Vitamina D pode ajudar os níveis de insulina em obesos

Suplementos de vitamina D podem ajudar crianças e adolescentes obesos a controlar seus 1844_man_belly2níveis de açúcar no sangue, o que pode ajudar a evitar diabetes, dizem pesquisadores americanos.

Catherine Peterson, da Universidade de Missouri e colegas estudaram 35 crianças e adolescentes obesos e pré-diabéticos que estavam em tratamento no programa de obesidade e diabetes em adolescentes da universidade.

Todos tinham níveis de vitamina D insuficientes ou deficientes e tinham dietas e níveis de atividade semelhantes.

Metade dos participantes do estudo foram divididos aleatoriamente em uma alta dose de suplemento de vitamina D ou placebo diariamente durante seis meses, disse Peterson.

O estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, constatou que aqueles que tomaram o suplemento desenvolveram níveis suficientes de vitamina D e reduziram a quantidade de insulina no sangue.

“Ao aumentar a ingestão de vitamina D isolada, temos uma resposta que era quase tão poderosa quanto a que vimos utilizando um medicamento de prescrição”, disse Peterson em um comunicado. “Nós vimos uma diminuição nos níveis de insulina, o que significa melhor controle glicêmico, apesar de não ter havido mudança no peso corporal, ingestão ou atividade física.”

A dose de vitamina D dada aos adolescentes obesos no estudo não era recomendada a todos, disse Peterson.

“Para os médicos, a mensagem principal da pesquisa é verificar o status da vitamina D de seus pacientes obesos, porque eles são propensos a ter quantidades insuficientes”, disse Peterson. “Adição de suplementos de vitamina D para as suas dietas podem ser um complemento eficaz para o tratamento da obesidade e da resistência à insulina associada.”

Referências

“Correcting vitamin D insufficiency improves insulin sensitivity in obese adolescents: a randomized controlled trial”. Autores: Anthony M Belenchia, Aneesh K Tosh, Laura S Hillman e Catherine A Peterson

Tradução Vitamina D – Brasil

Fonte UPI.com

Leia também:

Anúncios

Um comentário sobre “Vitamina D pode ajudar os níveis de insulina em obesos

  1. Passamos a prescrever a vitamina D com mais frequência em minha clínica que atende em sua maioria idosos. Acredito que uso profilático seja importante também.

    Dr Gerdil de Azeredo Cardiologista, pós em Genética Médica e Biologia Molecular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s