A deficiência de vitamina D como uma causa da dor crônica: dois relatos de casos

Um estudo recém publicado na revista Palliative Medicine, conduzido por pesquisadores Antiox_nerve_pain_webde dois setores distintos da NHS Foundation Trust, no Reino Unido, relata dois casos de pacientes com dores crônicas, fazendo uso de terapia analgésica, que mostraram melhoras significativas como resultado da terapia de reposição de vitamina D. A deficiência de vitamina D é comum na população em geral e tem sido implicada como uma das causas da dor crônica.

A população de cuidados paliativos tem uma série de fatores de risco para a deficiência de vitamina D. Apresentamos dois casos de dores inexplicáveis em pacientes atendidos no ambulatório de medicina paliativa, que melhoraram após a reposição“.

O primeiro caso é de um homem de 46 anos de idade com talassemia intermédia e dores nas costas e nas perna, sem uma causa clara. O segundo caso é de uma mulher de 28 anos de idade, em tratamento para o câncer do colo do útero, cuja doença inicial e a dor abdominal relacionada ao tratamento foram resolvidos, mas, posteriormente, relatou ter dores contínuas inespecíficas.

Caso: Ambos os pacientes foram constatados terem níveis de vitamina D menores que 20 ng/mL e foram tratados com terapia de reposição. Desfecho do caso: Após a terapia de reposição de vitamina D, as dores foram resolvidas em ambos os pacientes, permitindo uma redução na terapia analgésica.

Os autores concluíram:

A prevalência da deficiência de vitamina D na população  de cuidados paliativos merece uma investigação mais aprofundada, uma vez que estes pacientes estão em risco elevado de deficiência. Havendo um grau de suspeita, principalmente naqueles pacientes com fatores de riscos conhecidos e dores que não são totalmente explicadas, poderá resultar em um melhor controle das dores e dos resultados funcionais“.

Fonte 

Vitamin D deficiency as a cause of chronic pain in the palliative medicine clinic: Two case reports. Nov 2013.

** Se você gostou deste post, por favor considere “curtir” a página Vitamina D – Brasil no Facebook. Participe também do nosso grupo no Facebook.

Leia também:

Anúncios

3 comentários sobre “A deficiência de vitamina D como uma causa da dor crônica: dois relatos de casos

  1. Pingback: Suplementos de vitamina D reduzem a dor em pacientes com fibromialgia | Vitamina D – Brasil

  2. Pingback: Pessoas deficientes em vitamina D têm cartilagem mais fina, diz novo estudo | Vitamina D – Brasil

  3. Pingback: Vitamina D e a dor músculo-esquelética difusa | Vitamina D – Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s