A vitamina D pode ajudar a parar a fibrose hepática

Se você sofre de fibrose hepática, você poderá desejar tomar suplementos de vitamina D shutterstock_72619849-e1347670059143para manter saudáveis os níveis séricos desta vitamina do sol, pois um novo estudo no journal Cells sugere que este hormônio (na verdade, não é uma verdadeira vitamina) pode ajudar a tratar a doença que de outro modo poderia potencialmente levar a uma doença hepática mais grave.

Pesquisadores no Salk Institute conduziram o estudo e descobriram que uma forma sintética da vitamina D, um medicamento chamado calcipotriol, que foi já aprovado pelo Food and Drug Administration para o tratamento da psoríase, pode parar a resposta fibrótica nas células do fígado de ratos, o que sugere que a vitamina D poderia ser usada para o tratamento de fibrose hepática em humanos.

A fibrose hepática no Ocidente é causada principalmente por infecções crônicas do vírus da hepatite, como a hepatite B e C, o consumo de álcool, e a esteato-hepatite não alcoólica.

“Porque atualmente não há medicamentos eficazes para a fibrose hepática, acreditamos que nossos resultados abririam uma nova porta para o tratamento”, disse o autor principal Dr. Ronald M. Evans no laboratório de expressão de gênica de Salk e no centro de Helmsley de medicina genômica do instituto.

Os estudos iniciais indicam que a vitamina D desempenhe um papel na fisiologia do fígado. Os autores do estudo encontraram elevados níveis de receptores de vitamina D nas células  estreladas hepáticas que podem ser facilmente feridas, causando a expansão da fibrose hepática. O elevado número de receptores de vitamina D sugere que ela tenha um grande impacto sobre a saúde do fígado.

Os pesquisadores disseram que os ensaios clínicos estão sendo planejados para testar o analógico de vitamina D, o que os pesquisadores acreditam seja melhor que a vitamina D natural , em sua eficácia no tratamento da fibrose hepática.

Pesquisas muitas vezes são realizadas apenas com análogos da vitamina D, e não com a vitamina D natural por alguns motivos, primeiro, vitamina D natural é fácil de decompor-se perdendo sua potência, em segundo, o consumo elevado de vitamina D natural pode conduzir a hipercalcemia, ou o cálcio elevado no sangue, micção frequente, fraqueza muscular
e dor nas articulações, entre outras coisas, e, terceiro, a vitamina D sintética é patenteável.

A vitamina D tem sido conhecida por desempenhar um papel em mais de 100 condições de saúde e de doenças, incluindo diabetes tipo 2, câncer, depressão e doenças do coração. Independentemente da eficácia da vitamina D no tratamento da fibrose hepática, os leitores do Food Consumer devem fazer o que for preciso para se certificarem de que possuem níveis séricos suficientes de vitamina D para outros problemas de saúde se não para doenças hepáticas.

Referências

“A Vitamin D Receptor/SMAD Genomic Circuit Gates Hepatic Fibrotic Response”. Autores: Ning Ding, Ruth T. Yu, Nanthakumar Subramaniam, Mara H. Sherman, Caroline Wilson, Renuka Rao, Mathias Leblanc, Sally Coulter, Mingxiao He, Christopher Scott, Sue L. Lau, Annette R. Atkins, Grant D. Barish, Jenny E. Gunton, Christopher Liddle, Michael Downessend email e Ronald M. Evan.

Tradução Vitamina D – Brasil

Fonte FoodConsumer.org

Leia também:

Anúncios

5 comentários sobre “A vitamina D pode ajudar a parar a fibrose hepática

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s