Tomar vitamina D2 é uma má escolha para atletas, mostra pesquisa

Uma pesquisa realizada no Campus de Pesquisa em Kannapolis da Appalachian State musculacao1University’s Human Performance Lab em N.C., mostrou que tomar suplementos de vitamina D2 causa diminuição dos níveis de vitamina D3 no corpo resultando em lesões musculares maiores após intenso levantamento de peso.

“Esta é a primeira vez que uma pesquisa mostra que a suplementação de vitamina D2 está associada com maior lesão muscular após intenso levantamento de peso, e, portanto, não pode ser recomendada para os atletas”, disse o Dr. David Nieman (Dr.PH), que conduziu o estudo, que foi financiado por uma doação da Dole Foods Inc.

Nieman dirige o Human Performance Lab e é um membro do corpo docente na Faculdade de Ciências da Saúde de Appalachian. Ele foi assistido no estudo realizado pelo Dr. Andrew Shanely, Dustin Orvalho e Mary Pat Meaney de Appalachian, Dr. Nicholas Gillitt do Dole Research Laboratory e Dr. Luo Beibei da Shanghai University of Sport.

Seus resultados foram publicados na revista Nutrients .

O estudo foi concebido para medir o efeito de seis semanas de suplementação de vitamina D2 no grupo de atletas NASCAR e os efeitos sobre a lesão muscular induzida pelo exercício e atraso no início da dor muscular.

Durante o estudo duplo-cego, um grupo de atletas consumiu 3.800 unidades internacionais (UI) por dia de vitamina D2 de base vegetal. O suplemento foi derivado a partir de cogumelos Portobello em pó que haviam sido irradiados com luz ultra-violeta para converter o ergosterol nos cogumelos em vitamina D2 (ergocalcifoerol). O outro grupo de atletas tomou placebo.

Os pesquisadores teorizaram que tomar o suplemento vitamínico iria melhorar o desempenho, reduzindo a inflamação e auxiliando na recuperação da lesão muscular induzida pelo exercício, especialmente no que muitos atletas são deficientes em vitamina D nos meses de inverno. No entanto, eles descobriram que tomar o suplemento aumentou lesão muscular induzida pelo exercício no grupo de atletas, a primeira evidência documentada de lesão muscular induzida pelo exercício em atletas tomando altas doses de vitamina D2.

“Quando o sol bate a nossa pele, ele se transforma em vitamina D3. O corpo está acostumado com isso”, disse Nieman. “Ter altos níveis de vitamina D2 não é uma experiência normal para o corpo humano. Tomar altas doses de vitamina D2 causou um efeito ao nível muscular que não é do melhor interesse dos atletas. Agora precisamos de outros para testarem isso e verificar se surgem os mesmos resultados. ”

Pesquisadores têm estudado os benefícios da vitamina D a partir de meados do século 20, quando alguns pesquisadores europeus afirmaram que os atletas que foram expostos a sessões de Sunlamp tiveram performance melhor nos meses de inverno, disse Nieman. Os cientistas europeus teorizaram que durante o inverno, quando os níveis de vitamina D no organismo estão baixos, tratamentos com Sunlamp, como a exposição natural ao sol, iria aumentar os níveis de vitamina D3 dos atletas e beneficiar a função muscular.

“Quase todo mundo tem baixos níveis de vitamina D no inverno”, disse Nieman. “Nós sabemos que quando você restaura os níveis de vitamina D em idosos melhora a função muscular. O que não foi documentado é se o mesmo vale para os adultos mais jovens. Nós estávamos interessados ​​em ver se o aumento da vitamina D em um grupo de atletas que treina fortemente fora de estação iria melhorar sua função muscular e imunológica. Embora os níveis de vitamina D2 no sangue tenham aumentado, descobrimos que os níveis da valiosa D3 diminuíram. E para nossa surpresa, aqueles que tomam vitamina D2 não tiveram um pouco mais lesões musculares, eles tiveram muito mais danos. ”

Nieman teoriza que a vitamina D2 produza algo a nível muscular que piora a lesão muscular após o exercício estressante. Como resultado do estudo, ele não recomenda a qualquer atleta que levante pesos ou se exercite a utilização de uma grande quantidade de suplemento vitamínico D2.

Referências

Vitamin D2 Supplementation Amplifies Eccentric Exercise-Induced Muscle Damage in NASCAR Pit Crew Athletes, Dez 2013.

Tradução Vitamina D – Brasil

Fonte ScienceDaily.com

Leia também:

Anúncios

2 comentários sobre “Tomar vitamina D2 é uma má escolha para atletas, mostra pesquisa

  1. Pingback: A vitamina D e o risco de morte: uma nova revisão sistemática e meta-análise | Vitamina D – Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s