Estudo constata que tratamento para EM aumenta a produção de vitamina D

Pesquisadores do Instituto de Pesquisa Menzies na Tasmânia descobriram que um dos 1862_paper_sun_and_cloudsprincipais tratamentos para a esclerose múltipla (EM) pode aumentar a quantidade de vitamina D que os pacientes  produzem quando expostos ao sol.

O estudo publicado no Neurology descobriu que os pacientes que tomam interferon beta (IFN-β) para o tratamento da EM apresentaram maiores níveis de vitamina D em relação àqueles que não utilizam nenhum tratamento ou de outras formas de tratamento.

Os pesquisadores incluíram dados de 178 pessoas com EM vivendo no sul da Tasmânia que participaram do Estudo Longitudinal de EM (2002 a 2005). Os níveis de vitamina D dos participantes foram medidos duas vezes por ano, juntamente com questionários abordando o status do tratamento do IFN-β.

Os pesquisadores constataram que os pacientes com IFN-β produziam quase três vezes 25(OH)D por hora de exposição ao sol em comparação com pacientes sem IFN-β.

“O aumento da vitamina D foi devido a um aprimoramento da associação entre o sol e a vitamina D, em quantidades similares de exposição ao sol sobre aqueles que não tomaram o interferon beta”, disse o autor Dr. Niall Stewart.

Os autores também descobriram que os participantes com níveis suficientes de vitamina D em tratamento com IFN-β  tiveram um risco menor de reincidência, quando comparados a pacientes com níveis insuficientes de vitamina D.

Os autores concluem,

“A terapia do IFN-β  está associada a uma maior produção de vitamina D pela exposição solar, o que sugere que parte dos efeitos terapêuticos do IFN-β em recaídas da EM pode ser por meio da modulação do metabolismo da vitamina D. Estes achados sugerem que pessoas sendo tratadas com IFN-β deveriam ter o status de vitamina D monitorados e mantidos na faixa de suficiência. “

Referências

Stewart N, et al. Interferon-β and serum 25-hydroxyvitamin D interact to modulate relapse risk in MS. Neurology. June 2012.

Tradução Vitamina D – Brasil

Fonte Vitamin D Council

Leia também:

Anúncios

4 comentários sobre “Estudo constata que tratamento para EM aumenta a produção de vitamina D

  1. Pingback: Exposição solar melhora tremendamente os sintomas da EM – pesquisa | Vitamina D – Brasil

  2. Pingback: A relação da vitamina D com a esclerose múltipla no Brasil: pesquisa | Vitamina D – Brasil

  3. Pingback: A exposição solar e o risco de esclerose múltipla na Noruega e na Itália: estudo | Vitamina D – Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s