Nìveis de vitamina D e a incidência de diabetes tipo 2: Uma meta-análise de estudos prospectivos

O diabetes tipo 2, também chamado de diabetes não insulinodependente ou diabetes do Asleep-by-the-pool-petercaulf-sxc-300x225adulto, corresponde a 90% dos casos de diabetes. Ocorre geralmente em pessoas obesas com mais de 40 anos, embora atualmente, em virtude de maus hábitos alimentares, sedentarismo e um estilo de vida urbano, tenha também  ocorrido com maior freqüência pessoas jovens. Neste tipo de diabetes encontra-se a presença de insulina porém sua ação é dificultada pela obesidade, o que é conhecido como resistência à insulina.

Para avaliar a associação entre níveis séricos de 25-hidroxi-vitamina D e o risco de incidência do diabetes tipo 2, um grupo de pesquisadores de Harvard fez uma meta-análise de estudos prospectivos, recém publicada na revista Diabetes Care. Yiqing Song, MD, SCD e colegas realizaram uma pesquisa sistemática na base de dados MEDLINE de estudos observacionais prospectivos que avaliaram a associação entre os níveis sanguíneos de 25(OH) D e o risco de incidência do diabetes tipo 2.

Um total de 21 estudos envolvendo 76.220 participantes e 4.996 casos de incidência de diabetes tipo 2 foram incluídos na meta-análise. Maiores níveis de 25 (OH) foram significativamente associados com um menor risco de diabetes. Esta associação inversa não diferiu por sexo, tempo de acompanhamento, tamanho da amostra do estudo, critérios de diagnóstico do diabetes ou método do ensaio de 25(OH)D. A análise mostrou que cada incremento de 25 (OH)D de 4 ng/ml foi associado a um risco 4% menor de diabetes de tipo 2.

Os autores concluem:

“Nossa meta-análise mostrou uma associação inversa e significativa entre 25(OH)D circulante e o risco de diabetes tipo 2 em uma ampla gama de níveis séricos de 25(OH)D em diversas populações”.

Fonte

“Blood 25-Hydroxy Vitamin D Levels and Incident Type 2 Diabetes. A meta-analysis of prospective studies”. Autores:  Yiqing Song, Lu Wang,  Anastassios G. Pittas, Liana C. Del Gobbo, Cuilin Zhang, JoAnn E. Manson e Frank.

Leia também:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s