!!!Que o Dr.Michael Holick,use o meio das comunicação mais conhecido de todos a TV.Ex:Globo Reporte, Fantástico, Bem Estar

  13. Estou fazendo meu TCC em vitamina D e PTH e achei muita acessível e explicativo esse artigo. Parabéns, souberam muito bem como chegar ao assunto de forma clara e objetiva. A população precisa saber da importância da absorção solar de vitamina D, mas sem esquecer dos riscos gerados pela exposição solar.

  14. Bah! Eu já fico exposto tempo suficiente andando da minha casa até o ponto de ônibus pra ir pra faculdade (e muitas vezes até dentro do próprio ônibus!). E como tenho costume de passar o bloqueador solar apenas no rosto… 😀

    • Eu faço o mesmo e usava o bloqueador solar também pois já tive problemas; mas em um exame corriqueiro entrei bem: Vitamina D apenas”5%”….o susto do médico foi grande , imagine o meu…e tive de tomar vitamina D pura= 30(trinta) gostas diariamente até que subiu um pouco e também passei a tomar alguns minutos de sol, sem bloqueador…continuando em uso continuo de vit. D pura e além de atenta aos alimentos, minha dieta pois tenho outros problemas momentaneos de saúde……

  15. minha vida mudo pra melhor depois da vitamina D….meu cabelo parou de cai minha pele melhorou muito estou mais disposta, ate na faculdade melhorei estou muito feliz, todos os dias pego 15 minutos de sol..isso é maravilhoso..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s