Redução dos níveis de vitamina D associada à pneumonia

Um breve relatório publicado online em 17 de abril de 2013 do Journal of Epidemiology older-couple-siaand Community Health, revela um efeito protetor para os níveis mais elevados de vitamina D contra o risco de desenvolvimento de pneumonia.

O estudo incluiu 723 homens e 698 mulheres com idades entre 53 e 73 anos, inscritos no Estudo dos Fatores de Risco das Doenças Isquêmicas do Coração em Kuopio. Os indivíduos estavam livres de pneumonia e outras doenças pulmonares no início da pesquisa. As amostras de soro sanguíneo obtidas no momento da inscrição foram analisadas quanto aos níveis de 25-hidroxivitamina D3, cuja média foi de 17,43 ng/mL. Os participantes foram acompanhados por uma média de 9,8 anos, em que 73 pessoas foram hospitalizadas pelo menos uma vez, devido à pneumonia.

Um maior risco de pneumonia foi observado em associação com aumento da idade. Os pesquisadores Alex Aregbesola e colegas da Universidade do Leste da Finlândia do Instituto de Saúde Pública e Nutrição Clínica descobriram que homens e mulheres cujos níveis séricos de 25-hidroxivitamina D3 estavam no menor tercil entre os participantes tiveram 2,6 vezes o risco de contrair pneumonia, em comparação com aqueles cujos níveis eram mais elevados. Os homens foram mais propensos a desenvolverem pneumonia que as mulheres e os fumantes mais propensos que os não-fumantes. O ajuste dos dados para vários fatores não modificou os resultados.

O presente estudo é o primeiro a demonstrar uma associação entre os níveis insuficientes de vitamina D e um maior risco de pneumonia entre indivíduos que estão envelhecendo, na população geral. Os resultados corroboram com os da pesquisa anterior, que indicaram que a redução dos níveis de vitamina D está associada a um maior risco de infecções. Nos países do norte, como a Finlândia, a exposição ao sol durante o inverno é insuficiente, necessitando de suplementação de vitamina D. Os autores sugerem que a deficiência de vitamina D seja um problema de saúde pública e recomendam novas pesquisas.

Referências

“Serum 25-hydroxyvitamin D3 and the risk of pneumonia in an ageing general population”. Autores: Alex Aregbesola, Sari Voutilainen, Tarja Nurmi, Jyrki K Virtanen, Kimmo Ronkainen, Tomi-Pekka Tuomainen.

Tradução Vitamina D – Brasil

Fonte LifeExtension

Leia também:

Anúncios

Um comentário sobre “Redução dos níveis de vitamina D associada à pneumonia

  1. Pingback: Baixos níveis de vitamina D associados aos distúrbios respiratórios | Vitamina D – Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s