Vitamina D pode retardar a puberdade precoce em meninas

A suplementação de vitamina D pode ajudar a retardar o início precoce da puberdade em 12466meninas, de acordo com um novo estudo clínico. Os resultados foram apresentados segunda-feira na 95ª  Reunião Anual da Sociedade de Endocrinologia, em São Francisco.

Entre as meninas, a puberdade inicia geralmente entre as idades de 10 e 14 anos. Os rapazes se submetem a estas mudanças posteriormente, geralmente entre 12 e 16 anos de idade. A puberdade precoce é diagnosticada em mulheres quando o desenvolvimento sexual começa antes dos 8 anos, e em meninos, é diagnosticada quando estas mudanças ocorrem antes dos 9 anos de idade.

Recentemente, pesquisas médicas tem associado a deficiência de vitamina D à uma série de doenças, incluindo o câncer, obesidade e doenças auto-imunes. Os baixos níveis de vitamina D foram encontrados em mulheres com puberdade precoce, embora a relação exata entre a deficiência de vitamina D e o desenvolvimento precoce permaneça obscura.

Para determinar como os baixos níveis de vitamina D estão relacionados com a puberdade precoce, os pesquisadores do estudo compararam os níveis sanguíneos da vitamina entre meninas com desenvolvimento precoce e normal.

Eles descobriram que meninas com puberdade precoce foram significativamente mais propensas a terem deficiências graves de vitamina D que aquelas com desenvolvimento adequado à idade. Entre o grupo de puberdade precoce, 44 por cento tinham deficiência grave de vitamina D, em comparação com 21 por cento do grupo com o desenvolvimento físico adequado à idade.

Além disso, os pesquisadores examinaram a atividade dos neurônios responsáveis ​​por estimular a liberação de um hormônio que desencadeia o processo de ovulação. Especificamente, os pesquisadores utilizaram o composto estimulante neuronal denominado N-metil-D-aspartato, ou de NMDA, para ativar os neurônios responsáveis ​​pela liberação do hormônio libertador de gonadotrofina, ou GnRH. Eles descobriram que a vitamina D foi associada a uma supressão da atividade neural pelo NMDA medida nos neurônios GnRH.

“Se entendermos mais sobre os mecanismos de ação da vitamina D sobre as atividades neurais GnRH, podemos encontrar uma pista para o controle de puberdade precoce com a vitamina D ou moléculas relacionadas”, disse o autor principaldo estudo Min Sun Kim, MD, PhD, professor assistente na Chonbuk Medical School da Universidade Nacional em Jeonju, Coréia do Sul. “Os nossos resultados sugerem que a vitamina D possa inibir o início da puberdade precoce e/ou a progressão rápida da puberdade, pelo menos em parte, por meio da supressão da excitação neural GnRH medida por NMDA em seres humanos.”

Os participantes do estudo incluíram 110 mulheres com idades entre 7 e 10 anos. Setenta e cinco meninas exibiram padrões normais de desenvolvimento, enquanto 35 foram classificadas como tendo puberdade precoce. Os pesquisadores utilizaram a escala de Tanner, que avalia o desenvolvimento físico humano, para diferenciar o desenvolvimento puberal normal sobre o precoce.

De acordo com Kim, mais pesquisas, incluindo estudos em modelos animais, são necessárias para confirmar os resultados deste projeto.

Tradução Vitamina D – Brasil

Fonte EurekAlert.org

Leia também:

Anúncios

2 comentários sobre “Vitamina D pode retardar a puberdade precoce em meninas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s