Deficiência de vitamina D: aumentando o risco de obesidade anos mais tarde?

Um novo estudo publicado no European Journal of Nutrition relata que a deficiência de shutterstock_2723559-620x413vitamina D pode aumentar suas chances de se tornar obeso anos mais tarde.

O estudo analisou 1.226 pessoas inscritas no estudo Pizarra, um coorte criado em 1996. Os participantes foram seguidos ao longo dos 12 anos seguintes, com três avaliações abrangendo o total dos 12 anos. Avaliações iniciais ocorreram entre 1996 e 1998, a segunda avaliação ocorreu entre 2002 e 04 e avaliação final ocorreu entre 2005 e 07.

O que os pesquisadores descobriram é que aqueles que tinham baixos níveis de vitamina D na segunda avaliação foram muito mais propensos a se tornarem obesos na avaliação final, em comparação com aqueles com níveis mais altos de vitamina D. Especialmente, aqueles com níveis mais baixos que 17 ng/ml tinham um risco 2,35 vezes maior de se tornarem obesos que aqueles com níveis superiores a 17 ng/ml.

A obesidade é um conhecido fator de risco para a deficiência de vitamina D, porque quanto mais você pesa mais vitamina D você necessita. Isso nos faz entender a relação exata entre a obesidade e vitamina D difícil de estudar e compreender. Os pesquisadores estão tentando descobrir se a falta de vitamina D o torna suscetível a se tornar obeso, ou se a obesidade faz você se tornar deficiente ou uma combinação de ambos.

A vantagem deste estudo é que os pesquisadores tiveram o benefício de ver os níveis de vitamina D em uma avaliação inicial, e, então, avaliar se pessoas com diferentes níveis de vitamina D ganharam de peso, perderam de peso ou permaneceu o mesmo. Eles foram capazes de se aprimorar sobre a questão, a vitamina D o torna mais suscetível a se tornar obeso?

Os pesquisadores concluíram: “Os resultados do presente estudo sugerem que valores menores de 25(OH)D em indivíduos obesos podem não terem sido secundários à obesidade, mas podem de fato preceder a obesidade.”

Referências

Molero IG et al. Hypovitaminosis D and incidence of obesity; a prospective study. Eur J of Clin Nutr, 2013.

Tradução Vitamina D – Brasil

Fonte Vitamin D Council

Leia também:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s