Eu examinei meus níveis de vitamina D. O que meus resultados significam?

Se você já teve o seu níveis de vitamina D examinados, é importante entender o que significamshutterstock_66782632-e1350426795757-620x402 os resultados e quais as medidas você pode precisar tomar. O exame de sangue que mede a vitamina D é chamado de 25(OH)D. Os resultados do exame de sangue podem dizer se você está recebendo pouca, muita ou a quantidade certa de vitamina D. Isso irá ajudá-lo a decidir-se a tomar mais ou menos suplemento, ou expor mais sua pele ao sol.

Quando você obtém seus resultados do exame, você verá um número em unidades de ng/ml, por exemplo, 50 ng/ml. Estas são as unidades que os profissionais de saúde nos Estados Unidos usam. Em outras partes do mundo, os resultados dos testes sanguíneos de vitamina D são dados em unidades de nmol/l.

  • Para converter um resultado de exame medido em ng/ml a uma medida em nmol/L, multiplique o número ng/mL por 2,5. Por exemplo, 20 ng/ml é igual a 50 nmol/L (20 x 2,5).
  • Para converter um resultado de exame medido em nmol/l a uma medida em ng/ml, divida o número nmol/l por 2,5. Por exemplo, 50 nmol/l, é o mesmo que 20 ng/ml (2,5 ÷ 50).

Aqui está um rápido resumo do que diferentes níveis significam, o que os níveis podem significar para a sua saúde e o que fazer a seguir.

Note-se que todos somos diferentes e nem todo mundo consegue os mesmos níveis após a suplementação com as mesmas quantidades. As tabelas abaixo mostram, em média, quanto um regime de suplementação pode aumentar seus níveis sanguíneos, mas você pode pensar nos valores listados mais como uma previsão do que uma garantia. É por isso que você pode considerar verificar seus níveis duas vezes por ano ou mais, para ver se é necessário aumentar ou diminuir sua dosagem.

Meu nível está entre 0 e 10 ng/mL

Você está muito deficiente em vitamina D por todos os padrões existentes, incluindo o  Institute of Medicine, a Endocrine Society e o Vitamin D Council.

Com um nível de vitamina D nessa faixa, a sua saúde está em risco. Você pode ter níveis baixos de cálcio no sangue que pode levar ao amolecimento dos seus ossos. Com níveis muito baixos de vitamina D também pode ter menos força em seus músculos e ter dificuldades em se mover.

Se você quiser aumentar seus níveis sanguíneos à partir de 10 ng/ml, você pode tomar a seguinte ação (com base em um peso corporal médio de 70 Kg):

Para atingir este nível… Tome esta quantidade de suplemento ao dia…
20 ng/mL 1.000 UI
30 ng/mL 2.200 UI
40 ng/mL 3.600 UI
50 ng/mL 5.300 UI
60 ng/mL 7.400 UI
70 ng/mL 10.100 UI

Meu nível está entre 10 e 20 ng/mL

Para os padrões da Endocrine Society e do Vitamin D Council, você ainda está deficiente em vitamina D. De acordo com o Institute of Medicine, está levemente deficiente ou insuficiente em vitamina D. Se você for afro-americano ou latino-americano é provável que você esteja neste intervalo.

Com níveis de vitamina D nessa faixa é mais provável de se desenvolver osteoporose e os ossos podem ser afetados, porque o seu corpo não está absorvendo cálcio suficiente. Isto significa que você está mais propenso a fraturas dos ossos e mais propenso a sofrer quedas. Você também pode ter altos níveis de hormônio da paratireóide em seu corpo. Hormônio da paratireóide controla os níveis de cálcio e fósforo em seu corpo e em excesso pode afetar os ossos.

Se você quiser aumentar seus níveis sanguíneos a partir de 15 ng/ml, você pode tomar a seguinte ação (com base em um peso corporal médio de 70 Kg):

Para atingir este nível… Tome esta quantidade de suplemento ao dia…
20 ng/mL 500 UI
30 ng/mL 1.700 UI
40 ng/mL 3.200 UI
50 ng/mL 4.900 UI
60 ng/mL 7.000 UI
70 ng/mL 9.700 UI

Meu nível está entre 20 e 30 ng/ml

De acordo com o Vitamin D Council, você está deficiente em vitamina D. De acordo com a  Endocrine Society, você está insuficiente. Pelos padrões do Institute of Medicine, você está recebendo quantidade suficiente de vitamina D. Se você é caucasiano norte-americano, é provável que você tenha um nível de vitamina D nessa faixa.

