O efeito de altas doses de vitamina D em pacientes deprimidos com deficiência de vitamina D: um ensaio clínico randomizado

A correlação entre a deficiência de vitamina D e depressão foi apresentada recentemente  em diversos estudos observacionaisvitd-dep. Agora um estudo no Irã, publicado online no Journal of Clinical Psychopharmacology em junho de 2013conduzido pelos pesquisadores Hassan Mozaffari-Khosravi, PhD et al. teve o objetivo de descobrir o efeito de duas injeções únicas de 150.000 e 300.000 UI de vitamina D em melhorar a depressão em pacientes com deficiência de vitamina D.

O ensaio clínico foi realizado durante 2011 e 2012 em Yazd, República Islâmica do Iran. Um total de 120 pacientes que tiveram uma pontuação de 17+ no Inventário de Depressão de Beck II e foram afetados com a deficiência de vitamina D foram divididos aleatoriamente em três grupos de 40. Eles incluíram G300, G150 e NTG. G300 e G150 receberam uma dose única  intramuscular de vitamina D de 300.000 e 150.000 UI, respectivamente e o grupo NTG não recebeu nada. Após 3 meses de intervenção, o estado da depressão, vitamina D sérica, cálcio, fósforo e paratormônio foram medidos.

As medianas de vitamina D sérica após intervenção foram 24,1, 21,9  e 11,3 ng/mL (P<0,001) para o G300, G150, e GTN, respectivamente. Percentagens da deficiência de vitamina D após intervenção foram 18, 20 e 91,2 para os grupos, respectivamente, já que no Irã, diferentemente do Brasil, níveis acima de 20 ng/mL já são considerados como suficientes. O cálcio sérico médio mostrou um aumento estatisticamente significativo apenas nos dois grupos de teste que receberam vitamina D. Houve diferença significativa na média de pontuação no teste Inventário de Depressão de Beck II apenas entre G300 e NTG (P=0,003).

Os resultados do estudo revelaram que, primeiramente, a correção da deficiência de vitamina D melhora o estado de depressão e em segundo, uma injeção de dose única de 300.000 UI de vitamina D foi segura e mais eficaz que uma dose de 150 mil UI.

Fonte

“The Effect of 2 Different Single Injections of High Dose of Vitamin D on Improving the Depression in Depressed Patients With Vitamin D Deficiency: A Randomized Clinical Trial”. Autores: Mozaffari-Khosravi, Hassan PhD; Nabizade, Lale MSc; Yassini-Ardakani, Seyed Mojtaba MD; Hadinedoushan, Hossein PhD; Barzegar, Kazem MSc.

Leia também:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s