Níveis de vitamina D e o risco de hipertensão: um estudo de randomização mendeliana

Baixos níveis de vitamina D estão associados com pressão arterial elevada em diversos estudos anteriores.  Um novo ensaio, blood-pressurepublicado na Lancet Diabetes and Endocrinology, teve como objetivo constatar se altos níveis de vitamina D causam uma diminuição do risco para a hipertensão, utilizando de uma nova abordagem.

Apesar das estudos controlados randomizados serem considerados “padrão ouro”, muitas pesquisas apontam resultados variados. Acredita-se que isso se deva, em parte, à dificuldades em se estudar o tema controlando os diversos fatores envolvidos. Por isso, os pesquisadores optaram por utilizar uma metodologia chamada de randomização mendeliana, que analisa as variações genética de funções conhecidas, correlacionando com os desfechos da doença.

Eles criaram uma base com dados de genes que afetam os níveis séricos de vitamina D, com 146.581 pessoas e puderam constatar que  cada aumento de 10% na concentração sanguínea de vitamina D foi associado com uma mudança de −0·29 mm Hg na pressão arterial diastólica, uma mudança de −0·37 mm Hg na pressão arterial sistólica e uma diminuição de 8,1% das chances de hipertensão.

Os autores concluíram dizendo:

“As concentrações plasmáticas aumentadas de 25(OH)D podem reduzir o risco de hipertensão. Esta constatação justifica uma investigação mais aprofundada em um estudo independente, similarmente desenvolvido.”

Fonte

 Association of vitamin D status with arterial blood pressure and hypertension risk: a mendelian randomisation study. Jun 2014.

** Se você gostou deste post, por favor considere “curtir” a página Vitamina D – Brasil no Facebook.

Leia também:

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s