Vitamina D durante a adolescência é fundamental para a geometria óssea, de acordo com uma nova pesquisa

Uma nova observação sobre um velho estudo controlado randomizado constatou que a little-girl-close-up-620x412suplementação de vitamina D durante a adolescência afeta positivamente a geometria óssea do colo do fêmur.

O ensaio clínico randomizado ocorreu em Beirute, em 2001 e 2002. Cento e sessenta e sete meninas (idade média de 13,1 anos) e 171 meninos (idade média 12,7 anos) foram aleatoriamente designados para receber ou uma pílula placebo semanalmente ou um comprimido de vitamina D semanal de 1.400 UI ou 14.000 UI por um ano.

Inicialmente, os pesquisadores estavam interessados ​​se a vitamina D influenciaria a densidade da massa óssea. Eles descobriram que ela o faz, para ambos os grupos de altas doses e de doses baixas, mas somente nas meninas.

No entanto, até à data ninguém havia observado se a suplementação de vitamina D afetou a geometria e a estrutura óssea.

A acumulação da massa óssea durante a adolescência é importante. Em geral, quanto mais massa acumulada durante esta fase de desenvolvimento na vida, mais probabilidade você tem de ter ossos saudáveis ​​na vida adulta. O desenvolvimento de uma boa geometria óssea, além do desenvolvimento de uma boa densidade da massa óssea, é essencial na acumulação de massa óssea.

Nesta análise, os pesquisadores descobriram que, mais uma vez, a suplementação de vitamina D afetou as meninas, mas não os meninos.

Para as meninas, a suplementação de vitamina D reduziu as taxas de deformação no colo femoral estreito. E também melhorou a área da seção transversal intertrocanteriana e diâmetro externo do eixo. Não houveram benefícios estatisticamente observados em quem tomou a 14.000 UI de vitamina D, em comparação com os que tomaram a 1.400 UI; ambos os grupos vitamina D se saíram igualmente bem em comparação com o grupo placebo.

Os pesquisadores concluíram,

“Para nosso conhecimento, este (estudo) é o primeiro a demonstrar um efeito positivo mensurável da suplementação de vitamina D na geometria óssea em meninas, mas não em meninos, durante um período crítico de crescimento e pico de acúmulo de massa óssea … Se confirmadas e sustentadas na idade adulta, estes mudanças observadas seriam previstas para se traduzirem em uma redução do risco de fraturas de quadril na terceira idade. “

Referências 

Al-Shaar L et al. Effect of vitamin D replacement on hip structural geometry in adolescents: A randomized controlled trial. Bone, 2013.

Tradução Vitamina D – Brasil

Fonte Vitamin D Council

Leia também:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s