Pílulas de vitamina D associadas à melhor saúde do coração para diabéticos

Suplementos de vitamina D podem melhorar a saúde cardiovascular em diabéticos, diz um vitamin-d-248vv52410novo estudo, com implicações para as doses recomendadas para diabéticos.

Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel e Wolfson Medical Center relatam que doses diárias de de 1.000 UI de vitamina D  por um ano diminuiu significativamente o índice de aumento da aorta central, um preditor de eventos cardiovasculares adversos.

“Os resultados do presente estudo podem ter implicações clínicas para a recomendação diária habitual de vitamina D em pacientes diabéticos” escreveram no Clinical Nutrition .

“Uma vez que os níveis de vitamina D são extremamente baixos nesta população, talvez doses diárias de suplementação mais adequadas de > 1.000 IU/dia sejam recomendadas para alcançar níveis ótimos de vitamina d.”

Saúde do coração

O estudo acrescenta-se a um corpo crescente de comprovações científicas sobre os benefícios cardiovasculares da vitamina do sol em pessoas com ou sem riscos de diabetes. Um estudo publicado no Diabetes Care no ano passado informou que as pessoas com síndrome metabólica podem ter em um menor risco de morte por doenças cardiovasculares, mantendo níveis ideais de vitamina D.

Níveis ideais de vitamina D – definidos como tendo níveis sanguíneos de 25-hidroxivitamina D (25[OH]D) de pelo menos 30 ng/mL – foram associados com uma redução de 66% no risco de mortalidade por doenças cardiovasculares, em comparação com as pessoas com deficiência grave de vitamina D (Diabetes Care, May 2012, Vol. 35, pp. 1158-1164).

Detalhes do estudo

Os pesquisadores israelenses recrutaram 47 pacientes diabéticos do tipo 2 para participar de estudo randomizado, controlado por placebo. Os participantes receberam uma dose diária de vitamina D (1.000 UI por dia) ou placebo por um ano.

Os resultados mostraram que o índice de aumento diminuiu significativamente no grupo de vitamina D (uma diminuição de 7 unidades), em comparação com placebo (uma diminuição de 0,31 unidades).

Não foram observadas alterações em outras medidas, tais como a manutenção dos níveis  saudáveis de açúcar no sangue (homeostase da glicose). No entanto, níveis de adiponectina foram constatados aumentarem ao longo dos 12 meses de suplementação de vitamina D, enquanto essas mudanças não foram observadas no grupo placebo.

“A alteração  da adiponectina circulante, uma proteína de colágeno, como especificamente expressada em células adiposas humanas que desempenha um importante papel na sensibilidade à insulina, inflamação e aterogênese, observada no grupo de vit D, mas não no grupo placebo, é de interesse,”escreveram os pesquisadores.

“Desde que a adiponectina emergiu como uma importante ligação entre aterosclerose e resistência à insulina, bem como um preditor independente de doença vascular aterosclerótica, o aumento mesmo marginal em níveis de adiponectina circulante durante a suplementação de vitamina d como um mecanismo potencial de maior rigidez arterial pode também ser considerado.”

Considerando que o estudo incluiu um número  de participantes e um número relativamente grande dessas pessoas o abandonou, os pesquisadores chamam para maiores estudos estabelecendo os benefícios de suplementação de vitamina D na saúde vascular, bem como seu impacto clínico sobre os resultados cardiovasculares em diabéticos tipo 2.

Referências

“Effect of high doses of vitamin D on arterial properties, adiponectin, leptin and glucose homeostasis in type 2 diabetic patients” Authors: A. Breslavsky, J. Frand, Z.Matas, M. Boaz, Z. Barnea, M. Shargorodsky

Fonte nutraingredients-usa.com

Leia também

Anúncios

Um comentário sobre “Pílulas de vitamina D associadas à melhor saúde do coração para diabéticos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s