Com um nível de vitamina D nessa faixa você está menos propenso a ter problemas de saúde do que quando a vitamina D está em níveis mais baixos. No entanto, seu corpo pode ainda estar produzindo muito hormônio da paratireóide e não absorvendo totalmente o cálcio, o que pode afetar seus ossos. Pesquisas mostram que os níveis acima de 30 ng/mL podem ser mais propensos a evitar problemas nos ossos, tais como fraturas.

Se você quiser aumentar seus níveis sanguíneos a partir de 25 ng/ml, você pode tomar a seguinte ação (com base em um peso corporal médio de 70 Kg):

Para atingir este nível… Tome esta quantidade de suplemento ao dia…
30 ng/mL 600 UI
40 ng/mL 2.000 UI
50 ng/mL 3.700 UI
60 ng/mL 5.800 UI
70 ng/mL 8.600 UI

Meu nível está entre 30 e 40 ng/mL

De acordo com o Vitamin D Council, você ainda não está completamente suficiente de vitamina D, embora seus níveis estejam melhores do que a maioria da população. Pelos padrões da Endocrine Society e do Institute of Medicine, você está recebendo quantidade suficiente de vitamina D.

A boa notícia é que, com os níveis de vitamina D nessa faixa, o seu corpo está a absorvendo o cálcio bem e você deve ter os níveis adequados de hormônio da paratireóide. Isso significa ossos fortes e saudáveis. Em alguns estudos, os níveis de vitamina D nessa faixa têm sido mostrados reduzirem seu risco de desenvolver câncer e melhorar seu sistema imunológico, que combate as infecções.

Se você quiser aumentar seus níveis sanguíneos a partir de 35 ng/ml, você pode tomar as seguintes medidas (com base em um peso corporal médio de 70 Kg)

Para atingir este nível… Tome esta quantidade de suplemento ao dia…
40 ng/mL 800 UI
50 ng/mL 2.500 UI
60 ng/mL 4.600 UI
70 ng/mL 7.300 UI

Meu nível está entre 40 e 50 ng/mL

De acordo com a maioria dos padrões, incluindo o Vitamin D Council, a Endocrine Society e o Institute of Medicine, você está recebendo quantidade suficiente de vitamina D!

Estes são os níveis de vitamina D com os quais os seres humanos evoluíram. Se você passar um ano inteiro expondo seu corpo nu integral ao sol na linha do equador, estes são os níveis de vitamina D que você terá. Nos tempos modernos, estes são os níveis de caçadores-coletores que ainda vivem estilos de vida tradicionais ao ar livre na África.

Nestes níveis, a vitamina D está funcionando bem para controlar o nível de hormônio da paratireóide e cálcio em seu corpo. Se você está amamentando, você terá a vitamina D em seu leite materno para passar para seu bebê.

Alguns estudos sugerem que estes níveis de vitamina D estão ligados a uma redução do risco de alguns tipos de câncer e uma melhor saúde do coração e circulação. Pesquisas também sugerem que este nível de vitamina D ajuda a dar-lhe um forte sistema imunológico para combater infecções.

Se você quiser aumentar seus níveis sanguíneos a partir de 45 ng/ml, você pode tomar a seguinte ação (com base em um peso corporal médio de 70 Kg):

Para atingir este nível… Tome esta quantidade de suplemento ao dia…
50 ng/mL 900 UI
60 ng/mL 3.000 UI
70 ng/mL 5.700 UI

Meu nível está entre 50 e 60 ng/mL

Você está recebendo a quantidade certa de vitamina D, segundo os padrões estabelecidos pelo Vitamin D Council e pela Endocrine Society. O Institute of Medicine, no entanto, não reconhece que existam evidências para dizer que ter níveis mais elevados que 50 ng/ml tenha algum benefício.

Alguns pesquisadores da vitamina D acreditam que estes níveis sejam os melhor alvos, embora mais pesquisas sejam necessárias para se ter certeza sobre isso.

Meu nível está entre 60 e 80 ng/mL

Você está recebendo a quantidade certa de vitamina D, segundo os padrões estabelecidos pelo Vitamin D Council e pela Endocrine Society. O Institute of Medicine, no entanto, não reconhece que existam evidências para dizer que ter níveis mais elevados que 50 ng/ml tenha algum benefício.

O Vitamin D Council considera esta faixa “normal-alta”. Estudos têm mostrado que você pode conseguir estes níveis apenas por expor sua pele ao sol, por isso acredita-se que estes sejam certamente níveis saudáveis ​​e naturais.

Não há pesquisas suficientes atualmente para saber se há qualquer benefício em ter níveis de vitamina D nesta altura, em vez de níveis entre 40 ng/ml e 60 ng/ml. No entanto, não há nenhum perigo conhecido para manter o seu nível de vitamina D neste intervalo de 60 a 80 ng/ml.

