Suplementos de vitamina D influenciam genes em indivíduos saudáveis, podendo impedir o câncer, doença cardíaca

Uma quantidade de pesquisas demonstra que um enorme número de pessoas está deficientes em vitamina Capsules-Fish-Oil-Glass-Container-Vitamin-DD – e que a deficiência de vitamina D pode estar associada à todos os tipos de problemas de saúde, muitos deles graves. Mas a ingestão de suplementos de vitamina D poderia ser benéfica para pessoas que aparentemente estão saudáveis? A resposta é um sonoro “Sim”.

Uma pesquisa da Boston University School of Medicine (BUSM) conclui que o aumento dos níveis sanguíneos de vitamina D poderia ter uma infinidade de benefícios importantes de saúde. O estudo, que acaba de ser publicado online na PLOS ONE, revela que, aumentar o status de vitamina D em adultos saudáveis afeta significativamente genes envolvidos com uma série de vias biológicas associadas ao câncer, doenças cardiovasculares (DCV), doenças infecciosas e doenças auto-imunes.

Embora seja verdade que estudos anteriores mostraram que a deficiência de vitamina D está associada com um maior risco para estas doenças, o novo estudo é o primeiro a fornecer evidências diretas de que a melhoria no status da vitamina D desempenha um grande papel em melhorar a imunidade e reduzir o risco de muitas doenças graves e potencialmente mortais.

A vitamina D pode ser tomada por via oral e também é sintetizada pelo organismo com a exposição ao sol. Os níveis de vitamina D no organismo de uma pessoa são medidos por um exame de sangue que mostra os níveis séricos de 25-hidroxivitamina D. A deficiência de vitamina D, geralmente definida como um status de menos de 20 nanogramas por mililitro (ng/mL) de 25-hidroxivitamina D, há muito tempo tem sido reconhecida como causa de vários problemas de saúde tais como o raquitismo e outras doenças músculo-esqueléticas. Mas nos últimos anos, como Natural News tem relatado anteriormente, cientistas encontraram uma associação entre a deficiência de vitamina D e outras doenças importantes, incluindo a esclerose múltipla, o câncer de mama e a artrite reumatoide.

Para o novo estudo da BUSM, os pesquisadores conduziram um ensaio randomizado, duplo-cego envolvendo oito homens e mulheres saudáveis com idade média de 27 anos. Todos os indivíduos da pesquisa estavam deficientes ou insuficientes em vitamina D no início do ensaio. Três participantes do estudo tomaram 400 unidades internacionais (UI) de vitamina D por dia e cinco receberam 2.000 UI a cada dia por dois meses. Amostras de células brancas do sangue, parte do sistema imunológico do corpo, foram coletadas no início do período do estudo e também ao final. Além disso, uma ampla análise da expressão gênica destas amostras foi realizada. Ao todo, mais de 22.500 genes foram estudados para verificar se as suas atividades aumentariam ou diminuiriam como resultado da suplementação de vitamina D.

Os resultados do estudo mostraram que os indivíduos da pesquisa que tomaram 2.000 UI alcançaram um status de vitamina D de 34 ng/mL, que é considerado suficiente, enquanto o grupo que recebeu 400 UI alcançou um status insuficiente de 25 ng/mL. A investigação da expressão gênica descobriu que ter vitamina D suficiente no corpo provocou alterações estatisticamente significativas na atividade de 291 genes que estão relacionados com 160 vias biológicas… e essas alterações podem ser a chave na prevenção do câncer, doenças auto-imunes, doenças infecciosas e doenças cardiovasculares (DCV).

“Este estudo revela as impressões digitais moleculares que ajudam a explicar os benefícios de saúde não esqueléticos da vitamina D”, disse Michael F. Holick, PhD, MD, professor de medicina, fisiologia e biofísica na BUSM e respectivo autor do estudo, em um comunicado de imprensa. “Embora um estudo maior seja necessário para confirmar as nossas observações, os dados demonstram que a melhoria do status de vitamina D pode ter um efeito dramático sobre a expressão gênica nas nossas células imunes e pode ajudar a explicar o papel da vitamina D na redução do risco de doenças cardiovasculares, câncer e outras doenças. ”

Referências

Tradução Vitamina D – Brasil

Fonte NaturalNews.com

Leia também:

Anúncios

Um comentário sobre “Suplementos de vitamina D influenciam genes em indivíduos saudáveis, podendo impedir o câncer, doença cardíaca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s