Baixos níveis de vitamina D associados aos distúrbios respiratórios

Baixos níveis de vitamina D estão associados à distúrbios respiratórios, de acordo com umashutterstock_123178315-e1368563960105-620x408 nova pesquisa publicada no Journal of the American Geriatrics Society.  Algumas doenças respiratórias comuns previamente associadas com baixos níveis de vitamina D incluem a asma, infecções do trato respiratório superior e inferior, pneumonia, tuberculose e outras.

Vasant Hirani, PhD, do Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública da University College London Medical School, relata uma associação inversa entre o status de vitamina D e incidência de doenças respiratórias.

Dr Hirani coletou dados sobre 2.070 adultos com 65 anos ou mais que participaram da pesquisa Health Survey for England de 2005. Os níveis de vitamina D foram avaliados, juntamente com distúrbios auto-referidos de longo prazo do trato respiratório, dados demográficos e fatores relevantes do estilo de vida.

Os participantes que estavam severamente deficientes (<14 ng/ml) foram duas vezes mais propensos a sofrerem de uma doença respiratória que aqueles no quartil mais elevado (> 25 ng/ml). Os participantes com deficiência moderada (14 a 20 ng/ml) tinham aumento de 1,75 da probabilidade de sofrerem de uma doença respiratória.

Dr Hirani, explica: “Garantir níveis de 25(OH) D adequados é de importância para a saúde pública das populações idosas que vivem em latitudes do norte e pode ser uma maneira eficaz de prevenir infecções respiratórias concomitantes e complicações relacionadas em pessoas mais velhas. Mais estudos são necessários para investigar se a suplementação de vitamina D pode reduzir a incidência e as exacerbações de doenças respiratórias. ”

Já existem algumas pesquisas na área, incluindo um estudo que constatou que a suplementação de vitamina D reduziu as exacerbações da doença pulmonar obstrutiva crônica nos severamente deficientes.

Referências

Hirani V. Associations between vitamin D and self-reported respiratory disease in older people from a nationally representative population survey.

Tradução Vitamina D – Brasil

Fonte Vitamin D Council

Leia também:

Anúncios

3 comentários sobre “Baixos níveis de vitamina D associados aos distúrbios respiratórios

  1. Pingback: Níveis mais baixos de vitamina D associados à duas vezes o risco de doenças respiratórias | Vitamina D – Brasil

  2. Pingback: A exposição à fumaça do cigarro pode contribuir para deficiência de vitamina D? | Vitamina D – Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s