Meu nível está entre 80 e 100 ng/mL

Você ainda está dentro da faixa de normalidade de acordo com os laboratórios de exames e a Endocrine Society. O Institute of Medicine, no entanto, não reconhece que existam evidências para dizer que ter níveis mais elevados que 50 ng/ml tenha algum benefício.

Estes níveis são um pouco acima que você poderia alcançar naturalmente apenas por expor sua pele ao sol. Em outras palavras, você não pode alcançar estes níveis, sem tomar suplementos.

Não há pesquisas suficientes atualmente para saber se há algum benefício para ter níveis tão altos. No entanto, não há nenhum perigo conhecido na manutenção de níveis neste intervalo de 80 a 100 ng/ml.

Meu nível está entre 100 e 150 ng/mL

Embora estes níveis não sejam tóxicos e geralmente não sejam nocivos, eles são considerados muito altos. Não há benefícios conhecidos em ter um nível de vitamina D acima de 100 ng/ml. Um estudo realizado por um grupo de pesquisadores em Utah descobriu que níveis maiores que 100 ng/ml, estão associados à um ligeiro aumento do risco de desenvolvimento de um batimento cardíaco irregular, chamado fibrilação atrial.

Você deve tomar medidas para reduzir seus níveis abaixo de 100 ng/ml, a menos que esteja sob a supervisão de seu médico. Para diminuir seus níveis, pare de tomar suplementos. Após três meses, teste seus níveis de vitamina D e ajuste a quantidade de suplemento que você toma, quando os resultados do exame mostrarem que seu nível caiu de volta para a faixa de normalidade.

Meu nível é superior a 150 ng/mL

Você tem níveis tóxicos de vitamina D, que podem ser prejudiciais à sua saúde. Você deve tomar medidas para reduzir seus níveis abaixo de 100 ng/ml a menos que você esteja sob a supervisão do seu médico.

Para diminuir seus níveis, pare de tomar suplementos. Após três meses, teste seus níveis de vitamina D e ajuste a quantidade de suplemento que você toma, quando os resultados do exame mostrarem que seu nível caiu de volta para a faixa de normalidade.

Referências

  • Bouillon, R. How to Define Optimal Vitamin D Status. In Vitamin D, Third Edition, by Feldman D, Pike JW and Adams JS. Elsevier Academic Press, 2011.
  • Centers for Disease Control and Prevention. Second National Report on Biochemical Indicators of Diet and Nutrition, 2012.
  • Garland CF, French CB, Baggerly LL, Heaney RP. Vitamin D supplement doses and serum 25-hydroxyvitamin D in the range associated with cancer prevention. Anticancer Res. 2011 Feb;31(2):607-11.
  • Heaney, R. Assessing vitamin D status. Current Opinion in Clinical Nutrition and Metabolic Care, 2011.
  • Holick MF, Binkley NC, Bischoff-Ferrari HA, Gordon CM, Hanley DA, Heaney RP, Murad MH, Weaver CM; Endocrine Society. Evaluation, treatment, and prevention of vitamin D deficiency: an Endocrine Society clinical practice guideline. J Clin Endocrinol Metab. 2011 Jul;96(7):1911-30.
  • Institute of Medicine, Food and Nutrition Board. Dietary Reference Intakes for Calcium and Vitamin D. Washington, DC: National Academy Press, 2010.
  • Luxwolda MF, Kuipers RS, Kema IP, Janneke Dijck-Brouwer DA, Muskiet FA. Traditionally living populations in East Africa have a mean serum 25-hydroxyvitamin D concentration of 115 nmol/l. Br J Nutr. 2012 Jan 23:1-5.
  • Smith MB et al. Vitamin D Excess Is Significantly Associated with Risk of Atrial Fibrillation. American Heart Assocation 2011 Meeting. 2011; 124: A14699.
  • Vieth R. The Pharmacology of Vitamin D. In Vitamin D, Third Edition, by Feldman D, Pike JW and Adams JS. Elsevier Academic Press, 2011.
  • Zhu K, Austin N, Devine A, Bruce D, Prince RL. A randomized controlled trial of the effects of vitamin D on muscle strength and mobility in older women with vitamin D insufficiency. J Am Geriatr Soc. 2010 Nov;58(11):2063-8.

Tradução Vitamina D – Brasil

Fonte Vitamin D Council

** Se você gostou deste post, por favor considere “curtir” a página Vitamina D – Brasil no Facebook. Participe também do nosso grupo no Facebook.

