Vitamina D melhora a qualidade de vida na doença de Crohn

Os pacientes em remissão com doença de Crohn que tomaram vitamina D tiveram shutterstock_110696291-e1369324569411-620x399melhoras significativas na qualidade de vida, de acordo com a pesquisa apresentada na Semana das Doenças Digestivas, na Flórida.

A doença de Crohn é um tipo de doença inflamatória intestinal que pode causar dor abdominal, diarréia, vômito, fadiga e perda de peso.

Tara Raftery, MD, da Universidade de Dublin e colegas conduziram um estudo controlado randomizado recrutando 27 pacientes em período de remissão da doença de Crohn. Os pacientes foram randomizados para receber 2.000 UI de vitamina D por dia ou placebo.

Na linha de base os níveis de vitamina D daqueles no grupo da vitamina D foram de 26 ng/ml, enquanto os níveis no grupo placebo foram de 20 ng/ml. A força de aperto e pontuações de fadiga foram semelhantes na linha de base nos grupos de tratamento e plecebo.

Após 3 meses de tratamento com o status da vitamina D no grupo de tratamento aumentando para 35 ng/ml e caindo para 15 ng/ml no grupo placebo.

Os pacientes de Crohn tomando suplementos de vitamina D, cujos níveis de vitamina D foram 30 ng/ml ou acima apresentaram pontuações médias do Inflammatory Bowel Disease Questionnaire de 187, em comparação com a pontuação de 163 dos que tomaram placebo. Quanto maior a pontuação, melhor a qualidade de vida.

A força de aperto do grupo da vitamina D aumentou significativamente em ambas as mãos, dominante e não dominante. Além disso, o grupo de tratamento experimentou significativamente menos fadigas física e mental após o tratamento.

“Esse aumento de 24 pontos na pontuação de qualidade de vida superou o aumento de 20 pontos, que é considerado clinicamente significativo para pacientes e médicos”, explicou o Dr. Raftery.

Os autores estão atualmente conduzindo um estudo de grande escala de um ano,  controlado randomizado com 130 pacientes.

Dr Raftery conclui: “Estes resultados sugerem que os pacientes com doença de Crohn podem se beneficiar da suplementação de vitamina D na força muscular, fadiga e qualidade de vida.”

Este estudo corrobora com a pesquisa publicada no início deste mês na qual os pesquisadores da Penn State University descobriram que a vitamina D ajudou pacientes de Crohn em um ensaio clínico aberto.

Referências

Walsh N. Vitamin D boosts quality of life in Crohn’s. MedPage Today. Mar 20, 2013.

Tradução Vitamina D – Brasil

Fonte Vitamin D Council

Leia também:

Anúncios

2 comentários sobre “Vitamina D melhora a qualidade de vida na doença de Crohn

  1. Pingback: Trate sua Crohn naturalmente com vitamina D: Pesquisa | Vitamina D – Brasil

  2. Pingback: Em hospitais, a deficiência de vitamina D está associada a uma variedade de doenças imuno-mediadas | Vitamina D – Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s