Vitamina D inibe o crescimento do câncer bucal

A associação inversa entre a vitamina D e o risco de câncer é bem estabelecida, mas a sorrisorelação com o câncer oral é menos bem compreendida. Para promover a compreensão destas relações, uma nova pesquisa teve como objetivo avaliar os efeitos inibidores do crescimento, da vitamina D, no câncer oral.

O estudo in vitro, conduzido por pesquisadores da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Nevada, nos Estados Unidos, recém publicado no Journal of Dietary Supplements, utilizou a vitamina D em sua forma ativa para avaliar as alterações no crescimento usando as linhas celulares CAL27, SCC15 e SCC25 de cânceres orais, em concentrações fisiológicas e suprafisiológicas.

Os resultados revelaram que o crescimento de todas as três linhas celulares de câncer foram significativamente reduzidas pela administração de vitamina D, com uma inibição máxima no SCC15 de 6,8% a 50 nmol, 19,7% no CAL27 e 43,6% no SCC25 a 100 nmol. Além disso, as quedas observadas no crescimento foram associadas a reduções significativas na viabilidade, bem como na ativação de duas vias apoptóticas chaves (caspase e bcl: bax).

Os autores concluem:

“Os resultados deste estudo demonstram os efeitos inibidores do crescimento da administração de vitamina D em linhas celulares de cânceres orais específicas, que irão melhorar a compreensão dos oncologistas orais e pesquisadores de saúde bucal no desenvolvimento de padrões para a generalização dos efeitos da dieta e dos suplementos dietéticos sobre a proteção da saúde, como opções de tratamento para pacientes com câncer bucal.”

Fonte

Differential effects of 1,25-dihydroxyvitamin D₃ on oral squamous cell carcinomas in vitro. Jun 2014.

** Se você gostou deste post, por favor considere “curtir” a página Vitamina D – Brasil no Facebook.

Leia também:

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s