Evitar a exposição solar é um fator de risco para a mortalidade: estudo

A exposição à luz solar e a pele clara são os principais determinantes da produção de vitamina OS-raios-de-sol-criam-um-efeito-especial-no-lemeD humana, mas eles também são fatores de risco para câncer de pele. Existem na literatura evidências epidemiológicas de que a mortalidade por todas as causas esteja relacionada a baixos níveis de vitamina D.

Em um estudo coorte prospectivo de 20 anos de acompanhamento, recém publicado no Journal of Internal Medicine, pesquisadores do Hospital Universitário Karolinska, em Estocolmo, Suécia, avaliaram a evitação à exposição ao sol como fator de risco para a mortalidade por todas as causas, em 29.518 mulheres suecas. As mulheres foram recrutadas entre 1990 e 1992 e tinham entre 25 e 64 anos no início do estudo. Eles obtiveram informações detalhadas sobre seus hábitos de exposição solar e potenciais fatores de confusão e então uma análise de sobrevivência foi aplicada aos dados.

Como resultado, houveram 2.545 mortes entre as 29.518 mulheres que responderam ao questionário inicial. O estudo constatou que a mortalidade por todas as causas foi inversamente relacionada com hábitos de exposição ao sol e a taxa de mortalidade entre os que evitam a exposição solar foi aproximadamente duas vezes mais elevada em comparação com o grupo de exposição solar mais elevada, resultando em um excesso de mortalidade.

Os autores concluíram:

“Os resultados deste estudo fornecem evidências observacionais de que evitar a exposição ao sol seja um fator de risco para a mortalidade por todas as causas. Seguir conselhos de exposição solar que sejam muito restritivos, em países com baixa intensidade solar, pode de fato ser prejudicial para a saúde das mulheres”.

Fonte

Avoidance of sun exposure is a risk factor for all-cause mortality: results from the MISS cohort. Abr 2014.

** Se você gostou deste post, por favor considere “curtir” a página Vitamina D – Brasil no Facebook.

Leia também:

Anúncios

Um comentário sobre “Evitar a exposição solar é um fator de risco para a mortalidade: estudo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s