Vitamina do sol – Uma potente defesa contra novas cepas de tuberculose mortal

Com as superbactérias da tuberculose resistentes aos antibióticos em ascensão em todo o imagesmundo, os remédios naturais são cada vez mais importantes para combater a propagação desta grave doença. O consumo de níveis adequados de vitamina D é crucial não apenas para um sistema imunitário saudável, mas também para provocar a produção de péptidos antimicrobianos que inibem especificamente a bactéria. Como uma defesa barata e extremamente eficaz, esta humilde vitamina deve desempenhar um papel de liderança na dieta diária de todos.

A ascensão das  superbactérias da tuberculose

Conforme revelado no artigo da NaturalNews, “Especialistas em saúde alertam para a ameaça mundial da tuberculose incurável”, novas variedades perigosas da bactéria da tuberculose (TB) estão se tornando assustadoramente mais prevalentes. As intervenções médicas modernas podem se provar serem completamente inúteis em um futuro próximo, devido ao fato de que 30 por cento dos novos casos de tuberculose são da variedade resistente aos antibióticos (MDR). Mas não temos que nos esconder em nossas casas na esperança de não sermos expostos. Em vez disso, uma medida de ação preventiva pode manter famílias e comunidades em segurança.

A vitamina D fornece um raio de esperança

Mais uma vez, a vitamina d oferece proteção contra a doença onde a medicina convencional falha. Em um estudo publicado pela Science, pesquisadores descobriram que a vitamina D não apenas provocou uma resposta imune elevada para Mycobacterium tuberculosis, mas também apoiou uma “indução dos peptídeos antimicrobianos catelicidinas” que destroem as bactérias. Além disso, uma pesquisa  na Indonésia descobriu que a recuperação foi acelerada pelo uso da vitamina D em pessoas que estavam com a doença. 67 pacientes com tuberculose foram avaliados por oito meses na Clínica de Pneumologia do Hospital Cipto Mangunkusumo em Jacarta. Os participantes receberam vitamina D ou placebo em um estudo randomizado, duplo-cego durante seis semanas de tratamento. Cem por cento daqueles que receberam a vitamina D apresentaram melhoras significativas em relação aos 76,7 por cento do grupo placebo.

A vitamina do sol, historicamente usada para prevenir e tratar a tuberculose

Sob a forma de óleo de fígado de bacalhau e de luz solar, foi amplamente utilizada no século 19 e início do século 20 no combate à tuberculose. O professor Sir Malcom Greene acredita que a “prescrição” generalizada de óleo de fígado de bacalhau pelos médicos durante esse tempo desempenhou um papel notável na redução das taxas da doença. A helioterapia, também conhecida como a terapia do sol, também era comum. Em “Tuberculosis – How Effective Is Cod Liver Oil?” Greene observa:

“O papel da vitamina D na luta contra a tuberculose proporciona uma base racional para a terapia da luz do sol, que foi amplamente praticada em pacientes em sanatórios antes da quimioterapia se tornar disponível, pelo que a vitamina D é sintetizada na pele quando exposta ao sol. Pacientes foram tirados de seus leitos e deitados ao sol no verão e no inverno e muitos foram enviados para a Suíça e outros países ensolarados para tratamento.”

Com os antibióticos progressivamente sem êxito na prevenção e tratamento da tuberculose, parece que temos um círculo fechado. O uso tradicional da vitamina D pode em breve ultrapassar os limites da medicina convencional. Como um nutriente poderoso e econômico, a vitamina D vem a ser uma excelente aliada contra os perigos bastante reais desta doença fatal.

Referências

Tradução Vitamina D – Brasil

Fonte NaturalNews.com

Leia também:

Anúncios

Um comentário sobre “Vitamina do sol – Uma potente defesa contra novas cepas de tuberculose mortal

  1. Pingback: Trate sua SCI naturalmente com vitamina D: pesquisa | Vitamina D – Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s