Como nós sabemos quanto de vitamina D você pode produzir?

Muitas vezes é afirmado que o corpo humano pode produzir de 10.000 a 25.000 UI de shutterstock_97093685-620x496vitamina D, talvez mais, em uma única sessão de exposição ao sol de corpo inteiro. Isso pode fazer você se perguntar, como é que sabemos isso?

Como muitos sabem, medimos seus “estoques” de vitamina D medindo o 25(OH)D em seu sangue. Ao absorver a vitamina D, é enviada para o seu fígado para transformá-la em 25(OH)D, de modo que o resto do seu corpo possa colocá-la em uso.

O que muitos não sabem, é que você pode realmente medir níveis séricos de vitamina D no sangue, essencialmente, uma medida de vitamina D antes que o fígado a tenha convertido para 25(OH)D. Depois de um bom dia de exposição ao sol (ou cama de bronzeamento), ou depois de uma grande dose oral de vitamina D, você esperaria níveis séricos de vitamina D de picos momentâneos, visto que o corpo precisa de algum tempo para transportar a vitamina D sérica para o fígado e começar metabolizá-la em 25(OH)D.

Assim, podemos começar a comparar, quanto estão os níveis de vitamina D em seu sangue imediatamente após a exposição ao sol e quanto estão os níveis de vitamina D em seu sangue imediatamente após tomar uma certa quantidade de suplemento?

Antes de darmos uma olhada na pesquisa, lembre-se que nós medimos doses de UVB em unidades de J/m². Por tipo de pele II (pele branca, geralmente queima), uma dose de 200 J/m² irá produzir um leve rosado na pele. Então, para dar-lhe alguma orientação antes de falarmos sobre outras doses, lembre-se que 200 J/m² é aproximadamente igual a 15 a 30 minutos exposição ao sol do meio-dia no verão.

Agora, vamos começar a olhar para alguns estudos UVB e quanto de níveis séricos de vitamina D foi produzido quando os indivíduos foram expostos à lâmpadas:

  • Em um estudo, em 1982, o professor Thomas Clemens e colegas expuseram duas pessoas com pele tipo III para UV de corpo inteiro com uma dose de 540 J/m². Eles descobriram que, após 1 a 2 dias, os níveis séricos de vitamina D dos participantes aumentou para picos de 61 ng/ml e 44 ng/ml. Note-se que esta é uma dose exposição UV de queimadura solar, o que explica os níveis séricos de vitamina D muito elevados.
  • Em um estudo, em 1989, o professor Lois Y Matsuoka e colegas expuseram 32 participantes à doses UVB incrementando de 30 a 300 J/m². Eles descobriram que os participantes que receberam uma dose de 300 J/m tinham picos de níveis séricos de vitamina D de pouco mais de 15 ng/mL após cerca de 24 horas.
  • Em um estudo, em 1993, o Professor John G Haddad e colegas expuseram 10 adultos saudáveis ​​com uma dose de UV de 270 J/m². Eles descrobriram que os participantes tinham picos de níveis séricos de vitamina D de 9 ng/ml.

Agora, vamos olhar para os estudos que analisam alguns estudos de suplementação e o quanto de níveis séricos de vitamina D foram encontrados:

  • Em 2003, o Professor Vin Tangpricha e colegas administraram 25.000 UI de vitamina D2 em leite ou óleo e rotineiramente mediram os níveis séricos de vitamina D ao longo das próximas 72 horas. Os níveis séricos aumentaram a um pico de 29,6 ng/ml após 12 horas.
  • Em 2005, o professor Vikram Mistry e colegas administraram queijo enriquecido com vitamina D2. Eles descobriram que por 10.000 UI de vitamina D2, os picos de níveis séricos de vitamina D aumentaram para 15 ng/ml.

Quando os pesquisadores reúnem todos esses dados, eles podem iniciar uma estimativa razoável e projetar o quanto de vitamina D que você produz da exposição solar com base nos níveis séricos de vitamina D subseqüentes. Quando nos sujeitamos a  exposição ao sol de corpo inteiro, o suficiente para provocar uma ligeira coloração rosa, provavelmente produzimos entre 10.000 a 25.000 UI de vitamina D.

Se colocássemos este conceito em um gráfico, seria algo parecido com isto:

serum-vitamin-d-620x387

Como mostra o estudo Clemens et al, em 1982, o corpo humano pode produzir ainda mais quando a exposição ao sol for suficiente para se obter uma queimadura solar. Após uma dose de 540 J/m² (equivalente a cerca de uma hora e meia de intensa exposição ao sol), um participante com pele clara atingiu níveis séricos de vitamina D de 61 ng/ml, mais que o dobro que a ingestão oral de 25.000 UI alcança (29,6 ng/ml). Diante disso, não é razoável extrapolar que o corpo humano possa produzir até 50.000 UI de vitamina D após um dia de exposição ao sol que induza a queimadura.

Por favor note que isto não dá justificativa para suplementar diariamente com uma ingestão desta gama. Se você tem uma exposição ao sol diariamente por um longo período de tempo, sua pele normalmente desenvolve um bronzeado, protegendo a pele de muito UVB e diminuindo lentamente a quantidade de vitamina D que você pode produzir por dia. Por esta razão, parece que a ingestão oral de 5.000 UI/dia é aproximadamente igual ao que seu corpo é capaz de produzir com a exposição ao sol durante todo o ano, embora as necessidades de cada pessoa variem um pouco.

Referências:

  1. Clemens TL, et al. Increased skin pigment reduces the capacity of skin to synthesise vitamin D3. Lancet. 1982.
  2. Matsuoka LY et al. In vivo threshold for cutaneous synthesis of vitamin D3. J of Lab & Clin Medicine, 1989.
  3. Haddad JG et al. Human Plasma Transport of Vitamin D after Its Endogenous Synthesis. J. Clin. Invest., 1993.
  4. Tangpricha V et al. Fortification of orange juice with vitamin D: a novel approach for enhancing vitamin D nutritional health. J of Clin Nutrition, 2003.
  5. Johnson JL et al. Bioavailability of Vitamin D from Fortified Process Cheese and Effects on Vitamin D Status in the Elderly. J. Dairy Sci., 2005.

Tradução Vitamina D – Brasil

Fonte Vitamin D Council

Leia também:

Anúncios

3 comentários sobre “Como nós sabemos quanto de vitamina D você pode produzir?

  1. Pingback: Por que a “vitamina D” não é um hormônio e não é um sinônimo para o calcitriol | Vitamina D – Brasil

  2. Pingback: Eu examinei meus níveis de vitamina D. O que meus resultados significam? | Vitamina D – Brasil

  3. Pingback: Vitamina D para a saúde: Uma perspectiva geral | Vitamina D – Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s