Níveis maternos de vitamina D e resultados adversos da gestação: uma revisão sistemática e meta-análise

Pesquisadores chineses e canadenses recentemente conduziram uma uma nova revisão sistemática e pregnant-stethoscope-120118meta-análise com objetivo de avaliar as associações entre o estado materno de vitamina D e resultados adversos da gravidez. O estudo foi publicado online em junho de 2013 no Journal of Maternal-Fetal and Neonatal Medicine.

Eles pesquisaram ​​bancos de dados eletrônicos por literaturas humanas na PubMed, EMBASE e na Cochrane Library até outubro de 2012 com as seguintes palavras-chave: “vitamina D” e “Status” ou “deficiência” ou “insuficiência” e “gravidez”. Uma revisão foi realizada em estudos observacionais que relataram a associação entre os níveis séricos maternos de vitamina D e resultados adversos da gravidez, incluindo pré-eclâmpsia, diabetes mellitus gestacional (DMG), nascimento prematuro ou pequeno para a idade gestacional (PIG).

Ao todo eles encontraram vinte e quatro estudos que preencheram os critérios de inclusão. Mulheres com níveis circulantes de 25-hidroxivitamina D [25(OH)D] inferiores a 20 ng/mL,  durante a gravidez experimentaram um aumento do risco de pré-eclâmpsia, DMG, nascimento prematuro e PIG.

Os autores concluíram:

Baixos níveis maternos de vitamina D durante a gestação podem estar associados à um aumento do risco de pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, parto prematuro e PIG.

Fonte

Maternal vitamin D status and adverse pregnancy outcomes: a systematic review and meta-analysis. Junho de 2013

Leia também:

Anúncios

Um comentário sobre “Níveis maternos de vitamina D e resultados adversos da gestação: uma revisão sistemática e meta-análise

  1. Uma gestante com deficiência pode gerar um bebê que terá : asma , esquizofrenia , diabetes tipo I , déficit de atenção e autismo , além dos problemas dentários citados .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s