Novo estudo: O efeito da vitamina D na resistência à insulina em pacientes com diabetes tipo 2

Durante a última década, numerosas doenças não-esqueléticas foram relatadas estarem m220851715associadas com a deficiência de vitamina D, incluindo o diabetes mellitus tipo 2 (DM2). Diferentes estudos fornecem evidências de que a vitamina D possa desempenhar um papel funcional na tolerância à glicose através dos seus efeitos sobre a secreção de insulina e a sensibilidade à insulina. Um novo estudo no Irã, publicado online em 26 fevereiro na revista Diabetology and Metabolic Syndrome, avaliou os efeitos da suplementação de vitamina D na resistência à insulina em pacientes com DM2.

Pesquisadores do Centro de Pesquisas das Desordens da Tireóide e do Departamento de Endocrinologia, da Universidade de Ciências Médicas, no Irã recrutaram cem pacientes com DM2 (70% mulheres e 30% homens), com idades entre 30 e 70 anos, para participarem do estudo. Eles foram avaliados quanto à clínica e bioquímica. A insulina sérica, níveis de 25(OH)D e HOMA-IR (Homeostasis Modelo f Assessment – Insulin Resistance) foram calculados. Todas as medições foram realizadas no inicio e no final do estudo. Os pacientes receberam 50.000 UI de vitamina D3 oralmente por semana, durante oito semanas. Após o estudo os autores concluíram:

“Os nossos dados mostraram melhorias significativas na GPJ, insulina e HOMA-IR após o tratamento com vitamina D, sugerindo que a suplementação de vitamina D possa reduzir a resistência à insulina em diabetes. Recomenda-se que a suplementação de vitamina D deva ser incluída no tratamento do diabetes tipo 2”.

Fonte

“The effect of vitamin D on insulin resistance in patients with type 2 diabetes”. Autores Afsaneh Talaei, Mahnaz Mohamadi e Zahra Adgi.

Leia também:

Anúncios

Um comentário sobre “Novo estudo: O efeito da vitamina D na resistência à insulina em pacientes com diabetes tipo 2

  1. Pingback: Nìveis de vitamina D e a incidência de diabetes tipo 2: Uma meta-análise de estudos prospectivos | Vitamina D – Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s