Estudo: níveis de vitamina D predizem a gravidez após a fertilização in vitro

Mulheres submetidas à fertilização in vitro podem desejar aumentar os seus níveis de shutterstock_119293960-e1372784359436-620x374vitamina D para elevar suas chances de engravidar, de acordo com uma nova pesquisa publicada no Canadian Medical Association Journal .

O estudo publicado na última semana relata que mulheres com níveis suficientes de vitamina D foram significativamente mais propensas a engravidarem após a fertilização in vitro (FIV) em comparação com aquelas com níveis insuficientes ou deficientes. A FIV é o principal tratamento para problemas de fertilidade em que óvulo de uma mulher é fertilizado por um espermatozóide fora do corpo.

Pesquisadores do Hospital Mounte Sinai, em Toronto examinaram 173 mulheres canadenses submetidas à tratamento de fertilização in vitro com idades entre 18 e 41 anos. O status da vitamina D foi avaliado em todas as participantes no prazo de uma semana da remoção dos óvulos dos ovários das mulheres.

Os pesquisadores descobriram que 55% das mulheres tinham níveis suficientes de vitamina D (>30 ng/ml), enquanto 45% tinham níveis insuficientes (<30 ng/ml). Eles relataram também que as mulheres com níveis suficientes tiveram uma taxa de gravidez significativamente mais elevada (53%) que as mulheres com níveis insuficientes de D (35%). Além disso, a taxa de implantação – ocorre quando o embrião se prende à parede do útero – foi mais elevada no grupo suficiente (35%) que no grupo insuficiente (26%), embora este resultado não tenha sido significativo.

Os autores concluem que são necessárias mais pesquisas, pelo mecanismo no qual a vitamina D afeta a fertilidade ser ainda incerto. Por enquanto, os autores acreditam que a suplementação de vitamina D possa ser uma alternativa eficiente e barata para melhorar a fertilidade. Eles acrescentam que examinar os níveis de vitamina D, como parte da rotina de avaliação da fertilidade possa ser benéfico.

Referências

Garbedian K, et al. Effect of vitamin D status on clinical pregnancy rates following in vitro fertilization. Canadian Medical Association Journal Open, 2013

Tradução Vitamina D – Brasil

Fonte Vitamin D Council

** Se você gostou deste post, por favor considere “curtir” a página Vitamina D – Brasil no Facebook. Participe também do nosso grupo no Facebook.

Leia também:

Anúncios

2 comentários sobre “Estudo: níveis de vitamina D predizem a gravidez após a fertilização in vitro

  1. Pingback: A vitamina D e a fertilidade feminina | Vitamina D – Brasil

  2. Pingback: Níveis de vitamina D e o sucesso reprodutivo: uma nova revisão sistemática | Vitamina D – Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s