Vitaminas pré-natais deixando crianças deficientes em vitamina D

Uma nova pesquisa da Itália descobriu que as recomendações de suplementos pré-natais shutterstock_109415882-620x428são muito baixas para garantir a suficiência de vitamina D em recém-nascidos, especialmente para aqueles com os tipos de pele mais escuros.

Os pesquisadores mediram os níveis de vitamina D de 62 crianças nascidas no prazo. Trinta e duas das crianças nasceram de mães italianas com pele clara. Trinta nasceram de mães não brancas, dez das quais tinham pele morena clara e vinte das quais tinham a pele morena/negra média. As trintas não brancas tiveram origens da África, Ásia, Norte da África e América Latina.

Todas as mães dos bebês tomaram vitaminas pré-natais que continham 400 UI de vitamina D. Os pesquisadores queriam saber se esse consumo – ainda recomendado por algumas organizações – foi adequado para todos os descendentes de várias etnias.

Os pesquisadores descobriram que esse tipo de suplementação pré-natal é insuficiente, especialmente para aqueles com pele mais escura. Bebês nascidos de mães de pele clara tinham um nível de vitamina D médio de 17,1 ng/ml. Bebês nascidos de mães de pele morena clara tinham um nível médio de vitamina D de 8,3 ng/ml e recém-nascidos de mães de pele morena média tinham um nível médio de vitamina D de 15,3 ng/ml.

Os pesquisadores concluíram,

“O presente estudo demonstra uma alta prevalência de deficiência e insuficiência de vitamina D tanto no sangue do cordão umbilical quanto no soro sanguíneo neonatal com diferenças significativas, devido à etnia, cor da pele e presença ou ausência de suplementação. Identificar a deficiência de vitamina D no nascimento é essencial para o desenvolvimento de políticas públicas para a prevenção e suplementação. “

Referências

Cadario F et al. Vitamin D status in cord blood and newborns: ethnic differences. Ital J Pediatr, 2013.

Tradução Vitamina D – Brasil

Fonte Vitamin D Council

Leia também:

Anúncios

2 comentários sobre “Vitaminas pré-natais deixando crianças deficientes em vitamina D

  1. Pingback: Novas recomendações de vitamina D definidas pelo painel de especialistas na Europa Central | Vitamina D – Brasil

  2. Pingback: Baixos níveis de vitamina D durante a gravidez associados às cáries infantis | Vitamina D – Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s