Novo estudo revela status de vitamina D um preditor da mortalidade em pessoas com HIV

Pesquisadores descobriram que a deficiência de vitamina D está associada a um maior risco de 1505479_10151870358865633_2092662005_nmorte entre os pacientes com HIV.

A deficiência de vitamina D é comum entre pessoas com HIV e estudos anteriores mostraram várias relações entre a vitamina D e o HIV. Por exemplo, pesquisas anteriores sugerem que a obtenção de quantidades suficientes de vitamina D pode ajudar a impulsionar a resposta  ao tratamento do HIV.

No entanto, poucos estudos analisaram a vitamina D como um marcador de mortalidade em pacientes com HIV.

Assim, os pesquisadores liderados pelo Dr. Leah Shepard da Faculdade de Medicina da Universidade College London analisaram 250 pacientes com AIDS dentro da coorte EuroSIDA. A EuroSIDA é um estudo de coorte observacional prospectivo de mais de 9.700 pacientes acompanhados em 72 hospitais em 26 países europeus. Este foi um estudo caso-controle, de modo que combinavam esses pacientes de AIDS com 250 controles saudáveis ​​também da coorte EuroSIDA.

Nesta coorte, as pessoas tem exames de sangue frequentes. Para esses pacientes particulares neste estudo caso-controle, os pacientes foram acompanhados por uma média de 44,6 meses. Eles queriam saber se a vitamina D estaria associada com risco de morte.

O que eles descobriram é que, para cada aumento de duas vezes no último nível de vitamina D tirado, houve uma redução de 46% no risco de morte. O tempo médio entre a última coleta de sangue e caso de morte foi de 3,1 meses.

Os pesquisadores concluíram, “Baixa vitamina D prevê a mortalidade a curto prazo em pessoas HIV-positivas.”

Eles recomendaram um estudo mais aprofundado para analisar se a suplementação de vitamina D pode ajudar a pacientes com HIV e reduzir seu risco de mortalidade.

Referências

Shepherd, L. et al. Prognostic value of vitamin D level for all-cause mortality, and association with inflammatory markers, in HIV-infected persons. Journal of Infectious Diseases, 2014.

Tradução Vitamina D – Brasil

Fonte Vitamin D Council

** Se você gostou deste post, por favor considere “curtir” a página Vitamina D – Brasil no Facebook.

Leia também:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s