Turbine seu cérebro com a luz do sol

Pesquisadores acreditam que a vitamina D3 aja protegendo o cérebro contra imageso envelhecimento, aumentando a memória geral e a função cognitiva. Isto é cogitado ser feito pelo do aumento dos níveis de antioxidantes protetores, aumento dos hormônios chaves e a supressão de um sistema imunológico hiperativo, que pode inflamar os circuitos neurológicos. Sol carrega seu cérebro para função máxima cognitiva. O sol provê nosso corpo com estresse essencial através de sua radiação UV. Esse estresse de radiação UV sinaliza uma molécula na pele (7-desidrocolesterol) para conversão da forma ativa da vitamina D3 (colecalciferol) no corpo.

A vitamina D é mais hormônio que vitamina

Pela sua função a vitamina D se assemelha mais a um hormônio que uma vitamina. Hormônios são mensageiros químicos que interagem com receptores celulares para produzir respostas biológicas específicas. Calcitriol, a forma ativa da vitamina D, é, sem dúvida, o mais poderoso hormônio no corpo. Ele tem a capacidade de ativar mais 2.000 genes (cerca de 10 por cento do genoma humano).

Há receptores da vitamina D em todo o sistema nervoso central e regiões críticas do cérebro, incluindo o hipocampo. Pesquisadores concluíram que a vitamina D ativa e desativa as enzimas no cérebro e no fluido cerebrospinal envolvidas no crescimento dos nervos, densidade sináptica e síntese de neurotransmissores.

A vitamina D3 também foi demonstrada aumentar a produção de glutationa nas células neurais, protegendo-as contra os danos causados pelo estresse oxidativo. A vitamina D também ajuda a modular o sistema imunológico, reduzindo as inflamações em todo o corpo.

A vitamina D estimula a aceleração cognitiva

Um estudo de 2.009 liderado por cientistas da Universidade de Manchester, na Inglaterra, analisou os níveis de vitamina D e o desempenho cognitivo em mais de 3.100 homens com idades entre 40 e 79 anos, em oito países diferentes, em toda a Europa. Os dados mostraram que pessoas com menores níveis de vitamina D exibiram velocidades de processamento cognitivo mais lentas.

A deficiência de vitamina D é uma epidemia atual em nossa sociedade que afeta 90 por cento da população mundial. De acordo com o especialista em vitamina D Michael Holick, “Estimamos que a deficiência de vitamina D seja a doença mais comum no mundo.” É nítido que a maior parte das pessoas não está recebendo o suficiente da saudável exposição solar.

A deficiência de vitamina D aumenta os processos degenerativos do cérebro

Um estudo de 2010, publicado no Archives of Internal Medicine, mostrou que aqueles que são classificados como deficientes em vitamina D foram 42% mais propensos a ter comprometimentos cognitivos. Enquanto aqueles classificados como severamente deficiente foram 394% mais propensos a ter comprometimentos cognitivos.

“As chances de comprometimento cognitivo aumentam conforme os níveis de vitamina D diminuem”, diz o autor do estudo David Llewellyn. “Dado que a deficiência de vitamina D e a demência sejam comuns no mundo todo, esta é uma preocupação de saúde pública.”

Dicas para saudável exposição ao sol e produção de vitamina D

A quantidade ideal de exposição solar deve produzir algo na faixa de 10.000 a 20.000 UI de vitamina D3. Isso depende da quantidade de partes do corpo expostas, da intensidade ou o ângulo do sol e da cor da pele do indivíduo.

Esta é a quantidade aproximada de tempo de exposição solar necessária a cada tipo individual de pele para obter adequados 10.000 a 20.000 UI, considerando que pelo menos 60 por cento do corpo esteja exposto à luz solar. O que equivale à banhos de sol intencionais. Deve-se obter essa quantidade pelo menos três vezes por semana, a fim de otimizar totalmente os níveis de vitamina D3.

1. Pele clara = 15 a 20 minutos diários
Pele média = 25 a 30 minutos diários
Pele escura = 40 a 45 minutos diários

2. Use extrato de óleo de coco, aloe vera e/ou chá verde como um hidratante, antes e depois da exposição ao sol, para adicionar proteção antioxidante.

3. Se a luz solar adequada não estiver disponível ou atingível, então, suplementar com 8.000 a 10.000 UI de vitamina D3 diariamente.

Referências:

http://www.naturalnews.com/026811_Vitamin_D_healthy_brain.html
http://www.naturalnews.com/029764_vitamin_D_healthy_skin.html
http://www.SparkPeople.com
http://archinte.jamanetwork.com/article.aspx?articleId=225745
http://www.scientificamerican.com
http://www.naturalnews.com/033035_sun_exposure_sunscreen.html

Tradução Vitamina D – Brasil

Fonte NaturalNews.com

** Se você gostou deste post, por favor considere “curtir” a página Vitamina D – Brasil no Facebook.

Leia também:

Última atualização de página em 17 de setembro de 2014.

Anúncios

10 comentários sobre “Turbine seu cérebro com a luz do sol

    • A melhor hora é quando vc estiver em pé no sol e sua sombra estiver igual a sua altura ou maior. Isso nãoé mito, nem simpatia. É ciência. No inverno, por exemplo, dificlmente o sol ficará a pinho – menor que sua sombra. QQ. dúvida pesquise no google: Vit. D. Dr. Cícero – horário para o sol.

  1. Pingback: A vitamina D pode ajudar alguns pacientes de Parkinson | Vitamina D – Brasil

  2. Pingback: Novo estudo: O papel da vitamina D na saúde e nas doenças do sistema nervoso | Vitamina D – Brasil

  3. Pingback: Quer se sentir melhor? Tente um pouco de luz solar! | Vitamina D – Brasil

  4. Pingback: A vitamina D deixa você mais inteligente? | Vitamina D – Brasil

  5. Amélia Nunes
    Gostaria de agradecer as informações sobre a deficiência da Vitamina D.
    Pois estou neste caso com 19 e dentro da referência normal seria 30, portanto, estou deficiente dessa vitamina.
    Fiz exame de sangue e estou preocupada, tenho 77 anos , mas sou muito ativa, além de dançar todas as semanas com meu marido que tem a mesma idade. Levarei ao médico o resultado e vou fazer os conselhos aqui encontrados. Acho que logo vou entrar no normal.
    Obrigada, muito obrigada!

  6. Olá, moro em Curitiba e aqui faz muito pouco sol. Além disso, é frio, o que dificulta a expor o corpo para o sol. Outro problema é a rotina de trabalho que não permite tempo para tomar sol. Pergunto: a suplementação pode ser um caminho?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s