Vitamina D e a relação com a esquizofrenia: uma revisão sistemática e meta-análise

Apesar de vários estudos observacionais terem investigado a associação entre o status de vitamina D e a esquizofrenia, esta é a primeira meta-análise vitamin-d-and-schizophreniaabrangente nesse sentido. Pesquisadores do Irã realizaram uma revisão sistemática e uma meta-análise de estudos observacionais para resumir os dados disponíveis sobre a associação entre os níveis séricos de vitamina D e a esquizofrenia, que acaba de ser publicada no The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism.

Eles realizaram uma pesquisa no PubMed, ISI (Web of Science), SCOPUS e no Google Scholar, sobre todos os artigos publicados até outubro de 2013. Os estudos observacionais que haviam medido os níveis séricos de vitamina D em pacientes esquizofrênicos foram incluídos na revisão. Ao todo 19 trabalhos atenderam aos critérios de inclusão, que foram incluídos em três meta-análises distintas:

  1. uma meta-análise sobre os níveis médios de vitamina D;
  2. uma meta-análise sobre a prevalência da deficiência de vitamina D;
  3. uma meta-análise da razão de chances.

Os resultados revelaram que a diferença média geral nos níveis de vitamina D entre os pacientes esquizofrênicos e os controles foi de 5,91 ng/mL. Os resultados da meta-análise sobre a deficiência indicou que a prevalência em pacientes com esquizofrenia foi de 65,3%. As conclusões da meta-análise da razão de chances indicou que as pessoas com deficiência de vitamina D tiveram 2,16 vezes mais chances de ter esquizofrenia que aquelas com vitamina D suficiente. Os pesquisadores não detectaram nenhuma evidência de heterogeneidade.

Como conclusão afirmaram:

“Encontrou-se uma forte associação entre a deficiência de vitamina D e a esquizofrenia. No entanto, ensaios clínicos randomizados são necessários para confirmar nossos resultados.”

Fonte

Serum Vitamin D Levels in Relation to Schizophrenia: A Systematic Review and Meta-Analysis of Observational Studies. Jul 2014.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s