Níveis mais baixos de vitamina D associados à duas vezes o risco de doenças respiratórias

O Vitamin D Society quer conscientizar o público de um novo estudo publicado no 77_idoso.gJournal of the American Geriatrics Society, informa que adultos mais velhos deficientes em vitamina D foram duas vezes mais propensos a relatar uma doença respiratória que aqueles com os níveis mais altos.

O estudo analisou 2.070 adultos com 65 anos de idade ou mais, que participaram do 2005 Health Survey, em Inglaterra. O autor do estudo, o Dr. Hirani, descobririu que as pessoas com níveis gravemente deficientes em vitamina D, inferiores a 14 ng/mL, tiveram mais de duas vezes o risco de doenças respiratórias, quando comparados com aqueles no quartil mais alto de vitamina D, com de mais de 26 ng/mL, após o ajuste para co-variáveis. O estudo concluiu: baixas concentrações séricas de 25(OH)D estão associadas com doenças respiratórias. Garantir níveis adequados 25(OH)D é de importância para a saúde pública das populações idosas que vivem em latitudes do norte e pode ser uma maneira eficaz de prevenir infecções respiratórias concomitantes e complicações relacionadas em pessoas mais velhas.

Há razões biologicamente plausíveis para o 25(OH)D sérico poder ser associado com a saúde respiratória, reporta Dr. Hirani , visto que as concentrações inadequadas de vitamina D podem diminuir a resposta à infecção viral respiratória no pulmão.

O que significa isso para os canadenses? Perry Holman, diretor-executivo do Vitamin D Society aponta que o recente Estudo Estatístico do Canadá (2) sobre os níveis de vitamina D no sangue dos canadenses, informou que o nível médio de vitamina D para os canadenses foi de 25,4  ng/mL. Isto colocaria mais de 50% dos canadenses abaixo dos 26 ng/mL e que seria em um risco significativamente maior de se ter uma doença respiratória”.

A Agência de Saúde Pública do Canadá informou que mais de 3 milhões de canadenses são afetados por doenças respiratórias graves, como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), câncer de pulmão, tuberculose (TB), fibrose cística, influenza, pneumonias e bronquiolites. Muitas destas doenças estão ligadas a um crescente envelhecimento da população e  representam um grande desafio para o sistema de saúde. O impacto econômico das doenças respiratórias no Canadá está estimado em 6,5% do total dos custos de saúde ou US$12.4 B/ano (3).

“A vitamina D é segura, barata e representa uma extraordinária oportunidade para reduzir o impacto pessoal e econômico de doenças respiratórias”, afirma Holman. “Pedimos a ajuda e o apoio de várias organizações de saúde que lidam com doenças respiratórias, para implementar programas de saúde pública sobre conscientização em vitamina D, para ajudar a elevar os níveis de vitamina D de todos os canadenses, especialmente os nossos idosos.”

Este não é o primeiro estudo a relatar uma associação entre baixos níveis de vitamina D e um maior risco de doenças respiratórias. Um estudo publicado em 2010 por pesquisadores da Universidade de Yale descobriu que as pessoas que tinham níveis de vitamina D superiores a 38 ng/ml foram associados com menor risco de desenvolverem infecções respiratórias agudas (4).

Para ajudar a evitar a deficiência de vitamina D, o Vitamin D Society deseja que todos, desde bebês a idosos, recebam um exame de sangue de 25(OH)D, obtenham o seu resultado do teste e certifiquem-se que seus níveis estejam entre 40 e 60 ng/mL. Dr. Robert Heaney recomenda que as pessoas a alcancem uma ingestão diária de 75 UI de vitamina D por dia por quilo para ajudar a garantir que você atinja níveis ótimos de vitamina D no sangue de 40 ng/mL.

Dr. John Cannell do Vitamin D Council recomenda luz solar, camas de bronzeamento ou suplementação D3 para aumentar seus níveis de vitamina D.

Sobre o Vitamin D Society:

O Vitamina D Society é um grupo canadense sem fins lucrativos organizado para: aumentar a consciência das muitas condições de saúde fortemente associadas à deficiência de vitamina D; incentivar as pessoas a serem pró-ativas na proteção de sua saúde e terem seus níveis de vitamina D testados anualmente; e ajudar a financiar valiosas pesquisas em vitamina D. O Vitamin D Society recomenda que as pessoas a alcancem e mantenham níveis sanguíneos ótimos de 25(OH)D entre 40 e 60 ng/ml.

Para mais informações, favor contatar:

Perry Holman
Vitamin D Society
877-520-4867

pholman (em) vitamindsociety (ponto) org

http://www.vitamindsociety.org

Referências

1.    V. Hirani. Associations Between Vitamin D and Self-Reported Respiratory Disease in Older People from a Nationally Representative Population Survey. J Am Geriatr Soc. 2013 May 6. doi: 10.1111/jgs.12254.

2.    Janz T, Pearson C. Vitamin D blood levels of Canadians. January 2013. Statistics Canada Catalogue no. 82-624-X http://www.statcan.gc.ca/pub/82-624-x/2013001/article/11727-eng.pdf

3.    Public Health Agency of Canada – Life and Breath: Respiratory Disease in Canada (2007)
http://www.phac-aspc.gc.ca/publicat/2007/lbrdc-vsmrc/index-eng.php

4.    Sabetta JR, DePetrillo P, Cipriani RJ, Smardin J, Burns LA, Landry ML. Serum 25-Hydroxyvitamin D and the Incidence of Acute Viral Respiratory Tract Infections in Healthy Adults. PLoS One. 2010 Jun 14;5(6):e11088. doi: 10.1371/journal.pone.0011088

Tradução Vitamina D – Brasil

Fonte PRWeb.com

Leia também:

Anúncios

5 comentários sobre “Níveis mais baixos de vitamina D associados à duas vezes o risco de doenças respiratórias

  1. Pingback: A vitamina D ajuda a prevenir infecções de ouvido, de acordo com novo ensaio | Vitamina D – Brasil

  2. Pingback: Níveis de vitamina D associados ao enfisema | Vitamina D – Brasil

  3. Pingback: Estudo constata que níveis séricos de vitamina D não estão associados com a ocorrência de cálculos renais | Vitamina D – Brasil

  4. Pingback: A exposição à fumaça do cigarro pode contribuir para deficiência de vitamina D? | Vitamina D – Brasil

  5. Pingback: Vitamina D para a prevenção das infecções do trato respiratório superior: um estudo controlado randomizado | Vitamina D – Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s