Novo estudo revela deficiência de vitamina D associada a diarreia, vómitos, dores de ouvido e febre

Uma nova pesquisa publicada no Pediatric Infectious Disease Journal constatou que níveis sick-teddy-bear-e1392251404118-620x412baixos de vitamina D em crianças estão associados com um risco aumentado de infecções gastrointestinais e de ouvido.

A equipe de pesquisa, liderada pelo Dr. Kathryn Thorton da Universidade Estadual de Michigan e trabalhando em conjunto com a Fundação para a Pesquisa em Nutrição e Saúde (FINUSAD), Bogotá, Colômbia, fizeram amostras dos níveis de vitamina D colhidas de 475 crianças em idade escolar na Colômbia e as seguiram por um ano escolar. Os cuidadores das crianças registraram os dias de diarreias, vômitos, febres e de dores de ouvido.

Dez por cento das crianças estavam deficientes em vitamina D (níveis menores que 20 ng/ml) e 47% estavam insuficientes (níveis entre 20 e 30 ng/ml).

Quando os pesquisadores analisaram se os níveis de vitamina D se correlacionavam em todos com as infecções, eles encontraram um aumento das taxas de diarreia, vômito, dor de ouvido e febre em crianças que eram deficientes em vitamina D em comparação com aquelas com níveis normais.

“Estes resultados sugerem que [a deficiência de vitamina D] está relacionado com o aumento da incidência de infecções gastrointestinais e de ouvido em crianças em idade escolar”, afirmaram os pesquisadores.

A equipe de pesquisa solicita futuros estudos para analisar os efeitos da suplementação de vitamina D na correção da deficiência e na redução do risco de infecções gastrointestinais e de ouvido em crianças em idade escolar.

Referências

Thornton, K. A. et al. Vitamin D deficiency associated with increased incidence of gastrointestinal and ear infections in school-age children. Pediatric infectious disease journal, 2013.

Tradução Vitamina D – Brasil

Fonte Vitamin D Council 

** Se você gostou deste post, por favor considere “curtir” a página Vitamina D – Brasil no Facebook.

Leia também:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s