A vitamina D como um neuroesteróide afetando o desenvolvimento e o cérebro adulto

Uma revisão realizada por pesquisadores da Austrália para o Annual Review of Nutrition, Losing Brain Functionque deverá ser publicada em agosto, destaca o papel da vitamina D na saúde cerebral. A deficiência de vitamina D é prevalente em todo o mundo e há cada vez mais evidências para apoiar a exigência de níveis ideais de vitamina D para o desenvolvimento saudável e para o cérebro adulto.

Segundo os pesquisadores, liderados por Natalie J. Groves do Queensland Brain Institute, da Universidade de Queensland, a vitamina D tem um papel importante na proliferação e na diferenciação, na sinalização do cálcio no interior do cérebro, nas ações neurotróficas e neuroprotetoras e também pode alterar a neurotransmissão e a plasticidade sináptica. Em suas revisão, eles afirmam que os estudos experimentais recentes destacam o impacto que a deficiência de vitamina D tem sobre o funcionamento do cérebro, na saúde e nas doenças. Além disso, os resultados de estudos animais recentes sugerem que a deficiência de vitamina D durante a vida adulta pode exacerbar perturbações cerebrais subjacentes e/ou piorar a recuperação de agressões cerebrais.

Os autores concluem:

“Um número cada vez maior de estudos epidemiológicos indica que a deficiência de vitamina D está associada com uma vasta gama de distúrbios neuropsiquiátricos e doenças neurodegenerativas. A suplementação de vitamina D está prontamente disponível e acessível e esta revisão destaca a necessidade de mais pesquisas”.

Fonte

Vitamin D as a Neurosteroid Affecting the Developing and Adult Brain. 2014.

** Se você gostou deste post, por favor considere “curtir” a página Vitamina D – Brasil no Facebook. Participe também do nosso grupo no Facebook.

Leia também:

Anúncios

4 comentários sobre “A vitamina D como um neuroesteróide afetando o desenvolvimento e o cérebro adulto

  1. Pingback: A vitamina D deixa você mais inteligente? | Vitamina D – Brasil

  2. Pingback: A reparação da medula espinhal com vitamina D: uma estratégia promissora | Vitamina D – Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s