Leia também:

Anúncios

35 comentários sobre “Eu examinei meus níveis de vitamina D. O que meus resultados significam?

  1. Pingback: Vitamina D para a saúde: Uma perspectiva geral | Vitamina D – Brasil

  2. resultado de meus exames…13,8 ng-ml (vitamina D).,Quando vou ao médido, ele recomenda, 20 minutos de sol pela manha e suplemento 600+D(cálcio). estou com osteoporose. Essas recomendações são as ideais????

    • Olha Sizenando, Eu estava com 30ng-ml e tomei 5000ui todos os dias durante 6 meses aumentou para 40ng-ml, agora estou com 10.000ui por dia para chegar a 80ng-ml, incrivel como a pessoa se sente até melhor, recuperação mais rápida em resfriados num exemplo. O melhor é tomar 15 minutos antes do almoço, ajuda na absorção da vitamina. Isto combinado com 40 minutos de caminhada de esteria um dia sim outro não. O que não se pode ter é acima de 100ng-ml, pode causar problemas no coração. Espero ter ajudado.

    • Não. Deve tomar sol, próximo ao meio dia, com o máximo de área do corpo exposta ao sol, até que a pele fique levemente avermelhada (sem queimaduras). Use um boné, chapéu ou viseira para proteger a pele do rosto que é mais sensível. Dr. Mercola recomenda que não lavemos o corpo todo com sabonete, 2 dias após a exposição solar, pois senão não ocorrerá a absorção da vitamina D3 formada gordura da pele em contato com o sol (raios UVB). Lave nos dois dias seguintes, virilha, axila, rosto mãos e pés com sabonete e o restante só com água. Evite banhos muito quentes tb.
      O magnésio, a vitamina K2 e o boro também são importantes para a saúde óssea.

  3. Boa tarde!

    Meu nível de vitamina D atingiu 70 ng/ml quero manter este nível, quanto de vitamina D diário suplementar para manter este nível sem alterá-lo para menos e nem para mais.

    Obrigada,
    Beth

  4. Tive problemas renais há 3 anos (hiper hidrose grave) fiquei com cateter duplo J por três meses, agora suplemento vitamina D há três meses e parei de sentir dores e formigamento por todo corpo retomando minha vida normalmente graças a Deus e a descoberta do site e de pessoas maravilhosas que me ajudaram.

    Apesar de tudo isso aproximadamente um mês, estou sentindo dores novamente mesmo usando 10.0000UI por dia e com perda de urina (não sinto dor) a ginecologista acredita que estou com problema na bexiga mesmo sem ter nenhum sintoma neste sentido. A única coisa é que meus ovários doem muito pois fico sem menstruar 7, 6 meses e depois volta a menstruação o que acho que é menopausa pois estou com 43 anos. O transvaginal descartou mioma ou ovários policísticos.

    Estou com muitas dúvidas, pois não esperava sentir dores novamente já que meu nível de vitamina D está em 40 ng/ml, obtive informações de terceiros que devo suplementar também a vitamina K2 quando fazemos uso contínuo de vitamina D.

    PS: Quanto a pergunta anterior é para o meu filho que está muito bem suplementando 10.0000UI dia.

    Por gentileza tirem esta dúvida.

    Obrigada,
    Beth

  5. Meu nível de vitamina D apos 2 anos de uso da mesma está em 125. Estou também fazendo uso de calcio+vitaminas D será que é isso que fez aumentar tanto?

  6. Fiz exame de sangue semana passa e meu nivel de vitamina D,é de 18,9 ng/ml. A médica passou um remédio de vitamina D e falou pra tomar sol. Tenho muita dor nas pernas(no osso),braços,costas e ainda por cima estou com infecção de bexiga,a médica me passou antibiótico. Tenho 56 anos

  7. NÃO tomo sol e não tomo nenhum tipo de suplemente. meu exame de 25-hidroxivitamina D deu 69,3 ou seja NORMAL. moro no nordeste e aqui tem sol os 365 dias do ano em 40 graus de temperatura. raramente pego sol, no maximo 1 minuto de sol, que não é suficiente pra absorver nada de vitamina D. pq deu esse resultado já que não tomo sol??? ué??? já tomei muito sol quando criança, sera que ficou estocado????

  8. Tomo 40.000 ui/ dia por minha conta e risco, sem supervisão médica, meu nível esta em 140 ng/ml
    Dei uma parada por enquanto após 2 ou 3 meses voltarei a toma-lo em suplemento.
    Ob: sou sexo masculino e tenho 68 anos, sinto-me bem e não tenho batimento cardíaco irregular

  9. Pingback: A importância da vitamina D - Renata Barrantes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s