Vitamina D e a dor músculoesquelética difusa

A dor musculoesquelética difusa (DME), ou generalizada, é uma queixa comum de dor mulher-com-dor-nas-costas-25142que afeta os músculos, ligamentos, tendões e ossos, sendo causa de incapacidade física e de diminuição da qualidade de vida relacionada à saúde.  Alguns aspectos somáticos, emocionais e sociais, como estresse, ansiedade, além de problemas de relacionamento familiar, são atribuídos à sua etiopatogenia. Vários estudos, no entanto, têm demonstrado que a suplementação de vitamina D pode ser útil para o tratamento da dor musculoesquelética difusa em adultos.

Pesquisadores da França publicaram neste mês um estudo no European Journal of General Practice com objetivo de avaliar os efeitos da correção da deficiência de vitamina D sobre a dor DME e na qualidade de vida em adultos. O estudo prospectivo pragmático foi realizado em um ambiente de cínica geral na área de Ródano-Alpes. Os pacientes com idades entre 18 e 50 anos que consultaram seu médico de clínica geral (CG) para a dor DME ou astenia crônica inexplicável e tinham um nível sérico de vitamina D deficiente, sem sinais de qualquer outra doença, foram incluídos no estudo. Os pacientes receberam altas doses de suplementos de vitamina D (400.000 a 600.000 unidades). As pontuações médias da dor foram avaliadas antes e após a suplementação de vitamina D.

Antes de suplementação de vitamina D, este estudo coorte adulto com 49 indivíduos teve uma média de vitamina D  sérica de 9,5 ng/mL, uma pontuação da avaliação da dor média de 5,07 e uma pontuação média  da qualidade de vida de 3,55. Após a suplementação de vitamina D, os níveis séricos médios de vitamina D aumentaram para 47,2 ng/mL, a pontuação média da qualidade de vida aumentou significativamente e a pontuação média de avaliação da dor diminuiu para 2,8.

Os autores concluíram:

“Neste pequeno estudo de ‘antes e depois’, a suplementação de vitamina D diminuiu as pontuações da dor em pacientes adultos com dor musculoesquelética difusa, com deficiência de vitamina D.”

Eles solicitam por mais pesquisas para confirmar os seus resultados.

Fonte

Vitamin D supplementation for diffuse musculoskeletal pain: Results of a before-and-after study. Mar 2014.

** Se você gostou deste post, por favor considere “curtir” a página Vitamina D – Brasil no Facebook. Participe também do nosso grupo no Facebook.

Leia também:

Anúncios

3 comentários sobre “Vitamina D e a dor músculoesquelética difusa

  1. Pingback: Baixos níveis de vitamina D associados à força de aperto ruim em centenários | Vitamina D – Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s