Potenciais benefícios imunes de níveis pronunciados de vitamina D, mostra estudo controlado randomizado

A melhora dos níveis de vitamina D irá afetar significativamente a expressão de genes que 1962_happy_woman_standing_in_suntêm uma grande variedade de funções importantes relacionadas ao câncer, doenças auto-imunes e doenças cardiovasculares, de acordo com uma pesquisa publicada hoje na revista PLoS ONE.

Este estudo piloto randomizado, duplo-cego, incluindo a suplementação de vitamina D de 400 UI ou 2.000 UI por dia de vitamina D3, durante 2 meses a 8 adultos saudáveis. As amostras de células brancas do sangue foram recolhidas na linha de base e novamente no final do estudo de dois meses. Os pesquisadores realizaram uma análise de expressão gênica nas amostras para ver se a sua atividade havia sido alterada como resultado da suplementação.

No final do estudo, o grupo que suplementou a 2.000 UIs /dia havia atingido um nível de vitamina D de 34 ng/ml, enquanto que a 400 UI/dia haviam alcançado 25 ng/ml. Os autores verificaram que entre os participantes com um aumento no nível de vitamina D, verificou-se uma alteração de 1,5 vezes na expressão de 291 genes. Outras análises revelaram que as funções biológicas associadas com os 291 genes estão relacionadas com 160 rotas biológicas relacionadas com o câncer, doenças cardiovasculares, doenças infecciosas e desordens auto-imunes.

“Não houve diferença significativa na expressão de 66 genes na linha de base entre os sujeitos com deficiência de vitamina D (25(OH D <20 ng/ml) e os indivíduos com nível de 25(OH)D > 20 ng/ml. Depois da suplementação de vitamina D3  a expressão destes 66 genes foi semelhante para ambos os grupos “, explicam os autores.

Estudos anteriores relatam associação entre a deficiência de vitamina D e resultados adversos de saúde. O presente estudo desenvolve o assunto e fornece evidências de que níveis suficientes de vitamina D desempenham um papel importante na melhoria da saúde imune e diminuição dos riscos de doenças.

Os autores concluem, ” Este estudo revela pela primeira vez, as impressões digitais moleculares que ajudam a explicar os benefícios de saúde não esqueléticos da vitamina D. ” Eles solicitam mais pesquisas para confirmar suas observações.

Referências

Hossein-nezhad A, Spira A, Holick MF. Influence of vitamin D status and vitamin D3 supplementation on genome wide expression of white blood cells: A randomized double-blind clinical trial. PLOS ONE. March 20, 2013.

Tradução Vitamina D – Brasil

Fonte Vitamin D Council

Leia também:

Anúncios

3 comentários sobre “Potenciais benefícios imunes de níveis pronunciados de vitamina D, mostra estudo controlado randomizado

  1. Pingback: Os efeitos da vitamina D sobre a saúde músculo-esquelética, imunidade, auto-imunidade, doenças cardiovasculares, câncer, fertilidade, gravidez, demência e mortalidade: Uma revisão de evidências recentes | Vitamina D – Brasil

  2. Pingback: Vitamina D melhora a qualidade de vida na doença de Crohn | Vitamina D – Brasil

  3. sou de sao paulo e sempre perbeci pois sou uma obsevadora da natureza. Q a maioria das pessoas do norte ou nordeste tem uma maior disposicao fisica q as pessoas do sul será q a exposicao do sol e uma maior capitacao da vit. d estaria por tras disti.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s