Walter Feldman pede audiência pública para discutir o papel da vitamina D na saúde

O deputado Walter Feldman (SP) solicita a realização de audiência pública na Walter-Feldman-Foto-George-Gianni-300x200Comissão de Seguridade Social e Família para debater o papel da vitamina D na saúde pública do Brasil. O tucano quer convidar o Dr. Michael F. Holick, maior especialista mundial em vitamina D e autor do livro “Vitamina D – Como um tratamento tão simples pode reverter doenças tão importantes” e o Dr. Cícero Galli Coimbra, professor do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Universidade Federal de São Paulo e maior autoridade brasileira sobre o tema.

Conforme destacou o tucano, grande parte da população mundial sofre com baixos índices da vitamina D, decorrente da pouca exposição ao sol. Segundo ele, essa vitamina atua na prevenção, tratamento e até na cura de diversas patologias, desde doenças ósseas a distúrbios mentais e doenças autoimunes. “A hipovitaminose é um problema de saúde pública. O brasileiro deixou de tomar sol com medo especialmente do câncer de pele e isso está levando não só o Brasil, mas o mundo, a uma epidemia global de baixos índices de vitaminada D muito grave. Isso compromete os sistemas ósseo, muscular e imunológico, o que ocasiona uma quantidade maior de infecções, de doenças autoimunes e até de câncer”, explicou nesta sexta-feira (10).

De acordo com Feldman, a exposição ao sol é a única fonte capaz de prover a quantidade suficiente da vitamina para suprir as necessidades fisiológicas, visto que as fontes alimentares são irrisórias. O parlamentar afirmou que o uso indiscriminado de protetores solares impede a absorção da vitamina. Diante disso, o deputado destaca a relevância do debate com os pesquisadores. “A importância de trazê-los é que eles têm sido as pessoas destacadas no tratamento do uso da vitamina D”, resumiu.

Feldman é autor de projeto de lei que visa garantir um período diário mínimo de exposição ao sol para assegurar à população a manutenção de taxas adequadas de vitamina D. Segundo o texto, os brasileiros deverão usufruir do sol no mínimo 15 minutos por dia, três vezes por semana. A proposta determina também que o leite seja enriquecido com a vitamina. “Nós apresentamos esse projeto para as pessoas tomarem sol, sem nenhum risco, de maneira orientada, e a colocação da vitamina D em algum alimento, particularmente o leite, o que já vem sendo feito na Europa e nos Estados Unidos”, afirmou.

O deputado destacou pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp), segundo a qual o percentual da população paulistana afetada com deficiência da vitamina D atinge 77% no inverno e 40% no verão. Feldman ressaltou que o problema é causa determinante de aumento nos gastos públicos e privados também no Brasil, além de ser extremamente prevalente nas populações urbanas, mesmo em países tropicais.

Fonte Portal PSDB

Leia também:

Anúncios

7 comentários sobre “Walter Feldman pede audiência pública para discutir o papel da vitamina D na saúde

  1. Excelente iniciativa. como atendo muitos idosos é rotina prescrever cálcio e vitamina D3. Recentemente inclui em muitos pacientes a vitamina D3 isolada ou combinada em polivitamiínicos.

    • Achei fantástica a clareza do Walter Feldman, tem alguém inteligente ‘lá’!
      Agora, 15 minutos de sol 3 vezes por semana não chega nem perto de suprir a carência antiga, depois tem o fato de que a pessoa precisa estar com um mínimo de roupa, de não tomar banho em seguida, de ter sol, e vários outros fatores. A Escócia está distribuindo vitamina D para a população e esta é a solução, se acompanhada de uma campanha educativa, pois deve ser acompanhada do uso do magnésio e às vezes, do cálcio.

  2. Finalmente surge uma esperança,p que outros medicos conheçem e valorizem o protocolo do Dr Cicero
    Galli,fico muito feliz e espero que realmente seja levado a adiante este projeto!!

  3. Eu acreditei desde o começo quando conheci o tratamento do DR.Cícero Galli Coimbra. Minha cunhada que “TINHA”ESCLEROSE MÚLTIPLA, fez tratamento muitos anos seguindo a risca a dieta que o Dr. Cícero passou, e posso dizer que após grandes abalos emocionais ela não teve uma crise sequer.Gracas ao tratamento com a vitamina D e a prescrição de tomar sol diariamente por um período da manhã, fez com que ela hoje apresente apenas as sequelas que tem. Só de não ter crises há mais de 8 anos é uma grande vitória. Dr. Cícero merece o reconhecimento pelo seu trabalho perante ao Conselho Federal de Medicina no Brasil, pois fora do nosso país ele é mais que conceituado.Parabéns Dr. Cícero por mais uma batalha vencida. Abraços, Rita Ramos Reis.

  4. Pingback: Universidade de Boston noticia a vinda de Michael Holick ao Brasil | Vitamina D – Brasil

  5. Excelente iniciativa visto que mesmo o alimento mais rico em D3 ainda está muito longe de suprir as necessidades da vitamina em nosso organismo. Para se conseguir o equivalente a 20 minutos de um banho de sol de corpo inteiro, seria necessário ingerir 500 gemas de ovo ou 7 kilos de sardinha !!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s