Baixos níveis de vitamina D estão associados ao risco de fratura de quadril

Baixos níveis de vitamina D aumentam o risco de fratura de quadril em pacientes mais shutterstock_86778373-e1369425855872-620x372velhos, de acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism.

Kristin Holvik, PhD, da Universidade de Bergen, na Noruega e colegas analisaram participantes de quatro estudos de saúde comunitária entre 1994 e 2001 que, no total, incluiu mais de 20 mil pacientes com idade entre 25 e 79 anos. Os pesquisadores, então, olharam os registros eletrônicos da alta hospitalar ao longo de dez anos a partir da linha de base, vendo quais dos participantes tiveram fraturas de quadril e os que não tiveram de acordo com esses registros.

Um total de 1.175 pacientes – 307 homens e 868 mulheres – tiveram uma fratura de quadril ao longo de dez anos, de acordo com os registros. Para aqueles que possuiam fraturas de quadril, os pesquisadores mediram os níveis de vitamina D a partir de amostras de sangue armazenadas que foram coletadas na linha de base nos estudos originais. Eles também mediram os níveis de vitamina D a partir de amostras de sangue armazenadas em 1438 controles aleatórios – pessoas nos estudos originais que não sofreram fraturas de quadril.

Holvik e colegas relatam que após o ajuste para possíveis fatores de confusão, como sexo, idade, índice de massa corporal e centro de estudos, eles descobriram que os pacientes com os níveis mais baixos de vitamina D (<17 ng/ml) tiveram um 38% maior risco de fratura de quadril em comparação com aqueles com os níveis mais elevados (> 27 ng/ml). A associação foi mais forte nos homens e não foi significativa em mulheres.

Os autores notaram um efeito preventivo, com níveis acima de 30 ng/ml, em comparação com os níveis abaixo de 20 ng/ml. O estudo foi o maior estudo do tipo coorte para encontrar um aumento do risco de fratura de quadril, com baixos níveis de vitamina D.

Esta pesquisa confirma descobertas anteriores de que o status da vitamina D prediz fratura em idosos.

Referências

Holvik K, et al. Low serum levels of 25-hydroxyvitamin D predict hip fracture in the elderly. A NOREPOS study. Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, 2013.

Tradução Vitamina D – Brasil

Fonte Vitamin D Council

Leia também:

Anúncios

Um comentário sobre “Baixos níveis de vitamina D estão associados ao risco de fratura de quadril

  1. Pingback: Vitamina D durante a adolescência é fundamental para a geometria óssea, de acordo com uma nova pesquisa | Vitamina D – Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s