Vitamina D associada com menor risco de doença hepática gordurosa não alcoólica em homens saudáveis

Um estudo publicado recentemente no Endocriology Journal sugere que tomar figadosuplementos de vitamina D pode ajudar a reduzir risco de doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) em homens aparentemente saudáveis​, independente de síndrome metabólica.

Pesquisas recentes revelam uma associação entre os níveis séricos de vitamina D com a obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. EJ Rhee da Sungkyunkwan University School of Medicine, em Seul, Coréia e colegas conduziram o estudo e determinado que os níveis sanguíneos de vitamina D foram associados com a doença hepática gordurosa não alcoólica em homens aparentemente saudáveis.

Foram incluídos no estudo transversal 6.567 homens coreanos cujas amostras de sangue de 25(OH)D3 foram analisadas e também foram avaliados por ultra-sonografia abdominal para determinar se sofreram qualquer doença hepática gordurosa não alcoólica.

Entre os participantes, 43,6% foram constatados terem DHGNA e 21,1% terem síndrome metabólica.

Os níveis séricos de vitamina D foram encontrados positivamente associados com a idade, cálcio sérico e aspartato aminotransferases e, negativamente, com colesterol total, triglicérides, lipoproteína de baixa densidade e níveis de insulina em jejum.

Os níveis séricos de vitamina D também foram constatados serem significativamente menores naqueles com esteatose hepática, em comparação com aqueles
sem está condição médica. Aqueles no tercil inferior de nível sérico de vitamina D foram constatados em significativo aumento do risco de DHGNA, em comparação com os do tercil mais alto, mesmo após o ajuste para o índice de massa corporal e síndrome metabólica.

Os pesquisadores concluíram que,

“Os participantes com níveis séricos de 25 (OH)D(3) apresentaram um risco significativamente reduzido de DHGNA comparado com o os grupos de 25(OH)D(3) baixos, independentemente da obesidade e síndrome metabólica.”

Referências

High serum vitamin D levels reduce the risk for nonalcoholic fatty liver disease in healthy men independent of metabolic syndrome.

Tradução Vitamina D – Brasil

Fonte FOODCONSUMER

Anúncios

2 comentários sobre “Vitamina D associada com menor risco de doença hepática gordurosa não alcoólica em homens saudáveis

  1. Pingback: A vitamina D dobra a possibilidade de cura no tratamento da hepatite C | Vitamina D – Brasil

  2. Pingback: A vitamina D pode ajudar a parar a fibrose hepática | Vitamina D – Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s