A vitamina D e o risco de hipertensão futura

Uma meta-análise publicada no European Journal of Epidemiology relata que, se você pressao-altaestá suficiente em vitamina D, você pode ter uma diminuição do risco de pressão alta. Hipertensão arterial não controlada pode levar a um ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, síndrome metabólica e até mesmo insuficiência cardíaca.

Pesquisadores incluíram oito publicações discutindo onze estudos em suas análises. Sete dos estudos relataram níveis de vitamina D como níveis séricos e quatro relataram a ingestão de vitamina D na dieta. Os participantes foram acompanhados por um intervalo de 1 a 14 anos.

De 283.500 indivíduos, 33.800 relataram hipertensão, ou pressão alta, durante o acompanhamento. Os autores descobriram que ter níveis de vitamina D entre o topo e um terço nos participantes diminuiu o risco de hipertensão em 30%. Para cada aumento de 10ng/ml no status de vitamina D houve uma diminuição de 12% do risco de hipertensão.

Os autores não encontraram nenhum efeito significativo em estudos que avaliaram os níveis de vitamina D com a ingestão de fontes alimentares.

Os autores solicitam pesquisas adicionais para “determinar se a terapia de vitamina D pode ser benéfica na prevenção ou no tratamento da hipertensão.”

Referências

Kunutsor SK, Apekey TA, Steur M. Vitamin D and risk of future hypertension: meta-analysis of 283,537 participants. European Journal of Epidemiology. March 2013.

High blood pressure (hypertension). Complications. Mayo Clinic. August 2012.

Tradução Vitamina D – Brasil

Fonte Vitamin D Council

Leia também

Anúncios

Um comentário sobre “A vitamina D e o risco de hipertensão futura

  1. Pingback: O risco de hipercalcemia em negos tomando hidroclorotiazida e vitamina D | Vitamina D – Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s